15maio

MONTE SEU PORTFOLIO

Postado por Thelma Tomb
Search results for portf

Complementando o  post  TENTATIVAS E ERROS desta semana, veja as dicas para montar seu portfolio e atrair mais clientes, especialmente para quem esta começando ou quem quer se profissionalizar mais.

  1. Não espere por encomendas para fazer seu primeiro bolo de andares, ou seu primeiro bolo esculpido, com flores etc…Toda a boleira que se preze tem que ter um portfolio completo ou quase, para mostrar para o cliente e principalmente para sentir-se segura na hora de aceitar encomendas, passar orçamentos e sugerir diferentes opções, tanto em termos de design como em termos de sabor.
  2. Comece hoje mesmo, faça um bolo de 3 andares, todo de bolo, cubra com pasta americana, decore como um bolo de casamento.
  3. Faça o mesmo com outros tipos de bolo. Faça bolo temático, esculpido, infantil, masculino, de primeira comunhão e batizado.
  4. Tente utilizar técnicas diferentes em cada bolo. Assim poderá mostrar e treinar flores, rendas, babados, decorações com glacê, modelagens de bonecos etc.
  5. Faça receitas diferentes também.
  6. Faça alguns tipos de tabuleiros, como cobertos com pasta, com glacê, decorados com fitas e com motivos do bolo.
  7. Anote absolutamente tudo o que utilizou, como fez, fotografe os passos para você ter como consultar posteriormente.
  8. Calcule os ingredientes utilizados para cada tamanho de bolo, quanto usou de recheio, de calda, de ganache e de pasta. Assim quando for fazer novamente basta olhar suas anotações sem ter que calcular o que vai comprar e o que vai fazer novamente.
  9. Calcule também quanto tempo demorou para fazer cada bolo, o dia que começou e o dia que terminou. Todas as etapas são importantes para saber quanto tempo levou em cada uma. Assim saberá se pode aceitar a encomenda, se aceitar, quanto vai gastar em tempo e material.
  10. Coloque o bolo pronto no carro e leve para dar uma volta, de preferência grande, passe por várias ruas com buracos (em São Paulo é bem fácil). Veja as dicas de como transportar o bolo.
  11. Depois de tudo isto volte com o bolo, chame amigos e familiares, e corte e sirva, para ver se o bolo está bem feito por dentro também, se é fácil de cortar, não fica desmanchando, se a fatia tem um tamanho que cabe no pratinho etc.
  12. Não tenha medo de errar, faça muitos bolos, presenteie os amigos, tire fotos, mande para pessoas do ramo e não tenha medo das criticas, use-as para melhorar o seu trabalho.

Deixe um Comentário

6 Comentários:MONTE SEU PORTFOLIO

  1. Alline

    Olá!
    Gostaria de saber qual o bico que fazem as rosas do bolo de rosas brancas?
    Obrigada,
    Alline.

  2. GIGREJAS

    BOM DIA THELMA,
    A COBERTURA DO BOLO ENTRE O BOLO E A PASTA, SEMPRE TEM QUE SER DE CHOCOLATE (GANACHE)? NÃO HÁ OUTRA COBERTURA? ISSO NÃO SAI MUITO CARO?
    OBRIGADA QUERIDA

    • ttomb

      Oi Giselia tudo bem?
      Na verdade é a melhor opção tanto em termos de sabor como em termos de textura. O bolo decorado com pasta americana não deve ser um bolo barato, pois é bastante trabalhoso e elaborado. Portanto o custo do chocolate não deverá ser um problema se você estiver cobrando o valor correto.
      bjs
      Thelma

  3. Janete Santos

    Olá Telma,meu bolo é sempre muito macio,
    o que fazer na hora de colocar a pasta americana?

    • ttomb

      Oi Janete,
      bolos macios não são os mais indicados para cobrir com pasta…mas se quiser usa-los o ideal seria cortar cada camada de bolo com 1cm e colocar uma camada fina de recheio, ou seja, um bolo com 8cm de altura vai ter 6 camadas de massa e 5 de recheio.
      bjs
      Thelma