15abr

BOLO COBERTO COM PASTA AMERICANA – DICAS

Postado por Thelma Tomb
bolo coberto com pasta

A pasta americana esta cada vez mais sendo utilizada para cobrir bolos e deixa-los prontos para serem decorados…Porém são necessários alguns cuidados para obter bons resultados e ter uma base perfeita para ser trabalhada. Assim como uma tela em branco que precisa estar bem esticada na moldura, lisa e sem nenhum defeito para não interferir no resultado final, o bolo coberto com pasta deve também estar liso, reto e pronto para ser decorado. Confira as dicas para não errar na hora de preparar o seu.

  1. Não é qualquer receita de bolo que pode ser coberta com pasta. Diferente de outras coberturas, o bolo para ser coberto com pasta tem que ser feito especificamente para este fim. Massas como pão de ló ou genoise não suportam o peso da pasta e irão deformar quando cobertos.
  2. Bolos cobertos com pasta devem ter 10 cm. de altura (altura final do bolo incluindo a base antes de colocar a pasta). Pois assim poderão ser compostos com bolos falsos (se for o caso) que tem esta altura. Mesmo que não serão utilizados bolos falsos, esta é uma altura ideal.
  3. É fundamental para ter um bom acabamento, que o bolo esteja em cima de uma base de isopor, com 2 cm. de altura e coberta com um isopor ou laminado próprio para alimentos. Assim a altura do bolo será de 8cm mais 2cm da base. É uma altura boa que irá garantir uma fatia bonita, alta e elegante, e que irá caber no prato de sobremesa.
  4. Faça 4 ou 5 camadas de recheio. Assim poderá fazer finas camadas de bolo e de recheio, que além de ficar super delicado visualmente, você não corre o risco do recheio começar a sair pelas laterais.
  5. Escolha recheios mais firmes. Se for utilizar geléias também, passe uma camada fina em cada disco de bolo e espalhe o recheio por cima.
  6. Não utilize frutas cruas. Além de correr o risco de azedarem, elas soltam líquido que irá alterar a textura do bolo.
  7. Não utilize chantilly, mousse ou qualquer outro tipo de recheio que precise estar gelado para manter a textura.
  8. Monte o bolo dentro de uma forma, forrada com plástico. Lembre-se que a parte de baixo será a parte de cima, portanto comece usando uma parte do bolo que ficou em contato com o papel manteiga, que sempre será mais lisa, e deixe para baixo na hora de montar o bolo.
  9. Se você não tiver forma com 8 cm de altura, coloque uma tira de acetato com esta altura dentro de uma forma mais baixa. Planeje bem antes de começar a altura dos discos, para o bolo terminado ter 8 cm.
  10. Cubra bem com plástico e  deixe na geladeira de um dia para o outro, ou pelo menos por várias horas.
  11. Quando for retirar da forma, coloque o isopor por cima e vire o bolo, retirando o plástico.
  12. Sempre cubra com ganache, deixando o mais liso possível, antes de cobrir com a pasta. De atenção especial às bordas, para que fiquem bem definidas. Qualquer problema que tenha no bolo antes de colocar a pasta, será acentuado depois de colocada a pasta. Portanto certifique-se que o bolo está reto, liso e sem nenhuma imperfeição.
  13. A pasta em si também é bem importante para o processo. Escolha uma que seja adequada ao clima local. Veja as dicas aqui.
  14. Trabalhe pequenas porções de pasta e vá juntando. Fica mais fácil do que trabalhar toda a pasta de uma vez.
  15. Polvilhe sempre a bancada com amido, usando um guardanapo de tecido com amido dentro, para polvilhar sem adicionar uma grande quantidade.
  16. Tenha um bom rolo, grande e liso para abrir a pasta. Veja a lista de materiais aqui.
  17. Abra a pasta com a mesma espessura. Não abra muito grossa nem muito fina. Com um pouco de prática você irá saber a espessura correta.
  18. Enrole a pasta no rolo e coloque sobre o bolo.
  19. Alise primeiro a parte de cima, utilizando alisadores próprios para isto.
  20. Depois vá fazendo as laterais, levantando a pasta e empurrando delicadamente sobre o bolo, para tirar as pregas.
  21. Retire o excesso com um cortador de pizza ou uma faquinha.
  22. Aguarde pelo menos 1 hora antes de mudar o bolo para o tabuleiro definitivo. Assim a pasta irá secar um pouco e não corre o risco de deformar ou ficar marcada.

Deixe um Comentário

36 Comentário:BOLO COBERTO COM PASTA AMERICANA – DICAS

  1. Taynara

    Olá,

    Nas dicas você comenta que não é qualquer massa de bolo que suporta a pasta americana e principalmente andares.
    Poderias me indicar qual a melhor receita para isso?

    Taynara

    • ttomb

      Oi Taynara tudo bem?

      No site tem várias receitas que são próprias para cobrir o bolo com pasta. Clica em passo a passo/bolos ou receitas/bolos. Tem também para bolo esculpido…bjs e obrigada.
      Thelma

  2. Aline ganzella

    Olá! estou adorando o site e as dicas. Eu fiz um bolo para a minha sobrinha e derreteu a pasta americana.. o sábado foi chuvoso e a festa foi em uma chácara aberta…pq isso aconteceu? Qual a massa para cupcake vc indicaria uma de chocolate e uma branca…tb tive problemas com a minha massa para cupcakes elas descolaram todas das forminhas. muito obrigada!

    • ttomb

      Oi Aline,
      o tempo úmido pode ter sido um dos fatores, como tb. a pasta que vc utilizou, a cobertura e o recheio do bolo..quanto aos cupcakes, as receitas do site são excelentes. Caso vc seja associada, tem um vídeo de como prepara-los para que não soltem da forminha. A temperatura do forno é fundamental, e tb. retira-los imediatamente do forma assim que sairem do forno. bjs

  3. Debora

    Oi, Muito bom o seu blog. Você indica deixar o bolo na geladeira na véspera, mas sempre ouço que pasta americana não suporta a umidade do frio. Recentemente, fiz a experiência de deixar o bolo na geladeira e cobrir no dia seguinte. A pasta começou a “suar”, ainda bem que não borrou a decoração. Não sei se você conhece o programa Cake Boss, de um confeiteiro dos Estados Unidos. Eles sempre deixam os bolos na geladeira, já cobertos com o “fondant”, como eles chamam (que eu acho que é pasta). Enfim, fiquei na dúvida.
    Um abraço e parabéns pelo trabalho!

    • ttomb

      Oi Debora tudo bem? Eu indico para deixar o bolo na geladeira antes de cobrir com a pasta…e depois voltar em temperatura ambiente e passar a ganache.
      nos EUA eles deixam o bolo na geladeira pois tem sempre ar condicionado ligado, e a temperatura da geladeira é alta, é uma geladeira especifica para isto…mas se tiver que deixar o bolo coberto com pasta na geladeira por algum motivo tb pode…de uma lida nas dicas sobre pasta americana, em outro post.
      bjs e obrigada
      Thelma

  4. Luciana Schneider

    gostaria de saber a durabilidade de um bolo cenografico coberto com pasta americana qual o tempo que essa massa dura para decoração?

  5. Ana Maria

    Thelma!

    Um bolo de casamento de andar e todo chocolate a cobertura é feita de pasta americana, misturada a cor marrom ou e feito com chocolate puro. O peso do bolo bolo sobre o outro suporta a cobertura? Obrigado se puder responder.

    Ana Barros

    • ttomb

      Oi Ana tudo bem?
      Qualquer bolo de andar, de qqr peso precisa ter suporte. A excessão é para quando o andar abaixo for falso. Para cobrir sugiro a chocopasta. Bjs

  6. Viviane Donin

    Oi Thelma,
    Amei seu blog, ele é maravilhoso para tirar dúvidas, curiosidades e etc. Parabéns por esta iniciativa tão incrível!!!!! Bjs e sucesso :)

  7. Carolina

    Olá Thelma ,
    Parabéns pelo site , muito legal !!!
    Gostaria de saber qual recheio ideal para um bolo que será coberto com pasta americana . O da foto é ganache na cobertura e recheio ???
    Muito obrigada
    Carol

    • ttomb

      Oi Carolina tudo bem?
      Como eu expliquei no post vc pode utilizar vários tipos de recheio, como brigadeiros, geleias, baba de moça, buttercream etc…para cobrir o bolo antes de colocar a pasta eu sempre utilizo ganache.
      bjs

  8. Fabiana

    Oi Thelma,boa noite!
    Gostaria primeiramente de parabeniza-la pela ideia de ajudar.Muito bom.
    Tenho duvidas e preciso de ajuda.
    Na escadala da quantidade de pastas para bolos quadrados e redendos,como faço para saber a quantidade de bolos e recheios que gasto para cada diamettro.
    Vejo bolos cobertos com pasta que parecem uma escultura tanto no alisamento como no brilho.
    Os bolos cenograficos que faço para treinar,tenho muita dificuldades,pois a pasta rachar e fica sem brilho.O que devo fazer para mudar esse quadro.Por favor me ajude se possivel.Abraço.

    • ttomb

      Oi Fabiana tudo bem?
      a quantidade de massa e recheio vai depender das receitas…nas receitas da Escola de Bolo a quantidade vem sempre especificada.
      Em relação aos problemas, podem ser vários, desde a pasta que vc esta utilizando até o modo como trabalha e estica a pasta antes de colocar sobre o bolo. Caso vc queira realmente aprimorar-se nesta área sugiro que torne-se membro da Escola de Bolo e assista aos videos.
      bjs
      Thelma

  9. Letícia

    Oi Thelma, gostaria de saber para colar a pasta no bolo posso colocar glacê? Se eu cobrir o bolo um dia antes de comer estraga?
    Desde já agradeço!!
    Letícia

    • ttomb

      Oi Leticia tudo bem?
      Utilize sempre ganache para cobrir o bolo antes de colocar a pasta. Pode cobrir um dia antes sim…mas não use nenhum tipo de recheio que necessite de refrigeração. bjs

  10. Luciana

    Minha querida gostaria q vc mi tirasse uma duvida como e q eu colo a pasta americana em um bolo de isopor desde já obrigada

    • ttomb

      Oi Luciana tudo bem? O melhor jeito que eu acho é passar uma camada fina de gordura vegetal no isopor. bjs

  11. cris souza

    olá, adorei esse blog!! podes me ensinar como colar a pasta americana em tabuleiro de mdf. Para fazer o acabamento.Obrigada

  12. Lara

    Olá, adorei o seu site! Quero fazer um bolo de dois andares (sendo um verdadeiro e outro falso) o certo, neste caso, é colocar o bolo de isopor sobre o bolo verdadeiro ou o contrário? Obrigada.

  13. marize

    ola gostaria de tirar uma duvida ,tem como evitar que o bolo de pasta americana fique suado em tempo frio pois fiz um bolo e a decoração ficou meio que desmanchando existe algum material que posso acrescentar ou diminuir a quantidade de algo .desde ja agradeço.
    parabens

    • ttomb

      Olá Marize tudo bem?
      Eu acho que o problema maior é a umidade e não a temperatura ambiente. Mas é bem importante que vc siga corretamente os passos, e cubra o bolo com ganache antes de cobrir com a pasta. Ajuda muito. E ajuste a quantidade de glicerina em função da temperatura ambiente.
      bjs

  14. gilcelia

    Olá, fiz um bolo para o dia das mães , foi o meu primeiro, eu não sabia que podia colocar na geladeira,tirei ele da geladeira na hora de levar ao destino, ele começou a suar muito e correr de cima do outro, será que foi só por causa da geladeira ou o tempo quente também contribuiu, e além disso passei geleia de brilho, tanto pra colar um no outro como ns flores que coloquei nele, se puder me dê umas dicas pois tenho muita vontade de me aperfeiçoar. bjo amei seu blog.

    • ttomb

      Oi Gilcelia,
      podem ser sim a diferença de temperatura que fez o bolos suar, entre outros problemas, como a geleia de brilho por exemplo. Na aba de blog do site vc encontra muitas explicações e dicas, da uma olhada lá.
      bjs
      Thelma

  15. Soyara Bueno

    Olá, pensei em passar uma camada de doce de leite no bolo, antes de cobrir com a pasta americana, mas achei a sugestão da ganache muito mais interessante, pois vou rechear o bolo com brigadeiro preto e branco, mas me responda… aqui faz um calor danado e quando cubro bolos com ganache, este derrete se o bolo ficar fora de refrigeração; então fico com um medo danado… vc já ouviu em dar choque térmico no chocolate antes de preparar a ganache?

    • ttomb

      Oi Soyara tudo bem??? Parece bem quente mesmo por ai pelo que vc esta dizendo…Eu não sei sobre choque térmico no chocolate antes de preparar a ganache…e se vc fizer uma ganache um pouco mais firme, por exemplo 2.5 partes de chocolate meio amargo para 1 de creme de leite…e antes de passar no bolo coloque alguns segundos no microondas para facilitar…e depois coloque na geladeira por 30 minutos antes de colocar a pasta…talvez de certo…quantos graus faz ai?? Até uns 32 graus a ganache não vai ter problemas…
      bjs

  16. cidabarros

    oi!estou aprendendo muito aqui fico atenta aos videos vc explica de uma maneira bem facil ótima professora eu tenho um pouco de duvidas como cobrir bolo quadrado de pasta americana ja cobri mas acho que ainda não fica muito bom não tem video na escola de bolo eu não achei?

    • ttomb

      Oi Cida tudo bem? Obrigada, fico muito feliz que vc esteja aproveitando…eu vou sim fazer em breve um video de bolo quadrado coberto com pasta ok?
      bjs
      Thelma

  17. Ellens

    Oi Thelma deixa eu perguntar, um recheio de doce de leite com ameixa e coberto com pasta americana fica bom?? Da certo?? Como faço pra fazer um bolo com 4 kilos?? Obrigada

  18. João Pedro Santos

    Preciso fazer um bolo para cha de bebe preciso de sugestão, vocês orientam?