22maio

PASTA AMERICANA X MASSA ELÁSTICA X CHOCOPASTA

Postado por Thelma Tomb
fondantxgumpastexchocopasta

A pasta americana, a massa elástica e o chocolate para modelagem são os 3 principais produtos para decorar bolos e cupcakes. Muita gente tem dúvida sobre os usos de cada um e a diferença entre eles, principalmente quem esta iniciando nesta arte deliciosa. Veja as dicas e acerte na hora de usar.

  1. Pasta americana – usada principalmente para cobrir bolos, que terão um acabamento liso e reto e poderão então receber decorações tanto na própria pasta como também com glacê real, massa elástica ou chocolate para modelagem. Pode também ser utilizada para algumas modelagens, especialmente as que não necessitam de muita estrutura, que sejam pequenas e leves. Ideal também para cobrir  e decorar cupcakes. Podem ser tingidas e saborizadas de acordo com a necessidade. Fazer a própria pasta é muito mais econômico e você obtém um resultado muito melhor do que a pasta comercializada, consegue controlar a umidade de acordo com o ambiente e tem um sabor e uma textura muito superiores.
  2. Massa elástica – usada para modelagens que necessitam de secagem completa e firme. Pode ser tingida na cor desejada, como a pasta americana. Ideal para figuras humanas e flores. Consegue-se abri-la muito fina, no caso de flores e imitação de tecidos por exemplo. Apesar de ser comestível, normalmente não é o caso, por conta do seu sabor e textura nada agradáveis ao paladar. Não deve ser usada para cobrir bolos ou cupcakes. Modelagens feitas com massa elástica e armazenadas em local seco e longe da luz direta duram anos.
  3. Chocopasta – pode ser feita com chocolate branco ou chocolate ao leite/meio amargo. É uma mistura de pasta americana com chocolate para modelagem, normalmente na proporção de 1 : 1. Ideal para cobrir bolos esculpidos que necessitam de muito tempo de trabalho na pasta pois ela não seca totalmente, é super maleável, não racha e tem sabor delicioso. Placas para cobrir a lateral do bolo ficam ótimas se feitas com chocopasta. É também ótima para cobrir bolos em dias mais úmidos. Modelagens feitas com a chocopasta são ideais para bolos infantis, aonde, com certeza, irão ser consumidas. Pode ser tingida na cor desejada, lembrando que para isto usa-se a feita com chocolate branco, pois a feita com chocolate escuro vai permitir apenas cor marrom ou preta.

Deixe um Comentário

4 Comentários:PASTA AMERICANA X MASSA ELÁSTICA X CHOCOPASTA

  1. Danda

    Thelma, o rendimento da pasta de chocolate para cobrir o bolo, é a mesma da pasta americana ou varia? Gacias. Bj. Rosângela

  2. Marcia Silva

    Oi Thema, como faço para pulverizar a bancada, antes de trabalhar com a pasta americana de chocolate?

    Obrigada!

    • Escola de Bolo

      Oi Marcia tudo bem?
      Use amido também, a pasta absorve o amido (use pouco) e vc não vai ver traços – além disto gruda menos do que a pasta americana, portanto use apenas um toque de amido na bancada.
      bjs
      Thelma