24ago

ACERTE NA HORA DE PREPARAR O BOLO

Postado por Thelma Tomb
cake-tips-blog

Para o bolo ficar bem assado e não afundar, encruar ou grudar na forma – os problemas mais comuns – fizemos uma lista com dicas para evitar estes problemas.

Assim você não vai ficar frustrada com o resultado e garante um bolo bem feito, saboroso e pronto para ser recheado, decorado ou mesmo para ser degustado simples, no café da manhã ou chá da tarde. Seja qual for o objetivo, algumas regrinhas simples farão toda a diferença no final.

  1. Antes de começar certifique-se que você tem todos os ingredientes e utensílios necessários para o preparo.
  2. Sempre use ovos frescos e de boa procedência. Em nossas receitas sempre usamos ovos extra grandes.
  3. Utilize ovos, manteiga e leite sempre em temperatura ambiente, à menos que a receita especifique diferente.
  4. Se possível utilize uma balança. Estas pequenas de cozinha são ótimas e não ocupam espaço. A quantidade exata de ingredientes faz muita diferença no resultado do bolo, diferente de comidas e pratos que normalmente não necessitam de tanta precisão.
  5. Conheça bem o seu forno. Se possível invista em um termômetro de forno.
  6. Pré aqueça o seu forno por pelo menos 20 minutos antes de colocar o bolo. Isto garantirá que o forno esteja aquecido por igual.
  7. Utilize um conjunto de colheres medidoras e meça os ingredientes nivelados com a borda da colher.
  8. Separe todos os ingredientes antes de começar a preparar o bolo.
  9. Peneire sempre os secos. Utilize uma peneira bem fina.
  10. Use formas de boa qualidade e adequadas à receita.
  11. Para a maioria das receitas forre o fundo da forma com papel manteiga. Receitas de pão de ló e chiffon as formas não devem ser untadas. Isto fará com que o bolo saia do tamanho exato da forma, pois ele gruda nas laterais e não encolhe e nem deforma.
  12. Para os bolos de frutas, brownies ou bolos que demoram muito para assar forre a forma inteira com papel manteiga. Assim não queimarão nas laterais.
  13. Para formas com relevo ou furo no meio, unte com desmoldandte ou gordura vegetal, ao invés de usar o papel manteiga.
  14. Não abra o forno antes de 15 minutos, em geral nada assa antes disto.
  15. Se encontrar compre um cake tester para ver se os bolos estão assados, funciona melhor do que palito, pois são mais finos e mais compridos do contrário use um palito de churrasco.
  16. Após retirar o bolo do forno deixe esfriar completamente antes de desenformar.
  17. Caso não tenha utilizado o papel manteiga, desenforme depois de 10 minutos.
    Passe uma faquinha para soltar as laterais e desenforme, retirando cuidadosamente o papel manteiga.
  18. Se for cortar para rechear, embrulhe bem em plástico filme e deixe no freezer por 2 horas. Isto vai facilitar muito na hora de cortar o bolo para rechear.
  19. Na hora de rechear e montar o bolo, deixe a parte que ficou para baixo – a que você retirou o papel manteiga – para cima. Ela estará bem lisinha.
  20. Use sempre uma calda básica para umedecer o bolo na hora de rechear. Espalhe com um pincel próprio para confeitaria.

BOLO CHIFFON – VÍDEO

PÃO DE LÓ CLÁSSICO – VÍDEO

PÃO DE LÓ DE LEITE – VÍDEO

BROWNIE TRADICIONAL – RECEITA

GUIA PARA FORMAS

 

Deixe um Comentário

8 Comentários:ACERTE NA HORA DE PREPARAR O BOLO

  1. Heloisa

    Oi Thelma!

    Sempre que uso papel manteiga para forrar a forma o papel acaba ficando super grudado no bolo (alguns deles), ao ponto de rasgar em pedaços pequenos ao retirar. Alguma ideia de por que isso estaria acontecendo?

    Um abraço!

    • Thelma Tomb

      Oi Heloisa tudo bem?
      sei sim, infelizmente aqui no Brasil o papel manteiga tem uma qualidade bem questionável (a maioria). Sugiro que vc unte o papel também, assim não vai ter problemas.
      bjs

  2. Danielle

    Thelma, pode fazer um post sobre a primeira conversa com o cliente, tipo, como falar das opções de sabores, o que perguntar para entender ou até sugerir ao seu cliente? Sou novata e gostaria de dicas. Obrigada!

  3. Joilson

    Thelma socorro me ajuda rsrsrs ja cansei de fazer receitas diversas antes dava certo vezes dava errado, de um tempo pra ca acontece algumas coisas bem estranhas, a parte de baixo do meu bolo sola, mas a de cima fica boa, tiro o bolo e ele parece perfeito, mas quando corto pra rechear a parte de baixo do bolo ta solada, tomo todos os cuidados na hora da execução, batedeira planetaria, to passando vergonha rsrsrs miha sogra pega os ingredientes taca tudo no liquidificador joga na bandeja e da certo, oque pode estar acontecendo com meu bolo?

  4. MÁIRA

    Olá, Thelma!

    Eu costumo “descascar” o bolo depois de assado. Aprendi que é necessário retirar a casca do bolo, antes de montá-lo, por 2 motivos: 1. para garantir a boa aparência das fatias servidas aos convidados, sem a presença daqueles pedacinhos mais escuros da casca do bolo (no caso do bolo branco); 2. para garantir que o bolo todo fique macio, pois a casca do bolo é mais “dura” e, mesmo molhando o bolo, pode acontecer de algum pedacinho da casca ficar seco e, quando o cliente for comer a fatia do bolo, sentir esta casca mais dura do que o restante do bolo, o que, também, parece ser desagradável.

    Mas, acho que há uma desvantagem em retirar a casca do bolo: ele fica menos firme, o que dificulta todo o processo de montagem, cobertura e decoração do bolo. Então, gostaria de saber qual é a sua experiência e opinião com relação à isto.

    Estou gostando muito do seu trabalho e, quero aproveitar a oportunidade, para lhe parabenizar pela iniciativa de nos ajudar, dividindo o seu conhecimento conosco.

    Muito obrigada! Que Deus lhe abençoe!!

    • Thelma Tomb

      Olá Maíra tudo bem?

      Muito obrigada, fico muito feliz em saber que vc esta gostando da Escola de Bolo.

      Você colocou uma questão bem interessante…na minha opinião depende muito de cada caso, ou seja, algumas receitas não ficam assim, como por exemplo chiffon, pão de ló, genoise, etc…portanto sem a menor necessidade de retirar a casca…eu particularmente na maioria dos casos não retiro, não me incomoda e pela minha experiencia, nunca incomodou nenhum cliente meu (quando eu fazia bolos por encomenda)…por exemplo um bolo coberto com pasta americana vai receber uma ganache antes, e depois a pasta, não acredito que esta casca irá atrapalhar em nada, pelo contrário, vai ajudar na estrutura, como vc mesma disse…e o bolo bem assado, com forno na temperatura correta, e tamanho de forma idem, não terá praticamente nenhuma casca para atrapalhar…mas claro, use seu bom senso, se na hora achar necessário, retire, mas faça disto uma excessão e não uma regra…se tiver alguma dúvida me avise por favor. bjs