08mar

BAUNILHA – UMA ORQUÍDEA DAS MAIS ESPECIAIS!!

Postado por Thelma Tomb
vanilla blog

A Baunilha, ou Vanilla é uma especiaria , obtida de orquídeas da espécie Vanilla, nativas do México.

A verdadeira baunilha, que não tem nada a ver com os extratos artificiais que encontramos por aqui, é a segunda especiaria mais cara, depois o açafrão. Hoje em dia existem 3 cultivos principais de baunilha, conhecida como baunilha Madagascar-Bourbon, produzida em Madagascar e na Indonésia. Aqui no Brasil não encontramos facilmente estas, e quando achamos os valores são inviáveis…Portanto quando viajarem não deixem de comprar. Vale muito a pena, dura muito e a diferença é enorme. Quando vou ao México compro os extratos e também as favas. Nos Estados Unidos procuro a Vanilla Paste, que é uma pasta com as sementinhas da baunilha…um deleite para utilizar em bolos, creme brule e sorvetes. Procure por Nielsen-Massey Madagascar Bourbon Pure Vanilla Bean Paste. E também desta marca o Nielsen-Massey vanilla extract. Para usar as favas, abra ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementinhas com a ponta da faca. E nem pense em jogar a fava fora…coloque em um recipiente com açúcar bem fechado. Depois de uns 15 dias você terá um delicioso açúcar de baunilha…

Deixe um Comentário

16 Comentários:BAUNILHA – UMA ORQUÍDEA DAS MAIS ESPECIAIS!!

  1. Cristiane Barbosa

    Bom dia Telma!
    Vou comprar nos Estados Unidos essa Nielsen-Massey Madagascar Bourbon Pure Vanilla Bean Paste, vc sabe me dizer a durabilidade da embalagem fechada?? Pois estou pensando em quantas posso trazer pra guardar e quanto tempo duraria, pois trazer muito se é algo mais perecível não vale a pena.
    Estou amando o site! Não consigo parar de ver!!!
    bjs

    • ttomb

      Oi Cristiane tudo bem?
      Fico super feliz em saber que você esta gostando do site.
      A validade vai estar na embalagem, geralmente dura bastante, em média 2 anos…mas é bom conferir na embalagem.
      bjs
      Thelma

      • Caliane Santos

        Aqui onde moro só encontto.essência de baunilha é diferente de extrato?

        • ttomb

          Oi Caliane tudo bem?

          Totalmente diferente, infelizmente…mas quem não tem cão…rs.
          bjs
          Thelma

  2. Maria Rita

    E o açúcar de baunilha que compramos aqui no Brasil, é bom? Tem a marca Mix que é um pó tipo açúcar de confeiteiro. Vc indica?

    • ttomb

      Oi Maria Rita,

      é bem ruim, eu não gosto, prefiro mil vezes preparar, pois o industrializado aqui no Brasil usa essencia artificial, um horror na minha opinião.
      bjs
      Thelma

  3. Marcia Baladi

    Oi Thema, sempre tenho usado o extrato de baunilha da wilton. É o melhor que encontro aqui. Mas tá em falta. O que você me sugere pra substituir? Estou pensado em tentar pedir na internet. Vi uma pasta saboreando concentrada blend, ela presta? O que faço? Os bolos que faço (receita da escola de bolo) são sempre elogiadas, mas a primeira vez que uso outra baunilha (Mix), ninguém gostou!

    • ttomb

      Oi Marcia tudo bem?

      Com certeza não iriam gostar…haha…depois de provar a baunilha mesmo…sugiro que vc tente encontrar pela internet…uma aluna comprou um dia destes no site, uma da Nielsen Massey, maravilhosa…vou ver se descubro o site e te passo. Esta pasta concentrada eu não conheço mas duvido que seja boa…
      bjs

      • Marcia Baladi

        Obrigada Thelma, quero mesmo o site, se você puder.
        Bjo

      • Marcia Baladi

        Oi Thelma, você recomenda mais para bolos o extrato ou a pasta? No caso dessa marca Nielsem Massey.

        • ttomb

          Oi Marcia,

          eu amo os 2, para a massa o extrato é melhor na hora de misturar, a pasta é mais concentrada e mais grossa, mas o sabor das 2 é maravilhoso.
          bjs

  4. Danielli

    Olá Thelma!
    Também tenho utilizado o extrato natural da Wilton. Você encontrou o site onde podemos encontrar dess marca que você gosta? Obrigada

    • ttomb

      Oi Danielli tudo bem?

      Uma aluna ficou de me passar mas ainda não me mandou…o da Wilton é bom também.
      bjs

  5. Cláudia

    Boa noite Telma, estou começando agora e gostaria muito de uma informação que não consegui em lugar algum, rs
    Se eu for fazer um bolo com a fava de baunilha , qual a quantidade de semente que posso usar na receita ou não posso usar a semente só o extrato?
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo seu trabalho! Muito bom !!!

    • Thelma Tomb

      Oi Cláudia tudo bem?

      a fava de baunilha pode sim ser utilizada na massa, mas para conseguir um sabor acentuado você precisa usar as sementes de uma fava inteira, o que vai encarecer bastante o preparo, enquanto um bom extrato de baunilha vai te dar um melhor resultado com um custo menor..muito obrigada, fico muito feliz em saber que vc esta gostando da Escola de Bolo.
      bjs