28nov

O QUE É CREMOR DE TÁRTARO??

Postado por Thelma Tomb
cremor-de-tartaro

Alguma vez já desistiu de fazer alguma receita quando leu a lista de ingredientes e viu cremor de tártaro??

Ou pensou “será que vai fazer diferença se eu não colocar”? “é tão importante assim” ? ” posso substituir por outra coisa? “e para que serve afinal” ?

Questões como estas sempre surgem quando este ingrediente aparece na receita, mas é bem fácil de encontrar e de ser substituído.

  • O cremor de tártaro é um pó branco, sem sabor e sem odor, que você encontra facilmente em supermercados na sessão de temperos.
  • É um subproduto da produção de vinho, que fica no fundo do barril após o final do processo, e é então retirado e moído para ser utilizado. Resíduos de cremor de tártaro foram encontrados em cerâmica de 7.000 anos atrás.
  • Apesar de ter outras funções, a principal em confeitaria é estabilizar as claras quando batidas, especialmente quando serão submetidas à alguma fonte de calor, como suspiros que serão assados, pavlovas e tortas que serão finalizadas com um maçarico. O cremor de tártaro fará com que o merengue suporte o calor sem derreter.
  • Para o caso de não conseguir encontrar, substitua com suco de limão, usando o dobro da quantidade estabelecida de cremor, ou seja, para ½ colher de chá de cremor de tártaro, use 1 colher de chá de suco de limão.
  • Na próxima vez que for ao supermercado lembre-se de colocar na lista e deixar sempre à mão.

SUSPIROS FRANCESES – VÍDEO

CHIFFON DE MARACUJÁ – PASSO A PASSO

BUTTERCREAM ITALIANO – VÍDEO

Deixe um Comentário