21out

A TEMPERATURA DO FORNO

Postado por Escola de Bolo
oven blog

Um dos fatores mais importantes para o sucesso do bolo é a correta temperatura do forno. 

Se a temperatura do forno estiver mais alta do que o recomendado para a receita, vai fazer o bolo crescer muito rápido e em seguida afundar.

Se a temperatura do forno estiver mais baixa do que o recomendado para a receita, vai demorar demais para assar o bolo, criando uma massa solada e seca.

Na maioria dos fornos, a temperatura marcada no botão em geral não corresponde à temperatura real interna.

Embora existam termômetros apropriados mas nem sempre temos um à mão, confira a dica para saber a temperatura correta do seu forno.

A maioria das receitas de bolo pede temperatura de 185 graus. Para testar a temperatura de um modo simples e eficiente siga o passo a passo:

  1. Pré aqueça o forno por 30 minutos
  2. Coloque 1 colher de sopa rasa de açúcar sobre um pedaço de papel alumínio e coloque sobre uma assadeira.
  3. Leve ao forno e marque 10 minutos.
  4. Se a temperatura estiver correta o açúcar irá derreter em 10 minutos, pois o ponto de fusão do açúcar é de 186 graus.
  5. Se a temperatura estiver muito baixa ele não derreterá e se estiver muito alta irá derreter em menos tempo e queimar.
  6. Ajuste a temperatura à partir disto e anote qual a marcação no botão do forno para saber da próxima vez que for assar um bolo.
  7. Leve em consideração que fornos à gás, especialmente de butijão, podem variar drasticamente a temperatura em função da quantidade de gás e da marca, sendo necessário testar em diversas ocasiões, já os elétricos tem mais estabilidade.

Deixe um Comentário

7 Comentários:A TEMPERATURA DO FORNO

  1. Barbara Martins

    Thelma, eu tenho um forno industrial a gás da marca Venancio. Ele tem um termometro direto no forno mas não tem regulador da temperatura com em fogao domestico ou eletrico. Tenho que ficar controlando a saida do gas. O que as vezes faz a temperatura subir demais ou descer demais. Tem alguma dica pra me ajudar?

    • ttomb

      Oi Barbara tudo bem?

      Eu nunca uso forno à gás, justamente por causa deste problema, não tenho certeza como funcionam e porque isto ocorre, talvez vc consiga alguma informação na assistência técnica. Desculpe não poder ajudar.
      bjs
      Thelma

  2. Celia Henriques

    Qual a temperatura para bolo, em forno elétrico?

  3. Glleddson

    Olá, Thelma. Utilizo um forno elétrico e tenho um termômetro, mas tenho a seguinte dúvida. Quando a receita pede, por exemplo, 180 graus, e o forno já está ajustado, ao abrir para colocar a forma, há uma saida do ar quente, fazendo a temperatura cair, indo, por exemplo, para 150 graus. Depois disso, como a forma é colocada em temperatura ambiente, a temperatura do forno demora bastante para chegar a temperatura exigida. O que se deve fazer nestas situações? Aumentar a temperatura do forno para tentar chegar à temperatura da receita, pré aquecer o forno a uma temperatura maior para quando for aberto não haver tanta perda ou não mexer mais na temperatura? Obrigado.

    • Thelma Tomb

      Oi Glleddson tudo bem?

      eu entendo, já pensei bastante sobre isto também, mas nunca tive problemas, eu pré aqueço a 180 graus, por no mínimo 20 minutos, embora eu goste de deixar 30, abro a porta e coloco a forma, não mexo na temperatura, ela sempre oscila um pouco, especialmente em fornos residenciais, mas funciona super bem. Os meus são tb. elétricos e eu adoro. Já conheço super bem então nem uso mais o termometro.
      Você teve problemas na hora de assar?
      bjs

      • Glleddson

        Não chega a ser um problema. Como o tempo de cozimento varia em relação ao proposto pelas receitas, uma vez que faço o teste com o palito ou cake tester, ficava em dúvida se não tinha que mexer na temperatura do forno.