06maio

FLORES NATURAIS NO BOLO

Postado por Thelma Tomb
fresh flowers

Flores naturais são uma ótima opção para enfeitar bolos. Especialmente para bolos cobertos com ganache, buttercream e merengues ou para bolos pelados – os famosos naked cakes –  adicionar flores e folhagens frescas é uma maneira prática, rápida e efetiva de decorar o bolo. Alguns cuidados importantes devem ser tomados para garantir o bom resultado.

  1. Escolha flores e folhagens bem frescas, sem manchas e sem espinhos.
  2. Lave muito bem as folhas – no caso das folhagens – e seque com papel toalha.
  3. No caso das flores, retire espinhos e folhas, lave bem o caule e corte a ponta em angulo.
  4. Jamais insira o caule diretamente no bolo. Pode contaminar o bolo todo e causar sérios problemas.
  5. Se possível utilize tubos próprios, que você coloca água dentro e mantém a flor por mais tempo.
  6. Uma outra opção é colocar os caules dentro de canudos plásticos – estes que utilizamos para refrigerantes – certifique-se que o caule fica inteiro dentro do canudo. Neste caso, as flores não ficarão na água, portanto deixe-as na geladeira com água e coloque-as no bolo no local da festa.
  7. Não deixe as flores encostarem no bolo – coloque um destes celofanes próprios para forminhas de doces embaixo da flor – entre a flor e o bolo – recorte um furinho para passar o caule – e também corte-os de modo que fiquem escondidos.
  8. Para fazer colocar flores entre os andares de bolo, corte uma espuma floral da altura desejada, e menor do que o diâmetro do bolo de modo que quando inserir as flores elas fiquem alinhadas com o bolo. Deixe esta espuma de molho por algumas horas. Depois coloque sobre um pratinho de acrílico – destes descartáveis – e coloque outro por cima para garantir que a espuma não entre em contato com o bolo. Prenda com uma fita adesiva própria.
  9. Para fazer um topo de bolo, utilize também a espuma e o pratinho plástico em baixo e insira as flores. Cubra a espuma totalmente.
  10. Flores como rosas, orquídeas, crisântemos, margaridas, gerberas e cravos e folhagens como as de eucalipto, limão, laranja, hortelã e folhas de parreira são boas opções para decorar o bolo, por sua beleza e durabilidade.

Deixe um Comentário

13 Comentários:FLORES NATURAIS NO BOLO

  1. Carla Rocha

    Thelma,

    vou colocar rosas no topo e então significa que vou colocar canudos e enfiar dentro do bolo?

    Bjos

    Carla

    • Escola de Bolo

      Oi Carla tudo bem?
      sim, pode fazer desta maneira – a idéia é evitar que a flor entre em contato diretamente com o bolo. Lembre-se que não vão durar muito…deixe para colocar na última hora.
      bjs
      Thelma

  2. Carla Rocha

    Ok! Obrigada! bjos

  3. Claudia Petta

    Como fazer para as folhas de hortelão não murcharem depois de um tempo? Banhei em água com ácido cítrico e deixei secar, mas mesma assim elas murcham…

    • Escola de Bolo

      Oi Claudia tudo bem?

      Te respondi por email, tem um passo a passo aqui no site. Como cristalizar frutas e folhas.
      bjs
      Thelma

  4. Christianne Jacob

    Oi Telma,
    Vou fazer um naked de dois andares com guirlandas de chuva de prata e hera ao redor da base do primeiro andar e ao redor do segundo andar. O que posso colocar para que a guirlanda nao encoste no bolo? Se enconstar, acha perigoso?
    Bjs

    • Escola de Bolo

      Oi Chris tudo bem?

      Pois é, não deve encostar não…, à menos que fossem comestíveis, mas acho que não são não…não sei exatamente o design que o bolo vai ter, mas tente colocar afastado e avisar para retirarem antes de servir.
      Se quiser mande uma foto por email para eu te ajudar melhor.
      bjs
      Thelma

  5. Marisa

    Estou pensando em enfeitar um bolo com flores no topo. Li o texto e fiquei com as seguintes dúvidas? o que é espuma floral e que tipo de prato coloco no bolo. Por acaso tem algum vídeo para eu entender melhor. Estou começando nesta área, então tem muita coisa que é novidade.

    OBRIGADA.

    • Thelma Tomb

      Oi Marisa, ao invés de usar espuma floral você pode usar uma bola de pasta americana e colocar o caule dentro de canudos e espetar nesta bola…como assim que tipo de prato?? Não tem vídeo com flores naturais, vou anotar aqui para fazer um…mas qual a dúvida em relação ao prato?? aguardo
      bjs

  6. Adriana

    Olá Thelma, tudo bem?

    No item 6 vc diz: “portanto deixe-as na geladeira com água”, neste caso apenas o caule deve ficar imerso na água, correto? Outra coisa, também fiquei confusa em relação aos itens 6 e 7, seria possível postar alguma foto desse processo ou mesmo um vídeo?

    Grata!
    Bjs

    • Thelma Tomb

      Oi Adriana tudo bem?

      sim, apenas o caule, coloque dentro de um copo com água…quanto ao celofane, estes de colocar doces ou vc mesma recorta um circulo de celofane faz um furo no meio e encaixa o caule, que vai estar dentro do canudo, assim nenhuma parte da flor enconsta no bolo pois pode conter algum tipo de pesticida por exemplo…deu para entender?

      bjs

      • Adriana

        Entendi sim esta parte. Obrigada! Só que, faltou te perguntar sobre essa espuma floral, o que seria e aonde encontrar?

        Bjs

        • Thelma Tomb

          Oi Adriana,

          é um bloco, parece um tijolo verde…eu já vi até na feira para vender…na região da 25 de março tb. vc acha super fácil..corte um pedaço pequeno e coloque na água para encharcar bem…guarde o resto..dura muito.
          bjs