31out

FILIGRANAS

Postado por Thelma Tomb
IMG_1659

Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e bolinhas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata. Veja como criar este delicado trabalho com glacê real, perfeito para bolos, cupcakes ou cookies. Você vai precisar de:

IMG_1648

Aguarde a pasta secar um pouco antes de começar o trabalho, vai facilitar se ocorrer algum erro para retirar o glacê e também evita marcas de dedos, especialmente em bolos.

IMG_1649

Filigranas são feitos de uma série de S e C. Comece pelo centro e vá trabalhando para fora. É interessante deixar uma bolinha no começo. Utilize o bico na posição vertical, comece com o bico quase encostando na superfície e levante ligeiramente deixando o glacê cair fazendo o movimento desejado, mantendo sempre a mesma pressão. No final volte a tocar a superfície, parando a pressão e retirando o bico.

IMG_1650

Depois faça um C, encostando em uma parte do trabalho anterior. Mantenha os desenhos pequenos e harmoniosos para um resultado delicado.

IMG_1652

Continue trabalhando de modo que os desenhos fiquem conectados em algum ponto.

IMG_1656

Continue até cobrir a superfície desejada. Se quiser a versão com mais bolinhas, faça pontinhos de glacê dentro dos espaços.

Deixe um Comentário

3 Comentários:FILIGRANAS

  1. panelaaucarada

    Nossa fiz o curso no Senac e ensinaram de uma forma tão difícil que não conseguia fazer o trabalho perfeito de jeito nenhum, dessa forma não tem como errar. Obrigada

  2. janaina_palmeira

    Olá Thelma,tudo bem? que lindo!!!! será que consigo? serve para decorar biscoitos também? beijos

    • ttomb

      Oi Janaina,
      com certeza você consegue…ficam lindos em biscoitos, estou preparando um vídeo de biscoitos decorados de Natal..bjs