19nov

1 OVO, 2 OVOS, 3 OVOS…

Postado por Escola de Bolo
eggs tips

Ovos são altamente utilizados em bolos pois sua composição tem importância direta na estrutura e portanto no resultado final.

A gema contém gordura e lecitina, sendo assim um agente emulsificante, responsável em manter a massa estável e criar uma textura uniforme.

A clara por sua vez é uma proteína elástica que tem a habilidade de inflar, criando assim bolhas de ar que serão incorporadas à massa. A medida que o bolo assa esta proteína fica firme, mantendo assim o ar em seu interior, o que fará com que a massa fique leve e aerada.

Ovos frescos e em temperatura ambiente tem alto poder de elasticidade, o que possibilitará uma grande quantidade de ar, resultando em um bolo leve e fofo.

A medida que os ovos ficam velhos eles perdem esta característica, o que resultará em bolos solados e com desagradável sabor de ovo.

Os ovos devem ser guardados em sua embalagem original, na geladeira, e serem retirados algumas horas, ou melhor ainda, no dia anterior, para que, quando forem utilizados, estarem em temperatura ambiente, estando assim com o seu máximo poder de elasticidade.

Na dúvida, faça o teste para saber se os ovos estão frescos – veja aqui.

Deixe um Comentário

1 Comentário:1 OVO, 2 OVOS, 3 OVOS…

  1. Bruna Calabrese

    Maravilhoso Thelma!

    Muito esclarecedor, obrigada!!