07maio

BOLO FALSO OU VERDADEIRO???

Postado por Thelma Tomb
fake and real cakes

Como eu sempre digo – bolo falso não é bolo, porque, na minha opinião, um bolo deve encher os olhos e a boca também…Porém eu também entendo que às vezes há a necessidade de um bolo alto, com vários andares,  para compor a mesa, mas não existe a necessidade de uma grande quantidade de bolo, neste caso, embora muito relutantemente, aceito o fato de que um ou mais andares sejam falsos, mas nunca, JAMAIS, o bolo inteiro…Acho que  um bolo menor, ou menos complicado, mas inteiro comestível é preferível a um falso, ou para piorar , um falso alugado…..  No caso de utilizar andares falsos, é fundamental que os mesmos fiquem idênticos – ou quase – aos verdadeiros, para não arruinarem o conjunto…Veja algumas dicas para não errar na hora de decora-los.

  1. Todo o bolo que irá ser servido deverá ficar na mesa, ou seja, nem pense em mandar bolo para ser fatiado na cozinha.
  2. Faça o bolo verdadeiro exatamente da mesma altura que o bolo falso.
  3. Use os andares falsos embaixo, vai facilitar muito na hora de fazer e na hora de servir.
  4. Como o bolo verdadeiro tem uma borda ligeiramente arredondada, lixe a borda do bolo falso – utiliza uma lixa de parede ou uma lixa de unha.
  5. Passe uma camada de gordura vegetal por todo o isopor antes de aplicar a pasta.
  6. Não abra a pasta muito fina – use a mesma espessura de pasta que usa para o bolo verdadeiro.
  7. Evite deixar os andares falsos lisos…chamam mais ainda a atenção para o fato de serem falsos.
  8. Se for fazer os andares falsos com antecedência aguarde secar a pasta algumas horas e cubra com um pano para evitar poeira e descoloração, especialmente no caso de pastas coloridas.

Deixe um Comentário

13 Comentários:BOLO FALSO OU VERDADEIRO???

  1. Lucimar Rodrigues

    Adorei suas dicas. Tbém acho o fim esta onda de bolos falsos(eles falam fake). Pior ainda são aqueles forrados e confeitados com biscuit, ai é o fim. tem pessoas com site e tudo de aluguel de bolos de biscuit.

    • ttomb

      Oi Lucimar…nossa bolo de biscuit eu nunca vi…que horror….o importante é manter-se fiel ao seu trabalho…com certeza tem muita gente que valoriza. bjs

  2. Ingrid Barros

    Muito obrigada mesmo pelas dicas maravilhosas…bjos!

  3. Raquel Rosa

    Olá Thelma, bom dia!! Sou sócia do site há pouco tempo e amo muito suas dicas e orientações..já fiz algumas receitas e deram super certas! Tenho uma encomenda de bolo fake para casamento (todo fake) apesar de não gostar muito deste serviço, nesta ocasião para mim será melhor, pois no dia do casamento estarei viajando e terei que deixar o bolo no dia anterior com a cliente. Bom…gostaria de saber com quanto tempo de antecedência posso fazer o bolo na pasta de forma que ela não fique com aparência de ressecada? Sempre tenho esta dúvida, até mesmo com bolos verdadeiros…quanto tempo a pasta americana resiste sem que sua aparência seja prejudicada? Desde já agradeço! bjs!

    • Escola de Bolo

      Oi Raquel tudo bem?

      Muito obrigada, fico super feliz em saber que você esta gostando, obrigada pelo retorno.

      Você pode fazer com até 1 semana de antecedência ou mais, não deve ressecar, depois de pronto coloque um celofane por cima apenas para proteger de poeira e deixe em local seco e fresco e não vai ter problemas. bjs

  4. Jackeline Busnello

    Oi Telma, faço assinatura do site há mais de um ano e estou aprendendo muito. Virei a boleira oficial da família, Minha afilhada me pediu um bolo de 3 andares para o aniversario dela. Mas não serão muitos convidados, então uma parte vai ser de bolo falso. A base é de 30cm, com um de 25 e outro de 20 em cima. Se eu usar isopor no andar de baixo, ele vai aguentar os outros 2 andares sem deformar?
    Obrigada

    • Thelma Tomb

      Oi Jackeline tudo bem?

      que legal..fico muito feliz em saber, é muito legal fazer bolo para familia e amigos né?? Com certeza vai suportar, não tem o menor problema…mas coloque suporte entre os andares de bolo verdadeiro.
      bjs

  5. Grazielle

    Thelma, eu posso colocar um bolo de 15 cm falso por cima de um de 24 cm verdadeiro?

  6. Grazielle

    Outra dúvida, oq eu uso para fixar um ao outro? E se for todo verdadeiro, oq uso?

    • Thelma Tomb

      Oi Grazielle,

      tem vídeos no site que eu mostro estas técnicas, como por exemplo o vídeo bolo de andares, você assistiu?

      bjs

    • Grazielle

      Obrigada Thelma!! Mas mesmo sendo falso o de cima eu preciso pôr o suporte? Ele n será pesado pois n farei tantas decorações, será um bolo simples, e o isopor é leve… é q n tenho suporte , então só queria colar… oq acha? Mesmo assim afunda?