14maio

PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL

Postado por Thelma Tomb
planning blog

Para o seu bolo ser bem sucedido (e você também), não basta apenas conhecer as técnicas, ter ótimas receitas e utilizar os melhores ingredientes. É fundamental que você planeje tudo muito bem e evite ao máximo problemas que poderão comprometer o resultado final. O bolo deve ser entregue no horário certo, e estar de acordo com o que foi combinado com o cliente. Lembre-se que o bolo vai ser visto por todos os convidados e é o seu cartão de visitas. Uma festa com 100 convidados equivale à 100 cartões distribuídos. Vai depender de você criar uma experiência inesquecível e garantir que o seu “cartão” seja guardado com cuidado. Seguem algumas dicas importantes, especialmente para quem está começando e quer garantir a sua fatia de um mercado que esta aumentando cada vez mais.

  1. A descrição do bolo deve estar bem detalhada e conter o máximo possível dos detalhes que foram acertados com o cliente – sabor da massa, recheio, tamanho, cores etc. Se possível faça um desenho e mantenha-o à vista.
  2. Pelo menos uma semana antes da entrega faça uma lista completa de todos os ingredientes que irá necessitar.
  3. Reserve um dia para fazer todas as compras, pelo menos 6 dias de antecedência. Compre sempre a mais para o caso de ter algum problema e ter que refazer a receita, evitando assim ter que sair correndo para comprar coisas.
  4. Certifique-se que a entrega esteja planejada de acordo, e que a caixa na qual irá levar o bolo esteja em ordem e cabe no carro.
  5. 5 dias antes da entrega, prepare a base na qual o bolo irá e deixe pronta para ser utilizada. Guarde em local seguro em cubra para evitar pó.
  6. Caso vá utilizar decorações que possam ser feitas com antecedência, como flores, laços, modelagem de figuras ou detalhes em glacê real, faça no mínimo uma semana antes e deixe secando. Faça sempre a mais para o caso de quebrarem na hora de colocar no bolo.
  7. 5 dias antes prepare a ganache que irá usar para cobrir o bolo antes de colocar a pasta americana. A ganache,  guardada na geladeira em recipiente fechado dura muito tempo.
  8. 5 dias antes prepare também a pasta americana, embrulhe bem em plástico filme e saco plástico e deixe na geladeira.
  9. 4 dias antes asse todas as massas, embrulhe em plástico filme e em saco plástico e deixe na geladeira.
  10. 3 dias antes faça os recheios, a calda, corte e monte o bolo em uma forma e deixa na geladeira bem coberto.
  11. 2 dias antes, pela manhã, retire o bolo e a ganache da geladeira e deixe voltar em temperatura ambiente. Desenforme, cubra com a ganache e com a pasta americana. Deixe secando por algumas horas.
  12. Na parte da tarde monte o bolo, caso tenha vários andares e coloque sobre a base.
  13. 1 dia antes da entrega, na parte da manhã, coloque todas as decorações e deixe secando.
  14. Na parte da tarde finalize o bolo, faça detalhes de acabamentos se for o caso e deixe secando sobre a bancada até o dia seguinte.
  15. Prepare a entrega e saia com muita antecedência para faze-la.

 

 

 

Deixe um Comentário

14 Comentários:PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL

  1. Evelyn

    Oi Thelma, adorei essa matéria, pois estou fazendo um bolo agora, vou entregar amanhã às 18hs, já tirei da geladeira e vou cobrir com pasta americana hoje, o recheio é trufa de chocolate branca e preta, molhei com calda neutra (açúcar, água, essência) Não tem problema mesmo ficar em temperatura ambiente até as 18hs de amanhã? Bjs!

    • ttomb

      oi Evelyn tudo bem? Se o que vc chama de trufa for uma ganache, ou seja, não tenha nada cru, com certeza pode deixar fora da geladeira…bjs

  2. Evelyn

    Muito obrigada Thelma, vivendo e aprendendo, fiquei muito feliz quando vi sua matéria, bjs!

  3. Maria Aparecida Guedes

    Olá Thelma! Vou fazer um bolo de casamento de 4 andares cujos diâmetros são 40cm; 30cm; 20cm e 10cm. Eles não vão caber na geladeira.Devo assá-los também com quatro dias de antecedencia e posso deixa-los fora da geladeira cobertos com fime plástico dentro da própria forma até o dia de recgeiar e cobrir com pasta?

    Um abraço,

    Cida

    • ttomb

      Oi Cida tudo bem?
      Eu acho que 4 dias fora da geladeira não vai dar muito certo não…asse 2 dias antes e deixe fora da geladeira, mas sem recheio nem calda ok.
      Eu tb. acho que 10cm vai ser praticamente um mini bolo…sugiro que vc faça o topo com 15cm.
      bjs
      Thelma

  4. Maria Aparecida Guedes

    Muito grata pela atenção Thelma.
    bjs

    Cida

  5. Silvia Fernandes

    Oi Telmo! Estou seguindo esses passos! Tenho um bolo da Elsa para entregar sábado à tarde e, segundo as instruções, 2 dias antes, no caso, hoje, ele foi tirado da geladeira e coberto com a ganache (mas só vou cobrir com a pasta amanhã). O fato é que estou ficando insegura, porque todos ficam perplexos pelo fato de o bolo já estar pronto, sendo para sábado ainda! A massa é do bolo de chocolate perfeito regada com calda básica e recheios de ganache e brigadeiro…Diga que vai dar tudo certo!!!!! Kkkkk

  6. Maysa

    oi, Thelma, parabéns pelos posts maravilhosos!

  7. Maysa

    Já havia quase desistido, pois tinha mania de fazer tudo sem planejar …e muita coisa deu errado…mas lé sobre testar tudo e hj só vou aceitar encomendas depois q fizer as receitas.Estou muito mais segura!!Obrigada!!

    • Thelma Tomb

      Oi Maysa tudo bem?

      muito obrigada, eu fico muito feliz em poder ajudar de alguma maneira…NEM PENSAR em desistir…certeza que você vai conseguir se realmente quiser, e lembre-se que estou aqui sempre que necessitar…bjs

  8. Suzana Rocha Simões

    Oi Boa tarde! Você diz para guarda a pasta americana na geladeira Pode?
    Obrigada Suzana

    • Thelma Tomb

      Oi Suzana tudo bem?

      pode sim, só não pode se estiver no bolo… mas precisa estar muito bem embalada em plástico filme e em ziplock. Quando for utilizar retire da geladeira algumas horas antes. bjs