21maio

CACAU EM PÓ X CHOCOLATE EM PÓ

Postado por Thelma Tomb
cocoa powder

Embora ainda pouco utilizado aqui no Brasil, o cacau em pó vem sendo cada vez  mais utilizado em receitas de bolos. Hoje em dia existem algumas marcas no mercado, fáceis de encontrar e com ótima qualidade. Como temos várias receitas que utilizam cacau em pó, recebo muitos email perguntando se é possível substituir por chocolate em pó. A resposta é NÃO. Na verdade o cacau em pó não contém açúcar, diferente do chocolate em pó que contém açúcar e aromatizante. 

Existem 2 tipos de cacau em pó, o natural e o alcalinizado. Aqui no Brasil encontramos apenas o alcalinizado (até aonde eu sei). O cacau alcalinizado ou Dutch- processed, ou seja, cuja acidez foi neutralizada é geralmente o mais utilizado em receitas. As receitas que utilizam cacau alcalinizado e levam bicarbonato de sódio, necessitam de vinagre como produto ácido, pois a acidez do cacau foi neutralizada e não irá reagir com o bicarbonato. Já as receitas que utilizam cacau natural não necessitam de vinagre. Os bolos e cupcakes feitos com cacau em pó tem um sabor de chocolate bem mais acentuado e uma coloração bem mais intensa do que os que utilizam chocolate em pó. Sugiro que bolos feitos para crianças, como o bolo de brigadeiro, seja utilizada uma receita com chocolate em pó. Já para bolos mais adultos, o cacau em pó vai conferir sofisticação à sua receita, com cor e sabor muito mais interessantes. Lembre-se de guardar o cacau em local seco e fresco, longe de qualquer outro produto, pois o cacau fica facilmente impregnado com outros sabores. Segue uma relação das marcas de cacau em pó que encontramos no mercado.

  1. Barry-Callebaut – tem 2 tipos – Plein Arôme e Extra Brut – ambos alcalinizados e ambos 100% cacau em pó. O Plein Arôme tem coloração marrom escura e um sabor bem intenso. O Extra Brut tem coloração luminosa e avermelhada e um sabor mais leve. Eu normalmente uso o Extra Brut, mas os 2 são excelentes. Você encontra em embalagens de 1kg, que duram muito tempo e valem muito a pena pois o sabor é incomparável.
  2. Harald/Melken – alcalinizado – embora não diga na embalagem e no SAC ninguém soube informar, eu descobri no site deles, 100% cacau em pó e sem adição de açúcar – nunca usei.
  3. Garoto – alcalinizado e sem açúcar – usei e não gostei nem um pouco…
  4. Mavalério – alcalinizado e sem açúcar – bom produto, não se compara com o Barry mas é usável.
  5. Hershey’s – natural e sem açúcar, nunca vi por aqui. Produto excelente mas ainda prefiro o Barry.

Deixe um Comentário

7 Comentários:CACAU EM PÓ X CHOCOLATE EM PÓ

  1. Inês

    Oi eu usei o cacau em pó “mãe terra”, você conhece, está escrito na embalagem sem adição de acuçar e natural eu gostei muito, tanto na cor da massa do bolo como no brigadeiro.

  2. Lorena

    Adorei o post, bem esclarecedor!
    Eu também gosto do Mavalerio, mas tenho usado o Barry porque, apesar de mais caro, acho muito melhor!

  3. Franciny

    uso muito harald 50% no serviço e melken da harald 100% cacau em casa, a massa e os recheios ficam bem escuros sem precisar muito isso faz com que a textura da massa fique muito boa, sao otimos experimentem,

  4. Ione Celestino

    vc conhece algum site que venda os chocolates da Callebaut. moro em Recife e não encontro por aqui.

  5. Nininha

    usei o harald, achei horrível, fiz um brigadeiro e coloquei ele, nossa, um gosto de terra. detestei