05nov

FRUTAS FRESCAS NO BOLO

Postado por Thelma Tomb
fresh fruits

Lindas, coloridas e apetitosas, as frutas frescas são irresistíveis e fazem parte de várias receitas de bolo. Porém alguns cuidados são necessários para evitar desastres e frustrações na hora de utiliza-las. Confira as dicas para não errar.

  1. As frutas mais utilizadas em bolos são altamente perecíveis, sendo sempre conservadas em geladeira. Leve em consideração que na maioria das vezes o bolo ficará por várias horas fora da geladeira, especialmente em festas. Neste caso, as frutas usadas também ficarão fora da geladeira.
  2. As frutas quando cortadas, quase que imediatamente começam a liberam líquido, que irá entrar em contato com o recheio e a massa, alterando significativamente a textura. Este líquido será um proliferador de bactérias, que após algum tempo poderão azedar o bolo.
  3. Para utilizar frutas frescas em recheios, monte o bolo no máximo algumas horas antes de usar e deixe na geladeira até quase o momento de servir.
  4. Para frutas que irão no topo do bolo, inteiras, como no caso de naked cakes, retire-as da geladeira 1 hora antes de utiliza-las para estarem em temperatura ambiente. Lave e seque muito bem e coloque sobre o bolo. Neste caso também é importante levar em consideração quanto tempo ficarão expostas. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, que além de enfeitar, ajuda a conservar melhor as frutas.
  5. Bolos cobertos com pasta americana NÃO devem levar frutas frescas em seu recheio, pois geralmente são feitos com antecedência, não serão guardados em geladeira, e qualquer alteração na textura do recheio poderá causar danos na pasta, como bolhas, buracos e vazamentos.

Deixe um Comentário

2 Comentários:FRUTAS FRESCAS NO BOLO

  1. Marcelina Alvim

    Ei Thelma!! Tudo bem?
    Pteciso de uma opinião importante. Vou fazer um bolo pro chá de bebê de uma amiga domingo. Ela tá com desejo de bolo com abacaxi. Já li o que vc acha sobre frutas no bolo e gostaria de saber se minha idéia é viável. A receita que quero fazer pede pra cozinhar meio abacaxi picadinho, 2 colheres de açúcar e 250 ml de água. Ferver por 2 minutos somente. Coar o abacaxi para molhar o bolo com o líquido fervido. Usar o abacaxi para rechear o bolo aplicando creme de cinfeiteiro em cima dele. Alternar com camada de bába de moça. Ou seja, o abacaxi entra só na parte do creme de confeiteiro. Faria o bolo amanha e rechearia à tarde. Deixaria na geladeira até domingo, dia do evento, e cobriria com fondant às 11:00 da nanhã. O evento é às 3. Alguma chance disso dar certo ou vc tem alguma sugestão? Bjssss

    • ttomb

      Oi Marcelina tudo bem?
      Acho que vc já resolveu né? Eu demorei para responder, desculpe. Acho que tudo bem, mas eu deixaria cozinhando pelo menos 15 minutos.
      Bjs
      Thelma