06fev

FLORES NATURAIS NO BOLO

Postado por Thelma Tomb
2017-02-06

Flores naturais são uma ótima opção para enfeitar bolos.

Especialmente para bolos cobertos com ganache, buttercream e merengues ou para bolos pelados – os famosos naked cakes – adicionar flores e folhagens frescas é uma maneira prática, rápida e efetiva de decorar o bolo. Alguns cuidados importantes devem ser tomados para garantir o bom resultado.

  • Escolha flores e folhagens bem frescas, sem manchas e sem espinhos.
  • Lave muito bem as folhas – no caso das folhagens – e seque com papel toalha.
  • No caso das flores, retire espinhos e folhas, lave bem o caule e corte a ponta em angulo.
  • Jamais insira o caule diretamente no bolo. Pode contaminar o bolo todo e causar sérios problemas.
  • Se possível utilize tubos próprios, que você coloca água dentro e mantém a flor por mais tempo.
  • Uma outra opção é colocar os caules dentro de canudos plásticos – estes que utilizamos para refrigerantes – certifique-se que o caule fica inteiro dentro do canudo. Neste caso, as flores não ficarão na água, portanto deixe-as na geladeira com água e coloque-as no bolo no local da festa.
  • Não deixe as flores encostarem no bolo – coloque um destes celofanes próprios para forminhas de doces embaixo da flor – entre a flor e o bolo – recorte um furinho para passar o caule – e também corte-os de modo que fiquem escondidos.
  • Para fazer colocar flores entre os andares de bolo, corte uma espuma floral da altura desejada, e menor do que o diâmetro do bolo de modo que quando inserir as flores elas fiquem alinhadas com o bolo. Deixe esta espuma de molho por algumas horas. Depois coloque sobre um pratinho de acrílico – destes descartáveis – e coloque outro por cima para garantir que a espuma não entre em contato com o bolo. Prenda com uma fita adesiva própria.
  • Para fazer um topo de bolo, utilize também a espuma e o pratinho plástico em baixo e insira as flores. Cubra a espuma totalmente.
  • Flores como rosas, orquídeas, crisântemos, margaridas, gerberas e cravos e folhagens como as de eucalipto, limão, laranja, hortelã e folhas de parreira são boas opções para decorar o bolo, por sua beleza e durabilidade.

BOLO SEMI NAKED – VÍDEO

CHARLOTTE DE FRAMBOESA – VÍDEO

BOLO COBERTO COM GANACHE – VÍDEO

Deixe um Comentário

4 Comentários:FLORES NATURAIS NO BOLO

  1. Fabíola

    Telma, vc se refere à flores comestíveis ou normais?
    Considerando as regras de higiene, é claro.

    Desde já agradeço.

    • Thelma Tomb

      Oi Fabíola tudo bem?

      neste post eu me referi às normais, considerando-se que as comestíveis são dificeis de encontrar e tem poucas opções…
      bjs

  2. Dora

    Oi Thelma,

    Pretendo colocar mini rosas em mini nakeds, Minha ideia é limpá-la e enrolar toda a parte que vai ter contato com o bolo em plástico filme, o que acha?

    Outra questão é se tu acha que precisa lavar a rosa em sí, deixar de molho em algum produto, ou não precisa?

    • Thelma Tomb

      Oi Dora,

      o ideal seria vc comprar as comestíveis, mas não sei se vai ter tempo…não tenho certeza se deixar de molho vai resolver…o importante é que se não forem comestíveis não tenham contato com a massa entende…tem uma empresa que vende, se não me engano o nome é ervas finas…as flores comestíveis são lindas.
      bjs