28maio

PASTA AMERICANA EM DIAS CHUVOSOS

Postado por Thelma Tomb
bilde

Dias chuvosos podem até ser bem românticos e deliciosos para ficarmos em casa curtindo o sofá,  porém quando temos que fazer um bolo coberto com pasta americana, a última coisa que queremos ver é chuva…Quem já teve experiências (desastrosas) sabe o quanto pode ser frustrante lidar com pasta americana ou qualquer outra pasta de açúcar em climas úmidos. Existem porém soluções que ajudam a amenizar muito o efeito da umidade e facilitam o trabalho nestes dias…

  1. Sempre verifique a previsão do tempo para o dia que você vai cobrir o bolo. Caso seja chuvoso já prepare a pasta de acordo. Eu sugiro que você prepare sempre a sua pasta, especialmente se vai enfrentar umidade. Assim pode adequar a receita de acordo com o tempo, o que não não é possível fazer com a pasta industrializada. E torça para a previsão estar certa, porém se não estiver, acrescente um pouco mais de açúcar na hora de abrir a pasta.
  2. Prepare a pasta com alguns dias de antecedência, pois a textura ficará um pouco mais firme do que no dia em que foi feita, especialmente se for um dia chuvoso.
  3. Caso tenha ar condicionado, deixe ligado o dia inteiro, para diminuir a umidade do ambiente. Feche portas e janelas.
  4. Se não tiver ar, um aquecedor, mesmo em dias quentes, ajuda a secar um pouco o ambiente. Deixe ligado e feche tudo por algumas horas pelo menos.
  5. Espalhe a ganache sobre o bolo e deixe na geladeira por 30 minutos antes de colocar a pasta.
  6. Quando for abrir a pasta use muito amido, bem mais do que a quantidade que esta acostumada. Coloque uma boa quantidade na bancada e abra a pasta em cima. Se necessário polvilhe por cima também.
  7. Em casos extremos, misture um pouco de chocolate de modelar com a pasta na proporção de 30% de chocolate de modelar e 70% de pasta. Use o chocolate branco, mas mesmo assim vai ter uma cor marfim, pois o chocolate branco não é branco, mas é melhor do que entregar um bolo com a pasta toda derretida…
  8. Quando for montar o bolo para estes dias, diminua ou até elimine a quantidade de calda.
  9. Para modelagens use um pouco de cmc na pasta, aproximadamente 1 colher de chá para 500gr. de pasta.
  10. E o mais importante, comece tudo com bastante antecedência, lembrando que vai gastar mais tempo do que gastaria normalmente, tanto para abrir a pasta, como para aguardar o bolo secar antes de mudar para o tabuleiro etc. E as modelagens também vão demorar mais tempo para secar e podem dar um pouco mais de trabalho.

Deixe um Comentário

7 Comentários:PASTA AMERICANA EM DIAS CHUVOSOS

  1. Thaynan

    Oi linda,boa tarde!!! Espero que esteja bem. Hoje aconteceu exatamente isso comigo, por está chuvoso o bolo que fiz a pasta ficou completamente melecada. Vou tentar suas dicas e vou tentar fazer minhas pastas,pois eu compro prontas.Obrigada pelo seu trabalho,bjs.

    • ttomb

      Oi Thaynan tudo bem?
      Tente fazer a pasta e regular a quantidade de glicerina, você vai ter um resultado melhor.
      bjs
      Thelma

      • Fernanda Hassesian

        Thelma, me ajuda??
        Hoje está chovendo muito e minhas decorações estão derretendo….o que eu faço?

        • Escola de Bolo

          Oi Fernanda…
          nos falamos ao telefone, espero que tenha resolvido.
          bjs
          Thelma

  2. Andreia Bellesia

    Thelma socorro!!!!!rsrs
    Tenho dois bolos p o final de semana um de noivado e outro de aniversário estou morrendo de medo que a pasta derreta…..será q daria certo misturar pasta p flores na pasta americana….não tenho muitos recursos como ar condicionado ou aquecedor por favor o que fazer…..
    Grata….bjs
    Andreia

    • Escola de Bolo

      Oi Andreia, tudo bem?

      acho que o melhor seria vc usar chocopasta, ou então misturar um pouco de cmc na pasta americana…tem um post de chocopasta, coloque no campo de busca, mas se o bolo for branco, não vai dar…
      qqr coisa me avisa.
      bjs
      Thelma

  3. Bárbara Kerollen

    Bom dia, Thelma!!

    Moro em Manaus-AM, e aqui é estremamente quente e úmido com temperatura mínima de 28°C nos dias chuvosos.
    Quando começo a trabalhar com a pasta americana que compro pronta, ela logo fica mole e grudenta e tenho que usar muito amido.
    Gostaria de começar a fazer a minha, mas não sei como posso adaptar para que eu possa trabalhar melhor com ela.
    Quanto vc recomenda que eu use de glicerina e glucose?