COMO TINGIR A PASTA

Jul 1st
tingindo a pasta

A pasta americana branca é a mais tradicional principalmente para bolos de casamento. Mas muitas vezes necessitamos de cor para determinados temas e decorações. Embora seja relativamente simples tingir a pasta, alguns cuidados são necessários para evitar problemas. Veja as dicas.

  1. Escolha sempre corante comestível em gel. A marca preferida de muitos profissionais é Americolor, que tem cores incríveis e é muito fácil de utilizar. Ainda não temos por aqui porém é possível comprar em sites que enviam para cá, como glogalsugart.com ou aliexpress.com – este último, embora demora um pouco para chegar tem ótimo preço e não cobra frete. Os corantes da Wilton também são muito bons, e disponíveis por aqui.
  2. Para cores claras coloque uma pequena quantidade de corante no meio da pasta, dobre de modo que o corante fique dentro e trabalhe bem a pasta até ficar uniforme. É recomendável colocar pouco e adicionar mais se necessário. Deixe também um pouco de pasta branca, para o caso de ficar muito forte a cor, assim basta misturar com mais pasta branca.
  3. É mais fácil tingir um pouco de pasta por vez, pois fica mais fácil de manipular, porém junte toda a pasta tingida e trabalhe bem até chegar no tom que necessita. É importante que toda a pasta que será necessária esteja tingida antes de começar a utilizar, pois será praticamente impossível de conseguir a mesma cor novamente.
  4. Para tingir em cores mais escuras  é necessária uma grande quantidade de gel, o que fará com que a pasta já pronta saia do ponto. Para isto, coloque o corante na mistura de gelatina antes de colocar no açúcar. Caso necessite ajuste a cor no final, quando a pasta já estiver pronta.
  5. Para fazer pasta preta ou marrom, use chocolate para modelagem. Para isto, misture com pasta americana, na proporção de 1:1 e use corante marrom ou preto, até chegar na cor desejada.
  6. Tenha em mente que, dependendo do corante utilizado, algumas cores irão desbotar um pouco quando secarem. Caso necessite de uma cor específica, teste com antecedência para evitar problemas de ultima hora. Para isto, tinja uma quantidade pequena, faça uma modelagem ou abra a pasta e deixe secando por alguns dias para ver o resultado final. Isto é especialmente válido para modelagens que irão secar por vários dias.
  7. Use uma luva na hora de tingir a pasta para evitar manchas nos dedos. Caso não tenha ou não goste (como eu) lave em seguida com água bem quente.
  8. Muitas vezes é necessário a mistura de algumas cores para conseguir o tom desejado. Veja a tabela para algumas das cores mais utilizadas. Caso queira comprar os corantes americanos e queira o nome das cores em inglês, envie um email para oi@escoladebolo.com.br.

Damasco

2 laranja + 1 amarelo ouro

Verde água

5 azul celeste + 1 verde folha

Verde abacate

4 amarelo limão + 1 verde folha + toque de preto

Vinho

5 rosa claro + 1 violeta

Verde sage

5 amarelo limão + 1 verde folha

Ferrugem

8 laranja + 2 vermelho + 1 marrom

Cobre

1 amarelo ouro + 1 marrom + 1 vermelho natal

Verde escuro

verde folha + toque de preto

Coral

3 rosa claro + 2 amarelo limão

Lavanda

5 pink + 1 Violeta

Cinza prata

1 preto + 1 azul turquesa + 6 azul celeste + 1 amarelo limão

Tiffany

9 azul celeste + toque de amarelo limão

Rosa velho

5 pink + 1 violeta

Rosa chá

5 pink + 2 laranja + 2 vermelho + 2 preto

Ameixa

1 violeta + toque de vermelho natal

Dourado

10 amarelo limão + 3 laranja + 1 vermelho

Verde musgo

2 violeta + 3 amarelo limão

Azul marinho

1 azul celeste + 1 violeta

Uva

1 azul celeste + 6 pink

Framboesa

3 pink + 1 vermelho natal