20jan

COMO CONGELAR MASSAS E RECHEIOS

Postado por Thelma Tomb
congelando o bolo blog

Muitas vezes é necessário preparar massas e recheios com antecedência, para garantir que exista tempo suficiente para montar e decorar o bolo.

Para isto é possível congelar massas e recheios.

Veja as dicas para congelar sem perder em qualidade, sabor e textura.

  1. Certifique-se que o seu freezer esteja completamente limpo, sem nenhum resíduo de alimentos que possam alterar o sabor de massas e recheios.
  2. Para massas de bolos, aguarde esfriar completamente, e assim que isto acontecer, desenforme o bolo sobre uma base coberta com plástico filme, deixando que o plástico fique maior do que o bolo – se necessário coloque vários pedaços. Retire o papel manteiga e embale muitíssimo bem, com várias camadas, certificando-se que não tem nenhuma parte da massa exposta, para evitar ressecamento. Passe uma camada de papel alumínio e coloque em saco plástico ou ziplock próprios para alimentos, fechando muito bem e retirando o máximo possível de ar. Etiquete com sabor e data e leve ao freezer.
  3. Caso vá congelar vários bolos e tenha que sobrepo-los no freezer, aguarde congelarem individualmente e coloque uma base de papelão entre um e outro para protege-los.
  4. Para congelar recheios, coloque em embalagem de plástico ou vidro próprias para alimentos e que possam ir ao freezer deixando apenas 1 cm de espaço até a borda. Utilize recipientes que fechem hermeticamente.
  5. Alguns recheios NÃO deve ser congelados, como brigadeiros, mousses e merengues por exemplo.
  6. Geléias, ganaches e caldas podem ser congeladas sem problemas.
  7. Na hora de descongelar, tanto as massas como os recheios, transfira para a geladeira, ainda embalado, por algumas horas.
  8. Massas e recheios podem ser congelados em freezer por até 3 meses e em congelador da geladeira por até 1 mês.

SUGESTÕES DE MASSAS PARA CONGELAR

BOLO DE CHOCOLATE BEM ESCURO – VÍDEO

CHIFFON DE BAUNILHA – VÍDEO

PÃO DE LÓ DE LEITE – VÍDEO

PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE – PASSO A PASSO

SUGESTÕES DE RECHEIOS PARA CONGELAR

BUTTERCREAM ITALIANO – VÍDEO

RECHEIOS DE FRUTAS – VÍDEO

BUTTERCREAM FRANCÊS – VÍDEO

GANACHE DE CARAMELO E LAVANDA – VÍDEO

BUTTERCREAM SUÍÇO – PASSO A PASSO

 

Deixe um Comentário