14maio

BOLOS QUE DEIXAM TODOS FELIZES

Postado por Thelma Tomb
bolo feliz

Além de amar bolos, uma das coisas que mais me encantam é o fato que, invariavelmente, o bolo vai ser usado em uma ocasião feliz. Desde nascimentos, ou até mesmo antes, em chá de bebes até casamentos, passando por batizados, comunhões e aniversários, o cliente vai estar sempre celebrando, e a boleira ou boleiro vai estar participando deste momento. Portanto, considere uma honra o fato de ter sido escolhida para o trabalho. Além disto devemos ser muito responsáveis em relação ao pedido que nos for feito. Veja alguns cuidados para não tornar transformar o sonho do seu cliente no seu (e dele) pesadelo.

  1. Quando receber um pedido por telefone, nunca passe o orçamento na hora. Peça detalhes, como o tipo de bolo, ocasião, número de pessoas etc. e o email da pessoa (hoje em dia a maioria tem). Estude cuidadosamente o pedido e em seguida envie um email detalhando tudo o máximo possível. Inclua o orçamento e a forma de pagamento. Se for o caso, envie por email antes a lista de sabores. 
  2. Caso a pessoa ligue para confirmar, peça educadamente a confirmação por email, pois assim ficará registrado e será mais fácil para todos. Normalmente as pessoas confirmam no próprio email.
  3. Imprima este email em coloque na sua bancada de trabalho, ou na sua cozinha. Destaque as coisas mais importantes e siga.
  4. Organize seus pedidos por data de entrega e deixe à vista.
  5. Quando alguém ligar com um pedido, antes mesmo de seguir adiante, verifique os pedidos e certifique-se que consegue aceitar.
  6. Caso tenha que dizer não por algum motivo, faça-o imediatamente, explicando que não consegue mais fazer nenhum pedido para aquela data. Assim ninguém perde tempo fazendo orçamentos nem explicando detalhes de algo que não irá acontecer.
  7. Apenas indique alguém que você realmente conhece (o trabalho) e tem certeza que irá atender bem o cliente. Caso contrário, diga que infelizmente não tem ninguém em mente.
  8. O seu cliente pode pedir um determinado tipo de bolo que você não conhece. Já aconteceu comigo. Eu sempre sou super honesta e digo que não conheço tal receita. Se possível diga que irá fazer uma pesquisa e dará um retorno em breve. Caso sinta-se segura aceite o pedido, caso contrário, diga não. Sugira outras opções, mas ao mesmo tempo deixe o cliente totalmente à vontade para resolver.
  9. Tenha em mente que o principal é manter o cliente e não fazer apenas aquela venda…Um cliente satisfeito, além de te indicar para muitos outros, lembrará de você em todas as outras ocasiões. Os bons clientes são fieis aos bons profissionais.
  10. E caso sua agenda já esteja lotada, NÃO aceite o pedido. Seria uma falta de respeito não apenas com o pedido aceito de última hora, mas com os outros já agendados anteriormente. Afinal, é muito melhor fazer 1 bolo lindo do que 2 desastrosos – e é muito melhor deixar 1 cliente feliz (e você também) do que 2 infelizes…

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1 Comentário:BOLOS QUE DEIXAM TODOS FELIZES

  1. Lilibeth

    Amém! =)