20mar

DICAS SOBRE FORMAS

Postado por Thelma Tomb
IMG_0453

Muita gente fica em dúvida sobre qual a melhor forma, tamanho, altura e material, aqui estão as mais utilizadas nas nossa receitas.

 

Podem ver que são simples, acessíveis e fáceis de encontrar. Em alumínio, sem anti-aderente, funcionam super bem.

Tente comprar as que são um pouco mais grossas, de melhor qualidade, pois além de não amassarem facilmente, protegem as laterais do bolo de queimarem.

Quanto às formas de silicone, nunca tive uma boa experiência com elas, portanto, não recomendo.

1. Forma redonda de 25cm com 7cm de altura – ideal para bolos que levam manteiga. Coloque massa até aprox. 5cm.

2. Forma redonda de 20cm com 7cm de altura – igual a 1, porém quando fizer um receita maior, utilize 2 formas

3. Forma redonda de 2 cm com 5cm de altura – ideal para pão de ló de 4 ovos, coloque massa até aprox. 4cm.

4. Forma redonda de 30cm, com altura de 7cm, ideal para massas com manteiga e com altura de 5cm ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos.

5. Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, e com 5cm. de altura, ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos

6. Forma de bolo inglês / forma de pão – com 25cm x 10cm, com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, coloque massa até 5cm.

7. Forma redonda de 15cm com 8cm de altura, ideal para massas com manteiga e frutas, mais pesadas, como o bolo de Natal. Coloque massa até 6cm.

8. Forma com furo no meio – para massas com manteiga. Utilize como as de bolo inglês, porém lembre-se que o tempo de forno será menor, pois o furo fará o meio assar mais rápido.

 

 

 

heating-core

 

 

Formas redondas maiores do que 30 cm, para evitar que o bolo asse nas laterais e fique cru no meio, o  ideal é utilizar um difusor de calor.

 

Coloque no meio da forma, como na foto abaixo. Funciona como se fosse um furo, e depois de assado, retire com cuidado e recoloque massa no lugar do furo.

 

 

heating core

 

 

 

heating-core-baked

 

 

 

half-circle-cake-pan

 

 

Uma outra solução para bolos maiores são estas formas meia lua.

Não muito fáceis de encontrar por aqui mas bem boladas e vale a pena ter caso você faça muitos bolos redondos grandes.

Asse 2 vezes a mesma receita e depois é só juntar.

Deixe um Comentário

28 Comentários:DICAS SOBRE FORMAS

  1. Ana Maria

    Boa Noite!

    Informe por favor onde encontro essas formas meia lua, porque moro em Aracaju e não sei se tem, mais vou procurar, caso saiba algum site que possa comprar indique por favor. Obrigado.

    Ana Maria

    • ttomb

      Oi Ana tudo bem? Eu não sei de nenhum site que venda, comprei as minhas fora do Brasil, mas já vi aqui para vender. Sugiro tentar barradoce.com.br e centraldosabor.com.br…bjs e obrigada.

  2. Keila

    Boa tarde!! Estou adorando o conteúdo!!!! Essas formas altas vc tem dica de onde encontra-las??

    • ttomb

      oi Keila tudo bem? Um bom lugar para encontrar formas é na Central do Sabor, na Rua Paula Souza. Eles tem site centraldosabor.com.br, dá uma ligada antes de ir. Outro local é a barra doce, tb. tem site.
      bjs
      Thelma

  3. Ellens

    Essa última forma pode ser usada para fazer o bolo esculpido (BOLSA) ???

    • ttomb

      Oi Ellen,
      acho que não fica muito bom…sugiro o bolo esculpido de bolsa que tem no vídeo…fica lindo…bjs

  4. Tuti

    Oi Thelma! Porque vc fala que algumas formas são ideais para massas com manteiga? O que muda em ralação ao tipo da forma, quando vai manteiga?
    Obrigada,
    Bj
    Tuti

    • ttomb

      Oi Tuti,
      As massas com manteiga geralmente demoram mais para serem assadas, assim a forma mais alta protege melhor a superfície do bolo, com menos chance de queimar, enquanto assam, pelo tempo maior de forno. E sempre use formas de boa qualidade…de alumínio opaco e grosso.
      bjs
      Thelma

  5. Tuti

    Obrigada!
    Bj

  6. Bertha Oliveira

    Thelma, usei forma de 20cm por 8cm de altura para assar o bolo de chocolate escuro, enchi até 6cm mas demorou 1h 30 min para assar. essa massa tem que se forma baixa?
    Bertha

  7. Marcia Baladi

    Oi Thelma,
    Fiz um bolo numa forma redonda em formato de meia bola. Primeiro, acho que precisava de um difusor de calor, não é? tenho dúvidas de como usar esse difusor. Eu coloco massa de bolo dentro dele também, para depois preencher o furo?
    Outro problema que ocorreu foi que o bolo grudou no fundo, apesar de eu ter untado. Será que eu deveria ter polvilhado com farinha também para não grudar? o que eu posso fazer pra dar certo? eu tenho que assar outro bolo neste formato e quero muito que dê certo.
    obrigada!! bjos.
    Márcia

    • ttomb

      Oi Marcia,
      Nossa, não deveria ter grudado com este spray…qual foi a receita que você usou? e para usar o difusor não precisa não colocar massa dentro, mas não sei se daria certo neste formato de forma..será que ele para em pé?
      bjs
      Thelma

  8. Marcia Baladi

    Oi de novo Thelma,
    Só pra esclarecer, eu untei com aquele spray, acho que da Wilton: “Bake easy”. Me oriente, por favor.
    bjos

  9. Marcia Baladi

    Oi Thelma, eu usei a receita de bolo de baunilha, aquela que serve para esculpir, já é úmida e não necessita de calda. No final das contas eu usei aquela técnica do saco plástico na forma de bola para deixar no formato. Deu certo. Mas preferia que não tivesse grudado, é claro! Quanto ao difusor, como eu preencho com massa depois de assado? Que massa se vai ficar o furo? Na foto acima a massa encaixou perfeitamente no lugar do furo. Como?
    Bjos

    • ttomb

      Oi Marcia tudo bem? Pode ser a qualidade da forma também…
      Agora que eu entendi a sua dúvida quanto a o difusor…na verdade você vai coloca-lo na forma depois de colocar a massa, portanto ele vai ficar com massa dentro naturalmente, uma vez que é furado. Depois de esfriar o bolo você puxa o difusor e retira a massa que ficou dentro dele e coloca no bolo..deu para entender?
      bjs
      Thelma

  10. Marcia Baladi

    Pelo que entendi eu coloco o difusor ao contrário do que está na foto acima? Ou ele é furado nos dois lados? É porque vi vendendo um aqui que parecia um copo (tipo esse da foto), mas fechado embaixo. Nesse caso eu unto o difusor ou não precisa?
    Quanto a forma de bola, acho que a qualidade não deve ser muito boa mesmo. Porque é um alumínio bem fino. Será que se esfarinhar ajuda?
    Bjos e obrigada!

    • ttomb

      Oi Marcia,
      Não coloca ao contrário não…o difusor que eu tenho, da Wilton, é furado em baixo…se este que vc tem não é então acho melhor encher com massa, e untar… mas tb. pode deixar um furo que você preenche com recheio ou ganache. Quanto à forma, tente untar com gordura vegetal (não manteiga) e farinha…e cuidado pois o aluminio muito fino queima o bolo na lateral e deixa cru no meio…
      bjs
      Thelma

  11. Thereza Teixeira

    Recomenda alguma marca de formas de boa qualidade?

    • Escola de Bolo

      Oi Thereza tudo bem?

      Para formas simples, eu gosto da Doupan, e para as decoradas da Wilton.
      bjs
      Thelma

  12. Marcia Silva

    ola.

    Thelma, estou trabalhando com formas de 15 cm de diametro.
    Gostaria de saber para um bolo naked cake… quanto de massa devo colocar.Quero fazer bolos diversos com coberturas e os tradicionais também…
    * Quantas formas no máximo devo colocar no forno para assar de uma só vez?
    * Quanto de recheio e quantas camadas?

    Desde ja agradeço

  13. Pingback: Links úteis #4 - Coberturas e recheios de bolo • Blog do Cupcake

  14. Elizane

    Olá, Telma, tudo bem?

    Não sei fazer bolo e não tenho prática e nem utensílios, pretendo adquirir. Aqui na minha casa tenho algumas fõrmas com furos e não sei se meço pelo fundo ou pela superfície.Quero fazer o bolo de cenoura com com nozes, será que posso usar umas das fôrmas que tenho?
    Obrigada, Elizane

  15. Pingback: Links úteis #4 - Coberturas e recheios de bolo · Doce Blog