08maio

BOLOS LINDOS SEM PASTA AMERICANA – PARTE 1

Postado por Thelma Tomb
merengue11

Diferente do que muita gente pensa, incluindo muitas boleiras, é sim possível fazer lindos bolos sem pasta americana. Existem diversas alternativas para cobrir e decorar bolos. Não que eu não goste de utilizar a pasta, mas às vezes não é o caso. É importante ter alternativas para oferecer aos seus clientes. E para quem gosta de fazer os próprios bolos, ou para quem esta começando mas não tem prática com pasta, confira as sugestões nesta série de 3 partes. Parte 1 – merengue suíço e merengue suíço com buttercream.

  1. Bolo coberto e decorado com merengue suíço – cubra o bolo com merengue alisando bem para não aparecer migalhas – se necessário passe 2 camadas – em seguida coloque no saco de confeitar com bico pitanga fechado – 4B da Wilton ou similar – com o bico perpendicular em relação ao bolo, pressione e levante ao mesmo tempo, parando a pressão antes de retirar para formar a ponta. Este método, embora não pareça, é bem simples e com um pouquinho de prática você consegue fazer um lindo bolo.
  2. Bolo coberto com merengue suíço – passe uma camada fina de merengue e em seguida coloque uma grande quantidade e vá espalhando com a espátula em movimentos circulares. Se quiser finalize com um maçarico próprio – destes utilizados para creme brulle.
  3. Bolo coberto com merengue suíço com buttercream e decorado com balas coloridas quebradas – passe 1 camada de merengue sobre o bolo, cobrindo bem para não aparecer migalhas – em seguida coloque balas destas duras, da cor desejada, em um ziplock e quebre com um martelo ou rolo. Pegue punhados de balas com a mão e vá colocando sobre o bolo, pressionando levemente até cobrir tudo.
  4. Bolo coberto com merengue suíço com buttercream e decorado com migalhas da própria massa do bolo – passe uma camada me merengue – ou se fizer bolo red velvet utilize buttercream de cream cheese como recheio e cobertura. Em seguida processe um pouco da massa e cubra o bolo.
  5. Bolo coberto com merengue suíço e decorado com frutas. Cubra o bolo com uma camada de merengue e em seguida acrescente uma quantidade maior e vá espalhando com uma espátula, em movimentos semi circulares.
  6. Bolo coberto com merengue suíço com buttercream – cubra o bolo com uma camada fina de merengue, em seguida passe outra camada mais espessa e vá marcando com uma espátula angular em posição vertical, pressionando e empurrando para o lado ao mesmo tempo – também muito fácil de fazer e com um lindo efeito.
  7. Bolo coberto com merengue – qualquer um dos 2 funciona bem neste caso – e decorado com coco ralado – evite coco fresco pois pode azedar muito rápido – existem várias alternativas de cocos processados, inclusive úmidos, com flocos grandes, que funcionam super bem e são lindos.
  8. Bolo coberto com merengue suíço tingido de amarelo – utilize corante gel comestível – e coberto com fitas de coco tostadas – coloque no forno baixo por aprox. 10 minutos antes de utilizar.
  9. Bolo coberto e decorado com merengue suíço com buttercream tingido com gel – cubra o bolo com uma camada fina e em seguida coloque o merengue no saco de confeitar com bico pétala – 103 da Wilton ou similar – e com o saco paralelo ao bolo e com a abertura maior do bico encostada no bolo, veja foto abaixo – comece de baixo para cima, fazendo movimentos retos de vai e vem, com aprox. 2.5cm. Cubra toda a lateral primeiro e depois faça a parte de cima do mesmo jeito. Esta técnica é muito simples e tem um efeito lindo. ruffle cake2

Deixe um Comentário

14 Comentários:BOLOS LINDOS SEM PASTA AMERICANA – PARTE 1

  1. Janete Santos

    qual foi o bico que você usou para essa tecnica ?

  2. Ester Rissato

    Oi Thelma td bem?gostaria de saber se posso usar enfeites de pasta americana ou de leite em pó no bolo coberto c merengue e buttercream?!agradeco a atenção .

    • ttomb

      Oi Ester,
      de pasta americana sim, eu não conheço este de leite em pó, então não sei se funciona.
      bjs
      Thelma

  3. Luis Henrique Mambro

    Oi Thelma, tudo bem? Gostaria de saber se posso usar merengue italiano para decorar bolos, eu vi que vc não fala muito sobre ele. E no caso do merengue suíço com o buttercream, qual a função do buttercream na receita, ele altera muito o sabor do merengue? Fiquei com bastante curiosidade em relação a isso?

    Abraços

    • ttomb

      Oi Roberta,
      pode sim usar o merengue italiano ao invés do suiço..eu não falo muito dele pq acho mais dificil de fazer e é necessário um termometro, muita gente não tem, então acabo ensinando o suíço no lugar…mas o italiano fica maravilhoso também. Quanto ao buttercream, sim muda muito a textura e o sabor, deixa uma textura mais acetinada e brilhante, mais fácil de espalhar no bolo e dura mais tempo também, já só o merengue seca mais rápido.
      bjs
      Thelma

  4. Luis Henrique Mambro

    Ah e eu posso colocar um bolo decorado com merengue na geladeira? E no casos desse tipo de decoração eu posso usar recheios mais moles e com frutas, por exemplo? Desculpe tantas perguntas é que estou começando e cada receita é uma novidade. Estou amando o seu site.

  5. vansantos

    Olá Thelma, como ja te disse moro nos EUA e por aqui usa-se muito a decoração de coberturas de bolos de varios pisos com chocolate derretido (nao é ganache) gostaria de saber se vc já decorou bolo assim, se pode passar algumas dicas etc).

    • ttomb

      Oi Van tudo bem?
      Nossa, não….apenas o chocolate derretido?? preciso pesquisar…se tiver fotos me mande para o email [email protected]
      bjs
      Thelma

      • Cecilia

        Oi Thelma. É possível colocar flores de pasta para flores diretamente sobre o buttercream suíço?

        • Thelma Tomb

          Oi Cecilia tudo bem?

          sim, se já estiverem totalmente secas – no mínimo 48 horas ou mais – pode colocar sim, só não pode colocar na geladeira, e nem no bolo gelado.
          bjs

          • Cecilia

            Você recomenda agregar CMC na pasta?

          • Thelma Tomb

            Oi Cecilia tudo bem?

            não recomendo não, acho que resseca demais a pasta, deixa quebradiça e dificil de trabalhar…a menos que seja para alguma modelagem rápida, ai sim, mas para cobrir o bolo não.
            bjs