24nov

A MANTEIGA FAZ A DIFERENÇA

Postado por Thelma Tomb
butter-tips

Bolos preparados com manteiga são, na minha opinião, dos mais saborosos. Além disto tem textura excelente para serem esculpidos e cobertos com pasta americana. Veja as dicas para acertar na escolha.

  • Prefira manteiga sem sal. Elas tem um sabor muito melhor e fica mais fácil de controlar a quantidade de sal na receita.
  • NÃO substitua manteiga por margarina. São 2 produtos totalmente diferentes, tanto na composição como no sabor e na textura. A margarina é feita à base de gorduras vegetais hidrogenadas e outros componentes químicos nada saudáveis. Já a manteiga é um produto nobre, produzido a partir de creme de leite, com sabor e textura ideal para bolos e outros alimentos também.
  • Manteiga de boa qualidade contém percentual de gordura de 82% e baixa quantidade de água – em média 15%. Na hora de comprar veja o rótulo – geralmente especifica a quantidade de gordura por cada 10 gramas – que deve ser em torno de 8.2 gramas.
  • Quando retirar a manteiga da geladeira e cortar, verifique se surgem pequenas gotas de água, um indicador que a manteiga contém uma quantidade grande de água, não sendo considerada de boa qualidade.
  • Compare diversas marcas de manteiga e escolha a que tem o melhor sabor e a menor quantidade de água. Geralmente a diferença de preço é mínima ou nenhuma, e a diferença de qualidade grande.
  • Armazene a manteiga em geladeira, de preferência na embalagem original ou em papel manteiga. Não utilize papel alumínio pois a manteiga absorve sabores externos facilmente e poderá ficar com gosto metálico – acho que ninguém vai gostar muito disto…

BOLO DE BAUNILHA – VÍDEO

BOLO DE CHOCOLATE – VÍDEO

BUTTERCREAM ITALIANO – VÍDEO

CUPCAKES DE BAUNILHA – VÍDEO

CUPCAKES DE CHOCOLATE – VÍDEO

Deixe um Comentário

2 Comentários:A MANTEIGA FAZ A DIFERENÇA

  1. Dora

    A margarina de confeiteiro com 80% de lipídios não substitui a manteiga?