07abr

COMO DECORAR O BOLO SEM PASTA AMERICANA

Postado por Thelma Tomb
merengue11

Diferente do que muita gente pensa, incluindo muitas boleiras, é sim possível fazer lindos bolos sem pasta americana. Existem diversas alternativas para cobrir e decorar bolos. 

  1. Bolo coberto e decorado com merengue suíço – cubra o bolo com merengue alisando bem para não aparecer migalhas – se necessário passe 2 camadas – em seguida coloque no saco de confeitar com bico pitanga fechado – 4B da Wilton ou similar – com o bico perpendicular em relação ao bolo, pressione e levante ao mesmo tempo, parando a pressão antes de retirar para formar a ponta. Este método, embora não pareça, é bem simples e com um pouquinho de prática você consegue fazer um lindo bolo.
  2. Bolo coberto com merengue suíço – passe uma camada fina de merengue e em seguida coloque uma grande quantidade e vá espalhando com a espátula em movimentos circulares. Se quiser finalize com um maçarico próprio – destes utilizados para creme brulle.
  3. Bolo coberto com buttercream italiano e decorado com balas coloridas quebradas – passe 1 camada de merengue sobre o bolo, cobrindo bem para não aparecer migalhas – em seguida coloque balas destas duras, da cor desejada, em um ziplock e quebre com um martelo ou rolo. Pegue punhados de balas com a mão e vá colocando sobre o bolo, pressionando levemente até cobrir tudo.
  4. Bolo coberto com buttercream italiano e decorado com migalhas da própria massa do bolo – passe uma camada me merengue – ou se fizer bolo red velvet utilize buttercream de cream cheese como recheio e cobertura. Em seguida processe um pouco da massa e cubra o bolo.
  5. Bolo coberto com merengue suíço e decorado com frutas. Cubra o bolo com uma camada de merengue e em seguida acrescente uma quantidade maior e vá espalhando com uma espátula, em movimentos semi circulares.
  6. Bolo coberto com buttercream italiano – cubra o bolo com uma camada fina de merengue, em seguida passe outra camada mais espessa e vá marcando com uma espátula angular em posição vertical, pressionando e empurrando para o lado ao mesmo tempo – também muito fácil de fazer e com um lindo efeito.
  7. Bolo coberto com merengue – qualquer um dos 2 funciona bem neste caso – e decorado com coco ralado – evite coco fresco pois pode azedar muito rápido – existem várias alternativas de cocos processados, inclusive úmidos, com flocos grandes, que funcionam super bem e são lindos.
  8. Bolo coberto com merengue suíço tingido de amarelo – utilize corante gel comestível – e coberto com fitas de coco tostadas – coloque no forno baixo por aprox. 10 minutos antes de utilizar.
  9. Bolo coberto e decorado com merengue suíço com buttercream tingido com gel.

MERENGUE SUÍÇO – PASSO A PASSO

BUTTERCREAM ITALIANO – VÍDEO

BABADOS DE BUTTERCREAM – VÍDEO

 

Deixe um Comentário

5 Comentários:COMO DECORAR O BOLO SEM PASTA AMERICANA

  1. adriana

    Oi Thelma ,td bem?
    Vi que vc não mencionou o chantilly para cobrir bolos .Você não recomenda o uso do chantilly?

    • ttomb

      Oi Adriana tudo bem?

      Não aconselho o uso de chantilly, ele é instável e pode causar vários problemas.

      bjs

      • Simone Alencar

        Olá Thelma! Primeiro quero dizer que sou sua fã rs já faz quase 1 ano que estou inscrita aqui e amo suas receitas e dicas… comecei fazendo bolos nos mesversario do meu filho e me apaixonei hehehe moro em uma cidade de 2mil habitantes, aqui é muito difícil encontrar certos ingredientes, manteiga então nem pensar, só quando faço juntando as natas do leite fervido rsrsrs comecei há pouco aceitar algumas encomendas de bolos, mas tive dificuldades com uma boa cobertura que também ficasse bonita no bico, o merengue não dá um efeito tão perfeito quanto o chantininho, estão usando muito essa cobertura de chantininho você conhece ela? Ah meu marido ama a massa chiffon rs já que aqui não tem manteiga então eu só faço as massas que levam óleo rs

        • ttomb

          Oi Simone tudo bem?

          Muito obrigada, eu fico super feliz em saber que vc esta gostando e aproveitando a Escola de Bolo…quanto à cobertura, eu não conheço esta de chantininho mas já estou imaginando que não vou curtir muito não…haha!! Acho que uma ganache vai ter um resultado melhor. E tem várias receitas de massas sem manteiga, como a de chocolate bem escuro e a de pão de ló para naked e tb. pão de ló para chocolate.
          bjs

    • ttomb

      Oi Adriana tudo bem?

      não recomendo não, ele é instável e pode ser bem dificil de trabalhar e ter um bom resultado.
      bjs