13ago

CREMOR DE TÁRTARO

Postado por Thelma Tomb
cremor de tartaro

Alguma vez já desistiu de fazer alguma receita quando leu a lista de ingredientes e viu cremor de tártaro?? 

Ou pensou “será que vai fazer diferença se eu não colocar”?  “é tão importante assim” ? ” posso substituir por outra coisa? “e para que serve afinal” ?

Questões como estas sempre surgem quando este ingrediente aparece na receita, mas é bem fácil de encontrar e de ser substituído.

  1. O cremor de tártaro é um pó branco, sem sabor e sem odor, que você encontra facilmente em supermercados na sessão de temperos.
  2. É um subproduto da produção de vinho, que fica no fundo do barril após o final do processo, e é então retirado e moído para ser utilizado. Resíduos de cremor de tártaro foram encontrados em cerâmica de 7.000 anos atrás.
  3. Apesar de ter outras funções, a principal em confeitaria é estabilizar as claras quando batidas, especialmente quando serão submetidas à alguma fonte de calor, como suspiros que serão assados, pavlovas e tortas que serão finalizadas com um maçarico. O cremor de tártaro fará com que o merengue suporte o calor sem derreter.
  4. Para o caso de não conseguir encontrar, substitua com suco de limão, usando o dobro da quantidade estabelecida de cremor, ou seja, para ½ colher de chá de cremor de tártaro, use 1 colher de chá de suco de limão.
  5. Na próxima vez que for ao supermercado lembre-se de colocar na lista e deixar sempre à mão.

Deixe um Comentário

10 Comentários:CREMOR DE TÁRTARO

  1. Barbara Eufrasio

    Parece que você lê pensamentos alheios!!! Eu estava exatamente com duvidas de quando e onde colocá-lo. Teve uma receita de bolo fofinho que ganhei (receita de família) que pedia para colocar uma colher do tal bendito e eu não entendi o porque. Serve também para massa de bolo? ou não faz diferença nenhuma? um beijoo

    • ttomb

      Oi Barbara tudo bem?

      Pelo que eu sei tem receitas de bolo que utilizam o cremor juntamente com o bicarbonato no lugar do fermento em pó, mas eu nunca testei.
      bjs
      Thelma

  2. Edenise Santos

    Oi thelma bom dia, eu comprei outro dia um potinho de emulsificante para bolo,porém não veio com instituições de uso,eu não sei como usar nem a quantidade. Por favor me ajude.bjossss

    • ttomb

      Oi Edenise tudo bem?

      Nunca utilizei, nem gosto, para falar a verdade, prefiro manter o mais natural possível os ingredientes.
      bjs
      Thelma

  3. Angela

    Tem uma receita aqui no seu site de bolo chiffon que pede esse cremor tártaro? é um bolo de chocolate. Para que serve? é possível usar em qualquer massa? qual a diferença entre esse cremor e emulsificante? obrigada.

    • ttomb

      Oi Angela tudo bem?

      O cremor de tártaro é um subproduto da produção de vinho, é um ácido que ajuda a estabilizar as claras, quando batidas em neve, caso não encontre, use algumas gotas de limão. Nunca, jamais, sob hipótese nenhuma use emulsificante.
      bjs
      Thelma

  4. MARIA

    Boa tarde!

    Posso usar esse creme no chantilly para não derreter no calor quando cobrir a torta?