09jun

GENOISE DE CHOCOLATE

Postado por Thelma Tomb
chocolate bday cake 1

Esta receita rende 2 formas de 20cm ou 1 de 30cm. Cada bolo poderá ser cortado ao meio, rendendo assim um bolo com 3 camadas de recheio. É um bolo básico e muito versátil, uma base excelente para vários tipos de recheio.

INGREDIENTES

  • 7 ovos em temperatura ambiente
  • 200 gr. de açucar (1 xícara)
  • 1 colher de chá de sal
  • 180 gr. de farinha de trigo (1 1/2 xicara)
  • 30 gr. de cacau em pó (1/3 xicara)
  • 60 gr. de manteiga (3 colheres de sopa)
  • 2 colheres de chá de baunilha

MODO DE FAZER

  • pré aqueça o forno a 180 graus (forno médio baixo)
  • forre o fundo de 2 formas de 20cm ou 1 de 30cm com papel manteiga (não unte)
  • coloque os ovos, o açucar e o sal na tigela da batedeira
  • coloque em banho maria e vá batendo com um batedor de arame, por aprox. 4 minutos, até ficar bem espumoso
  • leve para a batedeira (se tiver uma de mesa, ou então com uma batedeira manual) e bata em velocidade alta por 10 minutos
  • enquanto isto, derreta a manteiga no microondas, espere amornar e junte a baunilha
  • peneire a farinha com o cacau
  • retire da batedeira, vá peneirando a mistura de farinha e cacau por cima e mexa com uma espátula, dobrando a massa de baixo para cima, sem mexer muito, tomando cuidado para não afundar a massa (veja foto abaixo)
  • por fim coloque um pouquinho da massa na manteiga derretida, misture bem e junte tudo com a massa, misturando cuidadosamente mais um pouco, para incorporar.
  • distribua nas formas e leve ao forno por aprox. 25 minutos.
  • para verificar se está assado coloque levemente a mão sobre a massa, se estiver firme está assado.
  • retire, deixe esfriar, desenforme e embrulhe em papel filme por algumas horas ou de um dia para o outro antes de utilizar.Forre o fundo das formas com papel manteiga, não unte.Coloque os ovos com o açucar e o sal na tigela da batedeira e leve ao banho maria.Vá batendo com um batedor de arame até ficar espumosa, aprox. 4 minutos.Bata em velocidade máxima por 10 minutos.Retire da batedeira e vá peneirando a farinha misturada com o cacau por cima da massa.Vá incorporando delicadamente com uma espátula, dobrando a massa de baixo para cima, sem deixar afundar.Coloque um pouco da massa na manteiga já derretida e misture bem.Junte à massa e misture delicadamente com a espátula, de baixo para cima, apenas para incorporar.Distribua nas formas e leve ao forno pré aquecido.Para verificar se está assada, coloque a palma da mão sobre o bolo, e sinta se está firme. Desenforme depois de frio, retire o papel manteiga, embrulhe em papel filme e aguarde algumas horas ou de um dia para o outro para utilizar.

Deixe um Comentário

24 Comentários:GENOISE DE CHOCOLATE

  1. deusilene

    Bom dia.
    Gostei do blog.
    Quero fazer meus próprios bolos, pois por causa do diabetes, não como açúcar. E bolos diets são muito caros. Então sempre tento fazer qualquer receita de bolo, apenas substituo o açúcar pelo adoçante forno e fogão tal e qual. Outra coisa, só uso ingredientes bons, como óleo de canola, margarina quale, ovos caipira, farinha de trigo de boa qualidade e sempre testo o fermento antes de usá-lo. Só que é sair do forno para o lixo, pois nunca dá. Acho que você pode me ajudar. Todos os bolos que faço, ficam lindos, quando estão no forno. Crescem. Só que quando desligo o forno ele murcha. Será que eu não estou sabendo usar a temperatura do forno? Meu fogão, Brastemp tem 6 estágios de 160 a 290 graus, eu sempre deixo no estagio 3 que é 220 graus, pois acho os anteriores muuuuuuuito baixinho.
    Um abraço

    • ttomb

      olá, eu já tentei fazer bolo com o tal e qual mas foi um desastre…rs, aconteceu a mesma coisa, eu acho que o açucar realmente faz a diferença. não acho que o problema seja o forno. infelizmente eu não tenho nenhuma receita boa diet para te dar.
      bjs e obrigada.

  2. beny

    Thelma, seguindo sua receita de genoise, meu bolo ficou ótimo, entretanto depois de desenformado a parte superior ficou úmida. Como fazer para não acontecer isto?

    • ttomb

      Oi Beny, tudo bem? A parte de cima que é na realidade a de baixo (a que estava para baixo na forma – ou a de cima mesmo? vc usou 2 formas ou 1?

  3. beny

    Thelma a de cima mesmo, a que nao tem o papel manteiga. Usei duas formas.

    • ttomb

      oi Beny, eu penso em 2 problemas diferentes, ou ficou pouco tempo no forno (ou o forno deveria estar mais forte um pouco), ou na hora de misturar a manteiga derretida ela não misturou direito e assim ficou na superfície….mas eu aposto mais no forno…deveria ter ficado bem seco em cima…para este tipo de massa (genoise e pão de lo) eu gosto de testar com a palma da mão, ainda no forno, coloque a palma da mão levemente sobre a superfície do bolo, se estiver seca e fizer um ligeira pressão na sua mão estará pronta, caso contrario deixe mais alguns minutos. bjs

  4. Ellens

    O que é genoise???

    • ttomb

      Oi Ellen,
      Genoise é um tipo de massa parecido com pão de ló, mas que leva algum tipo de gordura. Tem uma textura de pão de ló porém um pouco mais firme.
      bjs

  5. Priscilla Tessarotto

    Telma, pode cobrir esse bolo com ganache e pasta americana ? Obrigada Priscilla

    • ttomb

      Oi Priscilla tudo bem?
      Não é uma massa ideal para pasta americana, pois é bem frágil e não vai suportar o peso da pasta. Fica ótima para cobrir com ganache ou merengue italiano ou suíço por exemplo.
      bjs
      Thelma

  6. Denise Rodrigues

    Olá Thelma,
    Eu posso utilizar esta massa para nacked cake?
    Bjs
    Denise

    • ttomb

      Oi Denise tudo bem?
      Eu acho que o bolo de chocolate bem escuro – tem receita e vídeo, fica perfeito para naked.
      Bjs
      Thelma

  7. Marcelo Gonçalves

    Ola Thelma ! estou gostando muito de ter me tornado membro. eu me chamo Débora. e gostaria de saber se posso fazer esta genoise em versão branca . e quais alteraçoes devo fazer. muito obrigada desde já

    • Escola de Bolo

      Oi Debora tudo bem?
      Já mudei o seu nome no cadastro ok…fico super feliz em saber que vc esta gostando. obrigada.
      Não acho que vai dar certo apenas substituir…vou publicar em breve uma receita de genoise de baunilha.
      bjs
      Thelma

  8. Marcelo Gonçalves

    Ola Thelma! me chamo Debora e estou gostando muito de ter me tornado membro . flor gostaria de saber se posso fazer esta massa em versão branca tb . e quais as alterações . obrigada
    reply

  9. Claudia Varela

    Oi Thelma, tudo bem?
    Fiz essa receita ontem em formato mini bolos, a principio ficou ótima, aliás me surpreendeu, tirei do forno deu tudo certo, cresceu sem nada de fermento, enfim estava aparentemente tudo perfeito.
    Deixei para continuar a usar no dia seguinte conforme sua sugestão, rechear e terminar, porém depois de pronto achei a massa muito seca, usei calda de açúcar para molhar o bolo e mesmo assim ficou seco, essa massa é assim mesmo, ou será que errei em algum passo, fiz detalhamente como na sua receita, só que uso forno elétrico.
    Pode me orientar, eu gosto de bolos bem fofinhos e essa massa não ficou assim.
    Fico no aguardo, grata.
    Claudia

    • Escola de Bolo

      Oi Claudia tudo bem?

      Você deixou como para usar no dia seguinte? E quanto tempo ficaram no forno? Que tamanho de forma de mini-bolo usou?
      aguardo
      bjs
      Thelma

      • Claudia Varela

        Oi Thelma,

        Sim deixei para usar no dia seguinte, não lembro muito bem quanto tempo ficou no forno, acho que uns 30 minutos e depois mais uns 10 minutos depois de abrir. Usei forminha de mini bolo de 3 andares. A base deve ter uns 5 ou 6 cm aproximadamente.

        • Escola de Bolo

          Oi Claudia,
          me parece que ficou muito tempo no forno, secou a massa. Para mini bolo esta massa deve ficar no máximo 17 minutos, confira a temperatura do forno. Eu não entendi o que vc quer dizer com 10 minutos depois de abrir???
          bjs
          Thelma

  10. Maria Del Carmen Silva

    Oi Thelma,
    Essa massa posso rechear com brigadeiro?