13fev

CUPCAKES – DICAS E SUGESTÕES

Postado por Thelma Tomb
cups tips

Cupcakes são mini delícias, fofos e delicados, mas muitas vezes acabam sendo mini (ou mega) decepções. Já escutei muita gente comentar que acha que os cupcakes são secos e sem sabor. Porém alguns cuidados podem transformar este mini-bolinho em verdadeiras delícias gourmet. Criatividade e bom gosto, além de algumas regrinhas simples, podem fazer o seu cupcake se destacar entre tantos outros que existem no mercado. Confira as sugestões e divirta-se.

  1. Ao contrário do que muita gente pensa, massa para cupcake e massa para bolo são diferentes, principalmente em relação ao modo de fazer. Receitas de cupcakes  batem pouco na batedeira, normalmente apenas para misturar os ingredientes, e com o batedor de leque. O objetivo não é incorporar ar na massa.
  2. Escolha forminhas forneaveis e de boa qualidade, que caibam perfeitamente dentro da forma de cupcakes ou de forminhas de empadinhas utilizadas para este fim.
  3. Ao separar as forminhas, vá retirando as de fora, cuidadosamente, evitando deforma-las. As de boa qualidade soltam fácil, não desbotam e não deformam.
  4. Coloque a mesma quantidade de massa em cada forminha – use uma colher de sorvete. Coloque até 1/2 da forminha se quiser que eles fiquem da altura da borda, ou 3/4 se quiser que fiquem mais altos. Tudo depende de como irá decora-los.
  5. Mini cupcakes são ótimos para decorar a mesa. Já os de tamanho padrão são bons para presentear, mas também podem servir de decoração.
  6. A temperatura do forno é super importante, assim como o tempo de forno. Para os minis verifique depois de 12 minutos, tamanho padrão depois de 15 minutos. No caso de cupcakes, 1 ou 2 minutos a mais ou a menos fazem toda a diferença.
  7. Veja se o tamanho da receita e do seu forno estão compatíveis. Asse 1 forma por vez. As massas de cupcakes são rápidas e fáceis de bater, permitindo assim que você faça diversas receitas. Tire vantagem disto.
  8. Assim que retirar os cupcakes do forno, retire-os imediatamente da forma e coloque em uma grade para esfriarem por completo.
  9. Use recheio, de preferência diferente da cobertura. Os cupcakes são bem fáceis de rechear, existe uma ferramenta própria, mas você pode usar uma faquinha e retirar um pouco da massa no meio. Cuidado para não chegar na forminha, para o recheio não molhar a parte de baixo.
  10. Saia do lugar comum. Inove nas combinações. Experimente sabores diferentes e inusitados. Para os adultos cupcakes com sabores de drinks são sempre um sucesso. Que tal um cupcake de caipiroska por exemplo. Cupcake de baunilha com recheio de brigadeiro de limão e cobertura de merengue suiço de limão com vodka. Ou um cupcake black and white, cupcake de chocolate, recheio de brigadeiro branco e cobertura de ganache de chocolate meio amargo e um toque de whisky. Ou massa de chocolate com recheio de geléia de frutas vermelhas (que você mesma faz) e coberto com ganache de chocolate branco. O importante é testar antes as receitas, use seus amigos e familiares para provarem os sabores. Anote tudo cuidadosamente para não correr o risco de fazer uma receita maravilhosa e depois não lembrar como fez…
  11. Idealmente os cupcakes devem ser feitos e recheados e decorados no mesmo dia, e servidos neste dia ou no dia seguinte. Planeje bem para não ter problemas. Depois de 2 dias os cupcakes começam a ressecar, podendo assim soltar da forminha e perder sabor e qualidade. Tenha isto em mente ao aceitar encomendas.
  12. No caso de cupcakes decorados com uma espiral de cobertura, pequenas decorações cortadas em pasta americana ou feitas com chocolate podem dar um toque diferenciado ao seu produto. Forminhas coloridas que combinem com a decoração também são uma ótima oportunidade de se diferenciar.

Deixe um Comentário

27 Comentários:CUPCAKES – DICAS E SUGESTÕES

  1. Luciana Carvalho

    Suas dicas tem me ajudado muuuuito,estou pretendendo entrar no ramo de bolos e cupcakes,e essas e outras dicas são fomidáveis.Muito obrigada por compartilhar tantas coisas boas.

  2. Vanessa Bolos Decorados

    Boa Tarde…
    Você sugere alguma massa boa para Cupcakes?
    Farei alguns para uma amiga, e achava que a massa para bolo, serviria para fazer o Cupcakes também…
    Obrigada por dicas excelentes…
    Vanessa.

  3. Dani Marchese

    Bom dia! Estou AMANDO o site!!! Cada dica melhor que a outra, PARABÉNS!!!
    Estou com uma duvida, de puder ajudar ficarei muito grata. Estou fazendo um cupcake coberto com pasta lisa com poás. Até aí ok, fica bem legal, mas coloco em saquinho de celofane para entregar pois é parte da decoração. Depois de um dia fica todo melado! Tem algum jeito de resolver isso? Tenho uma encomenda para entregar e isso está me tirando o sono. Obrigada desde já.

    • ttomb

      Oi Daniela tudo bem?

      o problema é que vc deve estar utilizando saquinho de plastico e não de celofane. o celofane é uma fibra vegetal, apropriada para alimentos, porosa, portanto não abafa o alimento. mas as pessoas vendem plastico por celofane. o celofane mesmo é mais dificil de encontrar, porém resolve totalmente o problema. bjs

  4. Lucy

    Eu tive o mesmo problema com as embalagens de acetato . Depois que coloquei os cupcakes dentro , algumas horas depois estavam melados , quase derretendo . Onde errei ???

    Abraços ,

    Lucy

    • ttomb

      Oi Lucy,
      Eu não acredito que o problema tenha sido a embalagem de acetato, se vc estiver falando das caixinhas próprias para cupcakes. É possível que tenha sido algum problema na receita, ou da massa ou da cobertura. Se quiser mande a receita para eu dar uma olhada e ver se descubro o que houve para não acontecer novamente.
      bjs
      Thelma

  5. Lucy

    Oi thelma ,

    O que amoleceu foi a modelagem feita com pasta americana . A caixinha de acetato foi própria para cupcake . Será que deveria ter posto mais CMC na modelagem ??

    Obrigada , um abraço

    Lucy

    • ttomb

      Oi Lucy,
      Pode ter amolecido por 2 motivos – ou não estava totalmente seca antes de colocar no cupcake ou a cobertura sobre a qual a modelagem foi colocada foi inadequada, ou seja, muito úmida o que umedeceu a pasta. Eu não gosto de colocar cmc em decorações que provavelmente as pessoas irão comer, como no caso dos cupcakes…deixe secar por alguns dias e use uma ganache por exemplo que não irá te dar problemas.
      bjs
      Thelma

  6. Lecake

    Oi Thelma, boa tarde!
    Gostaeia de saber se esta receita q vc tem de glacê seriviria para cobrir cupcakes.
    Obrigada
    Leticia

  7. Ana Cristina Gomes

    Thelma, boa noite
    eu nao seu porque quando eu faco o capcake ele fica se soltando da forminha e fico no prejuizo, o que eu faco

    • ttomb

      Oi Ana tudo bem?
      Normalmente quando acontece isto o problema é da receita. Por favor assista aos vídeos de cupcakes/básicos que tem no site. Se tiver alguma duvida me avise por favor.
      Bjs
      Thelma

  8. Maria Grassi

    oi, gostaria de saber qual a diferença entre muffin e cupcake, bjs
    Nia.

    • ttomb

      Oi Maria,
      Tem algumas diferenças – enquanto a massa de cupcakes é uma massa aerada, ou seja, utilizamos batedeira, o muffin é uma massa bem mais densa, em que geralmente os ingredientes são misturados à mão ligeiramente e normalmente todos de uma vez. Muffins em geral não levam cobertura ou recheio – embora possam – já os cupcakes são famosos justamente pela cobertura. A massa de muffin normalmente leva frutas inteiras, como blueberries, raspberries etc…já os cups tem a massa mais delicada e fofa.
      bjs
      Thelma

  9. Cristiane Barbosa

    Boa tarde Thelma!
    Estou com um problema…meus cupcakes desgrudam das forminhas…quase que praticamente por inteiro…não sei o que acontece…só de tirar da forma de aluminio pra colocar na grelha eles já começam a desgrudar…e eu tiro com toda delicadeza,estou usando forminhas da Mago, será q o problema é esse?? Qual marca vc me indicaria??
    Fiz as suas receitas do cupcake de baunilha e o de chocolate, não tinha o cacau na hora e usei chocolate dois frades, ainda sim ficaram deliciosos…a melhor massa q eu fiz até hj…pois ficaram super macios e saborosos…
    Me ajude!!!
    bjs

    • ttomb

      Oi Cris tudo bem?
      Que coisaaaa…. Eu uso sempre as forminhas da Mago, nunca tive problemas…você assistiu aos vídeos dos cups (estas 2 receitas tem vídeo). Você conferiu a temperatura do forno e você retirou da forma de aluminio imediatamente após retirar do forno?? Me de mais detalhes para eu tentar te ajudar.
      bjs
      Thelma

  10. Cristiane Barbosa

    Oi Thelma!!
    Retiirei sim…imediatamente…metade dos cupcakes não levei pra festa p q ficaram totalmente descolados…
    Então o meu forno não tem regulagem exata…eu deixei na temperatura de 180 a 220 que na menor potencia é 180 graus (deveria ser pelo menos)…mas meus cupcakes nunca assam em 15 minutos (os minis) sempre deixo mais p q com esse tempo ainda estão crus…será q a temperatura está mto baixa? Agora q vc falou me lembrei q da ultima vez q eu fiz, não foi essa receita , porém fiz no forno elétrico eles assaram no tempo recomendado e nenhum desgrudou da forminha…
    Vou testar a sua receita no forno elétrico…e volto pra te contar…
    Obrigada!
    bjs

    • ttomb

      Oi Cris tudo bem?
      Os minis assam no máximo em 12 minutos quando a temperatura do forno está correta…Acho que a temperatura do forno baixa pode ter sido a causa de soltarem da forminha.
      Qualquer dúvida me avise.
      bjs
      Thelma

  11. Maria Aparecida Pera

    QUAL PREÇO PARA VENDA DOS CUP CAKES NORMAIS?

    • Escola de Bolo

      Oi Aparecida tudo bem?

      Desculpe eu estou um pouco por fora dos preços, não sei…
      bjs
      Thelma

  12. Eline Martins

    Olá Thelma
    Você tem uma idéia da quantidade de recheio para cupcake mini e padrão.
    Tipo, 400gr de ganache dariam para quantos cupcakes?

    Obrigada
    Eline

    • Escola de Bolo

      Oi Eline tudo bem?

      Em média 15 gr. para cada cupcake mini e 30 gr para o tamanho padrão.
      bjs
      Thelma

  13. Marcia Silva

    Ola, vou fazer um evento com crianças.
    Nesse farei uma oficina ( apenas para entretenimento) de cupcakes.Vou levar os mesmos já assados.
    Na sua opinião devo leva los ja recheados? Ficaram a disposição saco de confeitar com cremes para decorarem a vontade.

    As duvidas são:

    Qual a melhor massa custo beneficio para 50 cup cakes?
    Qual seria o melhor recheio custo beneficio e durabilidade?
    Ainda falando de custo beneficio e durabilidade, que receita devo usar para a cobertura?

    Desde já agradeço.

    Thelma!

    • Escola de Bolo

      Oi Marcia,

      para crianças o de chocolate com certeza – o devil’s food cupcake fica ótimo e rende bastante.
      acho que não precisa de recheio não, apenas a cobertura.
      O melhor é vc usar o merengue suíço com buttercream – tem receita e vídeo no site, fica uma delícia e ótimo para colorir.
      bjs
      Thelma

      • Marcia Silva

        1 receita rende quantos cup cakes?Bolo e buttercream.

        • Escola de Bolo

          Oi Marcia tudo bem?

          Depende da receita, mas em geral eu informo o rendimento…qual receita vc esta perguntado?
          bjs
          Thelma