05fev

PENEIRANDO OS INGREDIENTES

Postado por Thelma Tomb
sifted flour1

Boas receitas de bolo pedem que os ingredientes sejam peneirados…É realmente necessário? Por que?  Confira a resposta e as dicas.

Resposta: SIM

Dicas:

  1. A farinha de trigo é processada extremamente fina na fábrica, porém é embalada em pacotes pequenos, aonde acaba ficando bem compacta. Portanto é fundamental que seja peneirada para que seja aerada, ficando “livre, leve e solta”.
  2. A farinha absorve umidade externa, podendo criar vários grumos, que devem ser eliminados. Caso contrário, na hora que entrarem em contato com os líquidos, ficarão encapsulados e nada poderá dissolve-los. O resultado você vê na hora de servir o bolo – aquelas pelotas de farinha, nada atraentes.
  3. O mesmo acontece com o cacau em pó e o chocolate em pó, com mais freqüência até do que a farinha – absorvem facilmente a umidade externa e ficam cheios de “pelotas”. Fundamental peneira-los.
  4. Para receitas que pedem que os ingredientes secos sejam peneirados juntos, é importante que isto seja feito desta maneira, pois será mais fácil incorpora-los e distribui-los igualmente à massa.
  5. Na hora de peneirar, não passe colher nem espátula na peneira, e sim bata a peneira na sua mão, fazendo com que os ingredientes caiam de maneira suave na tigela ou papel manteiga.
  6. Utilize uma peneira de boa qualidade, de preferência de metal e com trama dupla, com tamanho condizente com a quantidade de ingredientes que geralmente são utilizados. Geralmente peneiras com 20cm a 25 cm de diâmetro são uma boa opção.
  7. Não há necessidade de peneirar o açúcar comum, pois este irá dissolver naturalmente durante o preparo. Mas é fundamental peneirar o açúcar impalpável e de confeiteiro.
  8. Com este e outros cuidados, você vai aprimorando cada vez mais seus bolos.

Happy Baking!!

Deixe um Comentário