20mar

DIFERENÇA ENTRE CHOCOLATE E COBERTURA

Postado por Thelma Tomb
2017-03-20

Uma das perguntas que eu mais recebo é a seguinte: Posso utilizar chocolate fracionado?? Resposta…

NÃO EXISTE CHOCOLATE FRACIONADO…o que existe é uma cobertura sabor chocolate…MUITO DIFERENTE DO CHOCOLATE.

A diferença você vê no produto final, antes mesmo de degustar.

CHOCOLATE – Segundo a legislação brasileira, para que um produto seja denominado chocolate ele deve possuir uma quantidade mínima de massa de cacau em sua formulação – 25% – e a única fonte de gordura deve ser a do cacau. Os chocolates importados e os nacionais da linha premium tem a partir de 40% de massa de cacau. Vale comentar que o chocolate branco não leva nada de massa de cacau, apenas manteiga de cacau, e para o especialistas não é considerado chocolate. É esse o chocolate recomendado para alta qualidade em ovos de páscoa, trufas, brigadeiros, ganache etc. O chocolate precisa ser temperado corretamente para adquirir boa textura, ficar brilhante e se solidificar corretamente, em cascas, barras e formas moldadas. Não precisa de temperagem para utilização em recheios ou doces. O chocolate derrete à 36 graus, ou seja, na temperatura do corpo, portanto um bom chocolate derrete na boca e não deixa sabor de gordura evidente, é macio e suave, além de delicioso.

COBERTURA – as chamadas coberturas levam gordura vegetal ou fracionada em sua composição, ao invés de manteiga de cacau e por isso não são denominadas chocolate e sim cobertura sabor chocolate. Não derretem facilmente e são bem fáceis para trabalhar, não necessitam de temperagem. Porém tem qualidade inferior ao do chocolate e deixam uma sensação desagradável na boca com um sabor mais evidente de gordura. Use para colar decoracões no bolo e talvez para cobrir cake pops – pela facilidade. A cobertura FRACIONADA tem sabor e ponto de derretimento mais próximos do chocolate. Já a cobertura HIDROGENADA é mais utilizada em locais muito quentes pois resiste mais ao calor, mas deixa bastante a desejar em termos de textura e sabor.

PORQUE TEMPERAR O CHOCOLATE – DICAS

COMO TEMPERAR CHOCOLATE – VÍDEO

TRUFAS DE CHOCOLATE – VÍDEO

 

Deixe um Comentário

5 Comentários:DIFERENÇA ENTRE CHOCOLATE E COBERTURA

  1. Ana Tereza

    Muito feliz por estar nesta escola, pois ela me proporciona um aprendizado de qualidade e de maneira mais facil.

  2. Amelia

    Oi Thelma, comprei uma cobertura sabor chocolate da Harald para fazer uma ganache e cobrir um bolo que leva pasta americana. Estou lendo que não é a mesma coisa que o chocolates branco. De qualquer maneira posso utilizar para fazer a ganache?

    • Thelma Tomb

      Oi Amelia tudo bem?

      são produtos bem diferentes mesmo…eu não gosto de utilizar a cobertura, mas acho que dá certo em termos de textura, o sabor não é o mesmo.
      bjs

      • Amelia

        Obrigada,Thelma pelo retorno.
        Vou passar a usar o chocolate mesmo mas como é um mesaniversario da minha neta e só com a família queria saber se dava para aproveitar a cobertura de chocolate.
        Abraços