A pasta americana para cobrir o bolo funciona como uma tela em branco – é a base aonde o artista irá criar seus trabalhos. Por melhor que seja o artista, uma tela mal esticada, soltando da moldura, enrugada, rasgada, frouxa, manchada, torta etc…com certeza não será o lugar ideal para ser criada uma obra de arte…o mesmo acontece com o bolo.
Ambos são como pano de fundo, ou seja, se forem bem colocados, você nem percebe que estão lá. Seus olhos irão fluir naturalmente para a beleza do trabalho em si, mas caso tenham alguma imperfeição, infelizmente é para lá que o olhar será direcionado. Veja as dicas para criar uma “tela” perfeita para seus trabalhos e aprenda a pintar o bolo à mão livre – VEJA O VÍDEO AQUI
- A pasta americana é pesada – escolha massas que suportarão o peso. Pão de ló clássico e genoises não são uma boa escolha.
- O recheio é igualmente importante – escolha os mais firmes, como uma boa ganache, um buttercream ou brigadeiro, por exemplo.
- A quantidade de recheio em cada camada também é fundamental para um bom acabamento – VEJA A TABELA AQUI
- A quantidade de calda também é importante – VEJA AS DICAS AQUI
- Na hora de montar o bolo, distribua o recheio de maneira uniforme e ao colocar a outra camada de massa pressione ligeiramente para retirar todo o ar – assim você evita bolhas no bolo depois de coberto – VEJA O VÍDEO AQUI
- Nivele o bolo – VEJA AS DICAS AQUI
- Sempre use ganache para cobrir o bolo antes de colocar a pasta – isto vai garantir um acabamento liso e uniforme – VEJA O VÍDEO AQUI
- Antes de cobrir o bolo com pasta americana , certifique-se que esta totalmente liso, sem nenhum buraco ou saliência. A pasta americana NÃO disfarça nada, ao contrário, ressalta as imperfeições.
- Use uma base firme para colocar o bolo, assim terá mais firmeza na hora de muda-lo de lugar. VEJA O VÍDEO AQUI
- Se possível faça a sua pasta americana – além de economizar, você irá controlar a receita de acordo com a umidade do ambiente, poderá adicionar o sabor desejado e terá um produto muito mais bonito e saboroso. VEJA O VÍDEO AQUI
- Para abrir a pasta, use um rolo grande e de boa qualidade, irá facilitar muito o seu trabalho.
- Polvilhe a bancada com amido – não use muito e vá acrescentado à medida do necessário.
- Não abra muita pasta ou pouca pasta – VEJA A TABELA
- A espessura da pasta é fundamental para um bom resultado – VEJA AS DICAS
- Assim que colocar a pasta sobre o bolo alise primeiro a parte de cima e logo em seguida as bordas, pois assim o peso da pasta na lateral não irá causar problemas.
- Em seguida faça as laterais, vá esticando cuidadosamente a pasta para aos lados e pressionando em direção ao bolo com a palma da mão, até retirar todas as pregas.
- Corte o excesso com um cortador de pizza em 2 etapas. A primeira para retirar a maior parte e depois volte e corte rente à base, cuidado para não cortar demais ai – vá retirando aos poucos.
- Em seguida, com uma faca sem corte vá empurrando a pasta em direção à base e retirando qualquer excesso para um acabamento perfeito, assim você não será obrigado a colocar decorações para disfarçar um mal acabamento.
- Caso vá utilizar suporte para o caso de bolos com vários andares, marque o local e coloque os suportes assim que terminar de cobrir o bolo.
- Aguarde pelo menos 1 hora antes de mudar o bolo para o tabuleiro final.
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.