01jul

COMO TINGIR A PASTA

Postado por Thelma Tomb
tingindo a pasta

A pasta americana branca é a mais tradicional principalmente para bolos de casamento. Mas muitas vezes necessitamos de cor para determinados temas e decorações. Embora seja relativamente simples tingir a pasta, alguns cuidados são necessários para evitar problemas. Veja as dicas.

  1. Escolha sempre corante comestível em gel. A marca preferida de muitos profissionais é Americolor, que tem cores incríveis e é muito fácil de utilizar. Ainda não temos por aqui porém é possível comprar em sites que enviam para cá, como glogalsugart.com ou aliexpress.com – este último, embora demora um pouco para chegar tem ótimo preço e não cobra frete. Os corantes da Wilton também são muito bons, e disponíveis por aqui.
  2. Para cores claras coloque uma pequena quantidade de corante no meio da pasta, dobre de modo que o corante fique dentro e trabalhe bem a pasta até ficar uniforme. É recomendável colocar pouco e adicionar mais se necessário. Deixe também um pouco de pasta branca, para o caso de ficar muito forte a cor, assim basta misturar com mais pasta branca.
  3. É mais fácil tingir um pouco de pasta por vez, pois fica mais fácil de manipular, porém junte toda a pasta tingida e trabalhe bem até chegar no tom que necessita. É importante que toda a pasta que será necessária esteja tingida antes de começar a utilizar, pois será praticamente impossível de conseguir a mesma cor novamente.
  4. Para tingir em cores mais escuras  é necessária uma grande quantidade de gel, o que fará com que a pasta já pronta saia do ponto. Para isto, coloque o corante na mistura de gelatina antes de colocar no açúcar. Caso necessite ajuste a cor no final, quando a pasta já estiver pronta.
  5. Para fazer pasta preta ou marrom, use chocolate para modelagem. Para isto, misture com pasta americana, na proporção de 1:1 e use corante marrom ou preto, até chegar na cor desejada.
  6. Tenha em mente que, dependendo do corante utilizado, algumas cores irão desbotar um pouco quando secarem. Caso necessite de uma cor específica, teste com antecedência para evitar problemas de ultima hora. Para isto, tinja uma quantidade pequena, faça uma modelagem ou abra a pasta e deixe secando por alguns dias para ver o resultado final. Isto é especialmente válido para modelagens que irão secar por vários dias.
  7. Use uma luva na hora de tingir a pasta para evitar manchas nos dedos. Caso não tenha ou não goste (como eu) lave em seguida com água bem quente.
  8. Muitas vezes é necessário a mistura de algumas cores para conseguir o tom desejado. Veja a tabela para algumas das cores mais utilizadas. Caso queira comprar os corantes americanos e queira o nome das cores em inglês, envie um email para [email protected].

Damasco

2 laranja + 1 amarelo ouro

Verde água

5 azul celeste + 1 verde folha

Verde abacate

4 amarelo limão + 1 verde folha + toque de preto

Vinho

5 rosa claro + 1 violeta

Verde sage

5 amarelo limão + 1 verde folha

Ferrugem

8 laranja + 2 vermelho + 1 marrom

Cobre

1 amarelo ouro + 1 marrom + 1 vermelho natal

Verde escuro

verde folha + toque de preto

Coral

3 rosa claro + 2 amarelo limão

Lavanda

5 pink + 1 Violeta

Cinza prata

1 preto + 1 azul turquesa + 6 azul celeste + 1 amarelo limão

Tiffany

9 azul celeste + toque de amarelo limão

Rosa velho

5 pink + 1 preto

Rosa chá

5 pink + 2 laranja + 2 vermelho + 2 preto

Ameixa

1 violeta + toque de vermelho natal

Dourado

10 amarelo limão + 3 laranja + 1 vermelho

Verde musgo

2 violeta + 3 amarelo limão

Azul marinho

1 azul celeste + 1 violeta

Uva

1 azul celeste + 6 pink

Framboesa

3 pink + 1 vermelho natal

 

Deixe um Comentário

17 Comentários:COMO TINGIR A PASTA

  1. salma

    Oi Thelma, tudo bem contigo? poderia me ajudar? como faço para colorir fondant? eu mesma faço ele, com açúcar e leite, mas tenho que tingir e estou em dúvida, obrigada
    Beijo

    • ttomb

      oi Salma tudo bem? Você pode utilizar corante gel ou líquido, se usar líquido talvez tenha que colocar um pouco mais de açúcar, se ficar muito fino…bjs

  2. janaina_palmeira

    Olá Thelma tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida em relação a lista acima.No caso essa numeração antes do nome das cores seria a proporção? Não entendi bem… Você poderia me explicar?

    Beijos, obrigada!!!!!

    • ttomb

      Oi Janaina tudo bem?
      Sim é a proporção, em gotas ou quantidades (muito pequenas).
      bjs
      Thelma

  3. Tatiane Dias

    Olá Telma, gostaria de saber qual é esta mistura de gelatina a qual se refere, para ajudar a colorir? Preciso pintar de preto, porém estou com receio para chegar no tom, pois a última vez coloquei muito corante no chantily e ficou com gosto muito forte, bjs obrigada

    • ttomb

      Oi Tatiane tudo bem?
      É de gel não gelatina…eu acho impossivel tingir de preto a pasta americana…melhor comprar pronta neste caso, e vermelha tb., pois necessitam uma quantidade enorme de corante e vão sair do ponto.
      bjs

  4. Rosiene Silva

    Oi, Theuma tenho um bolo em comemoração de 10 anos de casados, bodas de zinco. Como faço para atingir essa cor ela é um cinza com um pouco de brilho.
    Obrigada.

    • ttomb

      Oi Rosiene,
      você pode misturar pó para pétalas preto e branco e prata, acho que vai atingir esta cor…
      bjs
      Thelma

    • ttomb

      Oi Rosiene, se for para a pasta, pasta branca e preta misturadas e depois pincele tudo com pó perolado.
      bjs
      Thelma

  5. Leticia Souza

    Ei Thelma
    As cores e proporções para lavanda e rosa velho são as mesmas ? fiquei um pouco confusa …

    • ttomb

      Oi Leticia tudo bem?
      Desculpe
      Já arrumei, na verdade estava errado e o rosa velho é com preto.
      bjs
      Thelma

  6. Edilma Fogagnolo

    Oi Telma … Comprei um aerógrafo e estou em dúvida de qual tipo de corante usar . Em pesquisa fiquei sabendo q existe um corante próprio para aerógrafo mas não encontro em minha cidade.
    Tentei usar o corante gel misturado com álcool de cereais , ficou meio granulado e fiquei com medo de entupir tudo.
    Posso substituir o corante?

    • Escola de Bolo

      Oi Edilma tudo bem?
      Eu acho melhor vc usar o próprio para aerógrafo mesmo, talvez vc encontre online. Eu acho que o gel vai acabar entupindo sim o aerógrafo.
      bjs
      Thelma

  7. vansantos

    Ola Thelma,preciso cobrir um bolo de 4 andares com fondant preto, porém tenho que desenhar a logo das iniciais dos noivos no bolo de branco. Para dar um efeito de quadro negro desenhado com giz. Vc saberia me dizer como pintar essa logo de branco com o bolo todo preto? Obrigado

    • Escola de Bolo

      Oi tudo bem?

      Sugiro que vc use pó perolado para fazer o logo, com um palito ou pincel bem fininho. Sugiro tb. que você faça uma plaquinha com o logo e depois cole no bolo.
      bjs
      Thelma

  8. Carolina Campos

    OI Thelma,

    Sempre que tenho que tingir a pasta, ela fica mole, com uma textura difícil de trabalhar e pegajosa. Você poderia me dizer como faço para que a pasta nao fique assim??

    Obrigada

    • Escola de Bolo

      Oi Carolina tudo bem?

      Não deveria acontecer isto, a menos que vc esteja tentando tingir de cores muito fortes ou escuras como preto, vermelho ou marinho…como necessitam muito corante acabam por tirar o ponto correto da pasta. Qual o corante que esta utilizando? Use sempre em gel pois sua textura não amolece a pasta, e de preferência para Wilton, se conseguir encontrar facilmente.
      bjs
      Thelma