31mar

PASTA AMERICANA – EVITE DESASTRES

Postado por Thelma Tomb
fondant troubleshooting

Cobrir o bolo com pasta americana, apesar de ser simples e relativamente fácil, pode causar grandes frustrações e péssimos resultados, como você pode ver nas fotos acima. Baseada nas perguntas que recebo diariamente sobre problemas que as pessoas tem quando utilizam a pasta, fiz uma relação e as possíveis causas. Confira e evite problemas com alguns cuidados fundamentais.

1. O bolo ficou cheio de bolhas, especialmente na lateral, um pouco depois de ter sido coberto.

2 prováveis motivos – a cobertura utilizada não foi adequada e a pasta americana não aderiu uniformemente ou o bolo não foi estava reto e liso e no local das imperfeições a pasta não aderiu, formando assim bolhas de ar. Utilize ganache e deixe o bolo absolutamente liso e reto ANTES de colocar a pasta. Coberturas como geléias, doce de leite, argamassa (ecaaa), glacê real, mármore ou qualquer outra invenção NÃO são próprias para bolos cobertos com pasta americana, pois irão afetar a textura da pasta (entre outros problemas).

2. O bolo ficou com barrigas nas laterais.

Camadas muito grossas ou com textura inadequada de recheio, divida o recheio em várias camadas, sugiro 4 ou 5 camadas finas de recheio. Não use recheio muito moles que tendem a escorrer pela lateral.

3. A pasta americana rachou, formando pele de elefante.

A causa mais provável foi que a pasta não foi condicionada (trabalhada) o suficiente. Pasta mal amassada é a causa número 1 deste efeito desagradável (e bem comum infelizmente). Pastas que utilizam gordura vegetal também são bem propensas a ter este problema. Faça a sua pasta e use uma quantidade mínima (mínima mesmo) de gordura nas mãos quando for amassar a pasta (na hora de fazer apenas). Outro possível problema pode ser uma receita inadequada para o clima.

4. A pasta americana rachou nas bordas.

Quando a pasta é aberta muito grossa ela tende a rachar nas bordas pois sua espessura vai impedir a adequada aderência nestes locais o que fará com que a pasta rache. Abrir uma quantidade de pasta muito maior do que a necessária fará com que o peso da pasta excedente rache a pasta nas bordas, além de deformar o bolo também. Abrir a pasta muito fina também causa problemas. Verifique a tabela para saber a quantidade de pasta para cada tamanho de bolo.

5. A pasta americana ficou úmida e deformada algum tempo depois de ter sido aplicada no bolo.

Algumas possíveis causas, 2 mais prováveis – a cobertura utilizada no bolo foi inadequada, o que causou umidade na pasta (veja item 1) ou a temperatura ambiente esta muito úmida – neste caso ajuste a receita da pasta para a temperatura ambiente. Veja o vídeo e a receita.

6. A pasta formou pregas na parte de baixo.

As pregas não foram desfeitas apropriadamente. Para evitar, alise primeiro a parte de cima do bolo e nas laterais vá abrindo a pasta aonde as pregas se formaram e empurrando delicadamente em direção ao bolo. Alise com o alisador sem puxar a pasta para baixo, o que irá causar rachaduras e deformidades nas bordas.

7. O bolo ficou deformado quando for transferido para o tabuleiro definitivo.

A base que o bolo foi colocado não foi firme o suficiente para agüentar o peso do bolo e quando o bolo foi levantado ela entortou com o peso e deformou o bolo. Use sempre uma base de isopor de alta densidade (especialmente se for um bolo grande), cortada do tamanho do bolo e coberta com uma base própria para alimentos.

8. O bolo ficou marcado nas laterais quando foi transferido para o tabuleiro mesmo estando em uma base firme.

O bolo foi imediatamente transferido, sem que a pasta tivesse tido um tempo para firmar um pouco. Aguarde pelo menos 30 ou 40 minutos, de preferência mais se o bolo for muito grande ou tempo estiver muito úmido para transferir o bolo para o tabuleiro definitivo. Use sempre um salva bolos de tamanho adequado.

COMO COBRIR BOLO COM PASTA AMERICANA – VÍDEO COMPLETO AQUI.

Deixe um Comentário

29 Comentários:PASTA AMERICANA – EVITE DESASTRES

  1. Bruno

    Olá, qual seria a cobertura ideal para alisar o bolo antes de colocar a Pasta Americana? Abraço

  2. Cristiane Agnelon

    Adorei estas dicas !! Aliás adoro todas !! Parabens!

  3. sebastiana

    Queria a receita do ganache pra cobrir o bolo de pasta. ObrigDo

  4. silvana

    Oi adorei as dicas moro numa cidade quente,gostaria de saber se,o creme de leite q vai no ganache,não altera a durabilidade do bolo?

    • ttomb

      Oi Silvana, tudo bem? Não tem o menor problema, a creme de leite deve ser fervido antes. Se utilizar o de lata não ferva, apenas aqueça muito.
      bjs
      Thelma

  5. Livia

    E melhor fazer a pasta americana ou comprar pronta? Em relação a custo o que e melhor? Se for comprar qual a marca que vc indicaria? Você disse que usa ganache para colocar a pasta em relação ao custo fica mais viável?

    • ttomb

      Oi Livia tudo bem?
      Prefiro fazer do que comprar, embora para cores mais escuras eu compro. Em termos de custo eu não sei dizer…acho que é igual. Arcolor é uma boa marca.
      bjs
      Thelma

  6. Livia

    Tem a receita da pasta aqui no site? E para colorir a pasta vc usa que corante? Da marca arcolor mesmo ou da wilton?

  7. Silvana

    Olá,

    Quanto tempo deixo o ganache secar para colocar a pasta americana. Deixo ele secar na geladeira ou temperatura ambiente? E como conservo a pasta americana, pois conservo a minha em um saco plastico e por cima coloco plastico filme e ainda reseca. Tem alguma superficie especifica para abrir a pasta americana?

    Obrigada!

    • ttomb

      Oi Silvana
      Sugiro abrir a pasta na bancada de mármore .
      Embrulhe bem a pasta em plástico filme e coloque em ziplock e em recipiente fechado.
      Sugiro qur vc assista ao vídeo bolo de casamento que explico tudo em detalhes.
      Thelma

  8. Marcia Baladi

    Oi Thelma, me associei hoje e estou adorando o seu blog. Gostaria de saber quando colocar a pasta americana após a aplicação do ganache. É em seguida ou espera secar?

    • ttomb

      Oi Marcia tudo bem?
      Sim, espere secar, deixe uns 20 minutos na geladeira e depois coloque a pasta.
      bjs
      Thelma

  9. Jaciara Azeredo

    recebi uma encomenda de bolo torto,nao faço nem ideia de como faze lo, gostaria de saber se voce ja postou alguma vez este tipo de bolo, bjs

    • ttomb

      Oi Jaciara tudo bem?
      Eu estou fazendo um vídeo de bolo torto…deve entrar no ar em 2 semanas. Vai dar tempo para vc?
      bjs
      Thelma

  10. Mila Awen

    Olá Telma,
    Posso usar ganache de chocolate branco tb? E se o cliente não gostar de chocolate eu uso o que?

    • Escola de Bolo

      Oi Mila,
      pode sim claro fazer com ganache branca, especialmente para bolos cobertos com pasta em cores claras.
      eu não aconselho outra coisa para cobrir o bolo…mas sei que tem muita gente nos EUA que usa buttercream. Tem receita no site.
      bjs
      Thelma

  11. Rosangela Cruz

    Oi Thelma! Como sempre, dicas maravilhosas! Pergunta: Sabes me indicar onde comprar esse isopor de alta densidade? Obrigada! Bjs

    • Escola de Bolo

      Oi Rosangela tudo bem?

      Muito obrigada, fico muito feliz com o seu retorno.
      Sim, eu compra na Só Isopor, na região da 25 de março. Entre no site deles, soisopor.com.br.

      bjs
      Thelma

  12. Marcia Silva

    Ola… eu e minha saga até terça – feira para entregar meu primeiro bolo.
    Thelma, como não consigo assistir vídeo, não consegui solucionar meu problema ainda poderia me enviar por escrito o modo de fazer?
    Quero testa la.
    LEMBRANDO QUE USAREI A GORDURA VEGETAL NESSE PRIMEIRO BOLO, VISTO QUE NÃO TENHO GLICERINA.

    • Escola de Bolo

      Oi Marcia tudo bem?
      Qual vídeo?? qual é a pergunta?
      aguardo
      bjs
      Thelma

  13. Ana Moussa

    E como consertar as rachaduras da borda?

  14. Jorge Delprat

    Olá Thelma!

    tenho uma duvida, sera que da para fazer um bolo coberto com pasta americana e com o recheio de leite ninho com morangos?

    • Escola de Bolo

      Oi Jorge tudo bem?

      O problema são os morangos…soltam água depois de algumas horas, dependendo do morango depois de 2 horas já começam, então para cobrir com pasta vai com certeza ter problemas…a menos que vc consiga fazer tudo muito rápido, o que geralmente não é o caso com a pasta. E mesmo sem pasta vai ter este problema, mas poderá deixar na geladeira por algumas horas antes de servir. Eu sei que não é a mesma coisa mas vc pode fazer uma geléia de morango e espalhar na massa antes de colocar o recheio de leite ninho.
      bjs
      Thelma

      • Cecilia

        Oi, Thelma. Depois de colocar a pasta americana o bolo pode voltar pra geladeira? Tem algum truque pra pasta americana e figuras de pastilhagem nao estragarem na geladeira? Obrigada! Adoro Escola de bolo!

        • ttomb

          Oi Cecilia tudo bem?

          Não pode não…a umidade fará o açúcar derreter e arruinará a pasta e as decorações. Minha sugestão é que vc planeje de acordo com a entrega para evitar a geladeira.
          bjs
          Thelma