25abr

COMO TINGIR DE VERMELHO

Postado por Thelma Tomb
ruffle-heart-cake-1

Uma dúvida muito frequente é como tingir buttercream, glacê real e chantilly de vermelho, ou outra cor forte. 

Eu já digo logo que não é fácil mas também não é impossível … Um bolo ou cupcake decorado com vermelho fica lindo, chama atenção e com certeza vai criar um visual alegre e divertido.

 

ae2e707ed80e556c3b5e23a665f97c6f

 

Quando a questão é pasta americana, eu sugiro que se compre já na cor desejada, se for vermelho, preto, azul marinho ou roxo.

A quantidade de corante que teriamos que adicionar para conseguir estes tons com certeza irá tirar a pasta do ponto correto.

O excesso de corante na pasta americana vai fazer com que fique quase impossível de modelar ou cobrir o bolo.

Além disto a pasta que já vem colorida tem tonalidade vibrantes e com valores bem razoáveis. Vale muito a pena.

Já se tratando de buttercream ou outro tipo de cobertura, claro que não tem como comprar já colorida – infelizmente…

O importante é ter em mente que menos é mais, ou seja, deixe para fazer apenas detalhes com coberturas tingidas em cores fortes.

Como precisamos utilizar uma quantidade muito grande de corante para conseguirmos a tonalidade desejada, irá neste caso alterar o sabor, para pior é claro.

Outra fator bem importante para ser levado em consideração é que existe a possibilidade, nada agradável, de que o corante irá manchar a boca dos consumidores.

Portanto evite ao máximo cobrir um bolo inteiro com cobertura tingida nestes tons, para não correr estes riscos.

Como a cor demora algumas horas ou até de um dia para o outro para se desenvolver completamente, em geral acabamos utilizando mais corante do que o necessário.

 

O problema é que não temos com saber qual vai ser exatamente a tonalidade até depois de algumas horas – caso não seja a cor desejada ai teriamos que colocar mais corante e aguardar novamente o que pode ser um processo bem lento.

Para evitar isto, vou explicar o método que eu utilizo e funciona super bem. Aqui eu usei um buttercream suíço, mas vai funcionar com qualquer buttercream, glace real e também chantilly (embora eu nunca uso chantilly para cobrir bolos).

 

IMG_6792

 

Assim que você preparar a cobertura retire mais ou menos 1/2 xícara e coloque em um refratário pequeno.

 

IMG_1348

 

Em seguida coloque uma boa quantidade de corante em gel ou pasta na cor escolhida. Escolha um corante de boa qualidade, especialmente para tons de vermelho ou pink.

 

IMG_3440

Misture bem mas não precisa se preocupar em incorporar completamente. Leve ao microondas por 20 segundos.

 

IMG_0594

 

Já deu para perceber a diferença na cor…o microondas acelera o desenvolvimento da cor como se tivesse passado várias horas.

 

IMG_0112

 

A mistura vai estar totalmente líquida – e provavelmente um pouco quente ainda. Leve ao freezer por alguns minutos para firmar bem.

 

IMG_0539

 

Depois de alguns minutos no freezer a mistura estará mais firme – a consistencia vai mudar um pouco mas não tem problema.

 

IMG_7355

 

Acresente ao restante da cobertura – para facilitar eu deixei na batedeira, mas você pode misturar à mão também, especialmente se for fazer uma pequena quantidade.

 

IMG_3514

 

Bata um pouco para incorporar – se necessário repita o processo até atingir a cor desejada – lembre-se que já vai ser a cor final.

 

IMG_0005

 

Neste caso aqui eu retirei novamente um pouco e adicionei mais corante, levei ao microondas e freezer e coloquei no restante.

 

redvelvet

 

O resultado foi um vermelho bem vibrante.

BABADOS DE BUTTERCREAM – VÍDEO

BUTTERCREAM SUÍÇO – VÍDEO

BUTTERCREAM ITALIANO – VÍDEO

 

Deixe um Comentário

3 Comentários:COMO TINGIR DE VERMELHO

  1. Daniela

    Olá Thelma,

    Posso utilizar corante líquido ao invés de corante em gel?

    Obrigada!

    • Thelma Tomb

      Oi Daniela tudo bem?

      não aconselho…dependendo da cobertura o corante líquido não irá incorporar e poderá tirar do ponto correto…você não encontra em gel?
      bjs