QUAL O MELHOR FORNO??

Apr 30th
ovens1

Nada mais frustrante do que um bolo que afunda assim que sai do forno, ou que está lindo por fora mas cru por dentro ou que está queimado por fora e cru por dentro…Você jura que fez tudo certinho, seguiu a receita e o protocolo religiosamente e o bolo não deu certo. Embora vários fatores possam contribuir para este resultado, se você fez mesmo tudo certo, é bem provável que o problema tenha sido o forno. Então respondendo à pergunta o melhor forno é o que você conhece bem…muito bem…Mesmo conhecendo bem o seu forno, pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença no seu próximo bolo.

  1. Caso tenha a oportunidade de escolher, escolha um forno elétrico. O forno elétrico aquece por igual, mantém melhor a temperatura e os bolos assam de maneira mais uniforme, sem aquela crosta na superfície. 
  2. Se possível utilize o mesmo apenas para bolos, cupcakes etc…ou seja, deixe reservado apenas para uso no seu trabalho.
  3. Caso use forno a gás invista em um termômetro para fornos. Não são caros e são bem acurados. Especialmente importante para gás de botijão pois a temperatura varia muito em função da quantidade de gás que ainda resta dentro do mesmo.
  4. Sempre ligue o forno 30 minutos antes de colocar qualquer coisa lá dentro.
  5. Mesmo fornos elétricos com termostato digital podem não ser tão precisos assim, portanto confie mais na sua experiência ou no seu termômetro.
  6. O melhor lugar para o dentro do forno é na grade um pouco abaixo do meio pois assim a forma ficará no meio do forno.
  7. Centralize da melhor maneira possível a forma dentro do forno, deixando espaços iguais nas laterais.
  8. Caso o seu forno permita colocar mais do que uma assadeira, coloque sempre na mesma grade e deixe um espaço entre elas.
  9. Fornos com ventilação interna (destes que espalham o calor por igual) não são adequados para bolos ou cupcakes pois o vento faz a massa enrugar em cima.
  10. Para assar bolos de frutas (destes que demoram 1 hora ou mais no forno) caso esteja usando forno elétrico, coloque um recipiente (uma forminha por exemplo) com água dentro do forno para ter um pouco de umidade.