07dez

DICAS PARA O BOLO DAR CERTO

Postado por Thelma Tomb
como fazer bolo 4

O que fazer (ou não fazer) para o bolo dar certo!!

Quase todo mundo gostaria de saber fazer bolo, mas acha que não consegue.

Já escutei muita gente dizer que não tem “mão para bolo”…

Eu particularmente não acredito nisto, pois, diferente de pratos salgados, ou outros preparos, na confeitaria não é necessário “ter mão”.

O que é necessário é ter paciência, atenção aos detalhes e precisão na hora de preparar a receita.

Existem claro, alguns fatores fundamentais, como para começar, uma boa receita.

Bons ingredientes também são indispensáveis para um bom resultado.

Nem a melhor receita do mundo, preparada da maneira mais correta, ficará boa se os ingredientes não forem bem selecionados.

O contrário, claro, é também verdade absoluta.

Excelentes ingredientes e receitas não se transformarão em um bom bolo se não houverem os cuidados necessários na hora do preparo.

Afinal de contas, nada mais frustrante do que gastar tempo e dinheiro e ter que jogar tudo fora…

Claro que isto pode acontecer, mas a idéia é que aprendamos com os erros.

Para isto, preparamos uma lista com as perguntas (e queixas) mais comuns que recebemos à respeito do que pode ter acontecido para o bolo dar errado.

Sempre que recebemos mensagens e comentários, tentamos entender como foi o processo todo, para descobrir o que pode ter sido o problema.

Baseada nas perguntas que recebemos sobre bolos que não tiveram o resultado esperado, listamos os 5 erros mais comuns.

 

Minolta DSC

  1. Abrir o forno enquanto o bolo ainda esta assando. Isto faz com que a temperatura diminua e bolos mais sensíveis como pão de ló, chiffon e genoise afundem. Se a receita pede 30 minutos de forno não abra antes de 25 minutos.

 

como fazer bolo

2.  Bater ou misturar demais a massa, especialmente depois de adicionar a farinha. Isto fará com que o glúten se desenvolva ou que o ar que foi incorporado à massa, seja retirado. O resultado é o que chamamos de bolo solado.

 

como fazer bolo 1

3.  Não conhecer o forno, ou seja, confiar no termostato. Em 99% dos fornos ele é incorreto. Use um termômetro ou faça o teste. Veja aqui como testar a temperatura interna do seu forno.

 

como fazer bolo 2

4. Medidas incorretas dos ingredientes. Diferente do que acontece no preparo de pratos salgados, 1 colher a mais ou a menos de qualquer ingrediente vai alterar consideravelmente o resultado do seu bolo. Use balança e colheres e xícaras medida.

 

como fazer bolo 3

5. Temperatura incorreta dos ingredientes. Planeje com antecedência e retire os ingredientes da geladeira, certificando-se que estão na temperatura ambiente, quando assim for especificado na receita.

Deixe um Comentário

2 Comentários:DICAS PARA O BOLO DAR CERTO

  1. Hannah

    Boa Noite Thelma, as batedeiras planetárias fazem uma grande diferença no resultado do bolo? Qual batedeira vc indicaria cujo custo x benefício valeria a pena? No meu caso não seria para uma grande quantidade de bolos.

    • Thelma Tomb

      Oi Hannah tudo bem?

      não sei se a diferença é tanta no resultado das massas, mas com certeza é muita na hora do preparo…já para merengues por exemplo, faz sim muita diferença…eu não sei direito o que tem no mercado, mas eu uso Kitchen Aid, amo, tenho várias, e algumas tem mais de 15 anos de uso, nunca deram problema nenhum…na minha opinião vale a pena investir pois vc terá uma excelente batedeira para a vida toda…
      bjs