04jun

BOLO COM VÁRIOS ANDARES

Postado por Thelma Tomb
tiered cakes

Embora bolos esculpidos sejam super interessantes (quando bem feitos) e bastante requisitados, os tradicionais bolos com vários andares tem seu lugar garantido, especialmente em casamentos. Infelizmente eu já ouvi muita gente dizendo que não faz ou não é possível fazer um bolo  destes todo verdadeiro. Mas é claro que isto não é verdade, pois estes bolos são feitos pelas boleiras mais requisitadas, tanto aqui no Brasil como no exterior. Veja algumas dicas para fazer lindos bolos, com vários andares e coloque seus trabalhos em outro patamar, tornando-se uma profissional muito mais requisitada. Bolos falsos (que como eu já mencionei anteriormente não são bolos) muita gente por aí faz. Porém bolos com qualidade e requinte, tanto no visual como no sabor, são muito poucas. Vale muito a pena aprender e é bem mais fácil do que você imagina. Veja algumas dicas e comece a mudar o seu portfólio.

  1. Prefira bolos com 3 ou mais andares. Bolos com 2 andares (embora eu mesma já tenha feito algumas vezes) sempre ficam parecendo que necessitam de mais um andar. 
  2. Normalmente o bolo com 2 andares foi feito assim para se obter uma altura desejada e não porque se necessita maior quantidade de fatias. Neste caso, se possível, use um base alta, como um pedestal, e um bolo com 1 andar invés de 2. O efeito é o mesmo em termos de altura, porém fica muito mais sofisticado.
  3. Diferenças de 5 cm entre cada andar criam um efeito “alto e magro”, que, assim como em seres humanos, confere requinte e elegância ao bolo.
  4. Andares com 10cm. de altura também ficam muito mais bonitos do que andares baixos, parecendo achatados. Canso de ver por ai bolos baixos cobertos com pasta parecendo uma pizza…
  5. Apenas utilize diferenças maiores do que esta se for colocar algo na parte plana do bolo, caso contrário não se justifica.
  6. Certifique-se que todos os andares tem exatamente a mesma altura, a menos que faça parte do design alturas diferentes, mas se for este o caso, elas devem estar bem evidenciadas, para não parecer um erro.
  7. Evite ao máximo andares falsos. É praticamente impossível não perceber a diferença entre o falso e o verdadeiro.
  8. A técnica para criar bolos com vários andares é relativamente simples e é a mesma para bolos com 3 ou mais andares, redondos, quadrados ou qualquer que seja o formato.
  9. Verifique sempre o tamanho e o local da mesa que ficará o bolo e leve em conta isto na hora de  decidir a altura e o diâmetro.
  10. No caso de bolos de casamento, é também importante a altura dos noivos, tomando cuidado para não ficarem escondidos atrás do bolo na hora de corta-lo. Da mesma forma, se o bolo for muito baixo, ficará perdido e desvalorizado no meio da decoração e dos doces, se for o caso.

Deixe um Comentário

5 Comentários:BOLO COM VÁRIOS ANDARES

  1. Jaqueline

    O bolo necessita de algum suporte por dentro?

    • Escola de Bolo

      Oi Jaqueline tudo bem?

      Com certeza, muitos suportes…segue o link do vídeo do bolo de andares, vale a pena assistir para entender o processo todo. bjs

    • Escola de Bolo

      Oi Jaqueline tudo bem?

      Com certeza, muitos suportes…segue o link do vídeo do bolo de andares, vale a pena assistir para entender o processo todo. bjs
      bolo de andares

  2. Marcilia

    Thelma , tenho uma duvida……sobre a base do bolo….se ela for com diametro maior que o forno e geladeira….assar penso que seja possivel por partes….e depois junta-las….mas e para prensar….como pode ser feito de forma que fique perfeita?…desde já obrigada

    • Thelma Tomb

      Oi Marcilia tudo bem?

      JAMAIS, em hipótese nenhuma, prense um bolo…eu ainda vou descobrir quem inventou esta “técnica”….enfim…você pode montar o bolo dentro do aro ou forma, como eu fiz em alguns vídeos, apenas para facilitar…sem colocar peso em cima, por favor…mas acho que não respondi ainda a sua pergunta…o que exatamente vc quer saber??

      aguardo
      bjs