09mar

DICAS PARA PREPARAR UM BOLO

Postado por Thelma Tomb
cake tips blog

Para o  bolo ficar bem assado e não afundar, encruar ou grudar na forma – os problemas mais comuns – fizemos uma lista com algumas dicas. Assim você não vai ficar frustrada com o resultado e garante um bolo bem feito, saboroso e pronto para ser recheado, decorado ou mesmo para ser degustado simples, no café da manhã ou chá da tarde. Seja qual for o objetivo, algumas regrinhas simples farão toda a diferença no final.

  1. Antes mesmo de começar certifique-se que a receita contenha proporções adequadas de gordura, secos e líquidos. Ou seja, a quantidade de  gordura e líquidos (ovos, manteiga, leite, água etc.) é ligeiramente menor do que a quantidade de secos. Por exemplos, na receita de pão de ló com 5 ovos, a quantidade de ovos é de 250 gr. e a de secos é de 300 gr. Na receita do bolo de brigadeiro a quantidade de líquidos e gordura é de 500 gr. e a de secos é de 570 gr. 
  2. Sempre use ovos frescos. Normalmente os ovos encontrados em supermercados deixam muito à desejar. Se possível compre na feira ou em avícolas, a diferença é enorme e saem mais em conta também.
  3. Utilize ovos, manteiga e leite sempre em temperatura ambiente, à menos que a receita especifique diferente.
  4. Se possível utilize uma balança. Estas pequenas de cozinha são ótimas e não ocupam espaço. A quantidade exata de ingredientes faz muita diferença no resultado do bolo, diferente de comidas e pratos que normalmente não necessitam de tanta precisão.
  5. Conheça bem o seu forno. Se possível invista em um termômetro de forno.
  6. Pré aqueça o seu forno por pelo menos 30 minutos antes de colocar o bolo. Isto garantirá que o forno esteja aquecido por igual.
  7.  Utilize um conjunto de colheres medidoras e meça os ingredientes nivelados com a borda da colher.
  8. Separe todos os ingredientes antes de começar a preparar o bolo.
  9. Peneire sempre os secos. Utilize uma peneira bem fina.
  10. Use formas de boa qualidade e adequadas à receita. Caso tenha alguma dúvida confira o guia sobre formas e assadeiras.
  11. Para a maioria das receitas, não unte a forma. Apenas forre o fundo com papel manteiga. Isto fará com que o bolo saia do tamanho exato da forma, pois ele gruda nas laterais e não encolhe nem deforma.
  12. Para os bolos de frutas, brownies ou bolos que demoram muito para assar  forre a forma inteira com papel manteiga. Assim não queimarão nas laterais.
  13. Para formas com relevo ou furo no meio, unte e enfarinhe ao invés de usar o papel manteiga.
  14. Não abra o forno antes de 15 minutos, nada assa antes disto.
  15. Se encontrar compre um cake tester para ver se os bolos estão assados, funciona melhor do que palito, pois são mais finos e mais compridos. Veja o número 18 no guia sobre equipamentos essenciais.
  16. Após retirar o bolo do forno deixe esfriar completamente antes de desenformar. Caso não tenha utilizado o papel manteiga, desenforme depois de 10 minutos.
  17. Passe uma faquinha para soltar as laterais e desenforme, retirando cuidadosamente o papel manteiga.
  18. Se for cortar para rechear, embrulhe bem em plástico filme e deixe no freezer por 2 horas. Isto vai facilitar muito na hora de cortar o bolo para rechear.
  19. Na hora de rechear e montar o bolo, deixe a parte que ficou para baixo – a que você retirou o papel manteiga – para cima. Ela estará bem lisinha.
  20. Use sempre uma calda básica para umedecer o bolo na hora de rechear. Espalhe com um pincel de silicone.

 

Deixe um Comentário

8 Comentários:DICAS PARA PREPARAR UM BOLO

  1. Andrielle Andrade

    Adorei as dicas

  2. celia cavalcanti

    Ótimas dicas!

  3. Angel Belizário

    olá.

    Amei de paixão seu trabalho, Parabéns pela iniciativa e muito obrigada pela mãozinha… 🙂
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu bolo fica muito fofo e dessa forma fica muito ruim para cobrir com pasta americana, pois quebra. Ontem mesmo fiz um bolo que se abriu, imagine meu DESESPERO. Enfim, o que vc acha que posso fazer para meu bolo ficar gostoso, firme e fofo sem quebrar, rachar, help me please.

    • ttomb

      Oi Angelina, tudo bem?
      As receitas de bolo do site são próprias para cobrir o bolo com pasta americana. E a maioria é de bolos fofos e macios. A receita da massa do bolo de brigadeiro, que vc acha em passo a passo é ótima, e faz o maior sucesso. Porém nunca eu corto o bolo no mesmo dia que asso, guardo na geladeira e só corto no dia seguinte.
      bjs e obrigada.
      Thelma

  4. Angel Belizário

    Oi Telma,
    Obrigada pela resposta. Eu sempre faço o bolo de um dia para o outro quando vou cobri-lo com pasta, mas nunca guardei na geladeira. Eu não corto meu bolo para recheá-lo, sempre faço 2 ou 3 e ponho o recheio entre eles. Eu penso que guardar o bolo na geladeira deixa ele ressecado… Mito?? Vc acha que vai dar certo no meu caso se eu colocar o bolo depois de frio, esteja ele dentro ou fora da forma na geladeira?? Tenho que embala-lo com o que para refrigera-lo???
    Mais uma vez obrigada…
    :*

  5. Lucimar Rodrigues

    Adorei as dicas. são muito úteis e esclarece bem. Parabéns!!!

  6. Camyla Queiroz

    Olá Thelma, eu não sei onde está o meu erro, pois não consigo fazer meus bolos ficarem mais macios. Será que pode ser o fato de estar colocando manteiga gelada, ou a temperatura do forno que esta forte demais? Help. Camyla

    • ttomb

      Oi Camyla tudo bem?
      Bom a manteiga e o restante dos ingredientes devem estar em temperatura ambiente – a menos que o contrário esteja especificado na receita. A temperatura do forno também é super importante – a maioria das receitas pede forno a 180 graus – o que nem sempre, aliás quase nunca, condiz com a temperatura marcada no termostato do forno. O ideal seria um termômetro de forno, ou vc pode fazer o teste – segue o link abaixo. Outros fatores também são fundamentais, como não bater demais a massa após acrescentar a farinha por exemplo. Um bolo requer vários cuidados para ter um resultado satisfatório – leia sempre a receita e nos vídeos você vai encontrar muitos detalhes que eu sempre menciono.
      bjs
      testando a temperatura do forno