06jun

CONGELANDO BOLOS E CUPCAKES

Postado por Thelma Tomb
frozencakes1

Muitas vezes é necessário preparar massas e recheios com antecedência, para garantir que exista tempo suficiente para montar e decorar o bolo. Para isto é possível congelar massas e recheios (alguns) de bolos e cupcakes. Veja as dicas para congelar sem perder em qualidade, sabor e textura.

  1. Certifique-se que o seu freezer esteja completamente limpo, sem nenhum resíduo de alimentos que possam alterar o sabor de massas e recheios.
  2. Para massas de bolos, aguarde esfriar completamente, e assim que isto acontecer, desenforme o bolo sobre uma base coberta com plástico filme, deixando que o plástico fique maior do que o bolo – se necessário coloque vários pedaços. Retire o papel manteiga e embale muitíssimo bem, com várias camadas, certificando-se que não tem nenhuma parte da massa exposta, para evitar ressecamento. Passe uma camada de papel alumínio e coloque em saco plástico ou ziplock próprios para alimentos, fechando muito bem e retirando o máximo possível de ar. Etiquete com sabor e data e leve ao freezer.
  3. Caso vá congelar vários bolos e tenha que sobrepo-los no freezer, aguarde congelarem individualmente e coloque uma base de papelão entre um e outro para protege-los.
  4. Para cucpakes, aguarde esfriar completamente sobre a grade, abra o plástico filme sobre a bancada coloque os cupcakes sobre ele e embale com várias camadas fechando bem. Em seguida  passe o papel alumínio e coloque em saco plástico ou ziplock próprio para alimentos e leve ao freezer. Faça embalagens com 4 cups tamanho padrão ou 6 minis.
  5. Para congelar recheios, coloque em embalagem de plástico ou vidro próprias para alimentos e que possam ir ao freezer deixando apenas 1 cm de espaço até a borda. Utilize recipientes que fechem hermeticamente. A maioria dos recheios NÃO deve ser congelada, como brigadeiros, mousses, merengues por exemplo. Geléias, ganaches e caldas podem ser congeladas sem problemas.
  6. Para descongelar, transfira para a geladeira, ainda embalado, por algumas horas.
  7. Massas e recheios podem ser congelados em freezer por até 6 meses e em congelador da geladeira por até 3 meses.

Deixe um Comentário

12 Comentários:CONGELANDO BOLOS E CUPCAKES

  1. Carla Maria Silva

    Thelma, suas dicas valem ouro…Parabéns!

    Beijo;
    Carla.

  2. Mariana Amenta

    Thelma, tudo bem?
    Precisei congelar uns bolos de ameixa (aqueles que levam vinho na receita) e são bolos pro Natal. Posso descongelá-los da sexta pro sábado, cobrir no sábado (já em temperatura ambiente) para decorar na segunda/terça e entregar na terça/quarta? a pasta protege do ressecamento? lembrando que não tem recheio, é aquele bolo de noiva tradicional de pernambuco, não sei se conheces. Vai ameixas, passas, frutas cristalizadas e vinho. Muito obrigada desde já. bjs

    • Escola de Bolo

      Oi Mariana tudo bem?
      Pode sim, aliás estes bolos duram muito tempo, sem necessidade de congelamento.
      E a pasta protege ainda mais.
      bjs
      Thelma

  3. Paula Siqueira

    Olá thelma, posso congelar um bolo já recheado?
    Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro

    • Escola de Bolo

      Oi Paula tudo bem?

      Até pode se não tiver outro jeito, mas tente se programar para não ter que congelar nada.
      bjs
      Thelma

  4. Claudia Pinheiro

    Oi, Thelma. Fui fazer um teste de congelamento para usar num bolo aqui pra casa. Usei a massa amanteigada (não gosto de pão de ló). Congelei os bolos e os descongelei uns 5 dias depois (tirei do freezer, deixei em temperatura ambiente). Resolvi fazer um naked cake. Nada foi feito com pressa. Usei aquele arco de cortar fatias, apenas para retirar e nivelar o topo de cada disco. Recheei com creme de confeiteiro (que estava frio) e usei 4 discos de bolo de 15 cm de diâmetro. Tcharam!!! Desmoronou tudo!rssss Eles foram rachando e despencaram. Só sobrou o disco do topo. Como era um teste ninguém reclamou do aspecto das fatias porque estava gostoso pra caramba!Pergunto: o que pode ter dado errado? Será que o bolo quando descongela fica muito úmido e não aguenta os recheios se não for prensado? Não se pode congelar bolo para fazer naked cake?

    • Escola de Bolo

      Oi Claudia tudo bem?

      Bom, o problema não foi o congelamento, foi algum outro. Eu nunca, jamais, em hipósete nenhuma prenso um bolo…fico arrepiada em ouvir esta palavra…haha….talvez ele tenha esfarelado na hora de cortar, ou foi muito recheio, ou muita calda – vc usou calda?? ou foi o problema na hora de fazer o bolo…vc poderia me dar mais detalhes, que manteiga usou?? pesou tudo?? quanto tempo fico no forno?? que altura tinha a forma?? quanto mais detalhes melhor..
      bjs
      Thelma

      • Claudia Pinheiro

        Os ingredientes que utilizei foram todos pesados. O bolo, depois de assado, ficou perfeitinho. Esperei esfriar o dia todo e coloquei no freezer. Eu fiz 1 receita de massa amanteigada e dividi em 4 formas redondas de 15 cm de diâmetro (depois de assados, cada disco fica com +/- 4 cm de altura). Quando usei o fatiador para acertar o disco, o bolo não esfarelou. Usei recheio (creme de confeiteiro) e usei calda.Esses são os detalhes.

        • Escola de Bolo

          Oi Claudia tudo bem?

          Deixe esfriar no máximo durante 1 hora e congele em seguida, o dia inteiro fora da geladeira ressecou completamente a massa, o que pode ter sido um dos problemas. Outro problema talvez tenha sido a quantidade de calda, justamente por ter secado a massa, talvez vc tenha usado muita calda e isto fez o bolo quebrar.
          bjs
          Thelma

          • Claudia Pinheiro

            Obrigada, Thelma. Vou fazer outro!

  5. Bianca

    Oi Thelma

    Sempre faço uma massa de chocolate que vai óleo e um tipo de buttermilk (faço com leite e iogurte). Minha experiência é que essa massa fica ótima na geladeira e dura bastante, ficando bem húmida e saborosa.
    Só que fiz 2 bolos a mais hoje de manhã, e só vou usá-lo na sexta. Você acha que devo congelar essa massa assada ou só deixar na geladeira? Vc acha que esse tipo de massa ficaria bom após congelar?

    • Thelma Tomb

      Oi Bianca tudo bem?

      também amo estas massas com buttermilk e óleo, ficam mesmo super saborosas e a textura é incrível…eu sugiro que vc congele sim, ficam ótimas, não vai perceber a diferença.
      bjs