03maio

QUAL A MELHOR FORMA??

Postado por Thelma Tomb
formas dicas

Muita gente fica em dúvida sobre qual a melhor forma, tamanho, altura e material. Confira as dicas e acerte na escolha.

As melhores são as mais simples, acessíveis e fáceis de encontrar. De preferência para as em alumínio, sem anti-aderente e um pouco mais grossas e de melhor qualidade, pois além de não amassarem facilmente, protegem as laterais do bolo de queimarem. Quanto às formas de silicone, nunca tive uma boa experiência com elas, portanto, não recomendo.

1. Forma redonda de 25cm com 7cm de altura – ideal para bolos que levam manteiga. Coloque massa até aprox. 5cm.

2. Forma redonda de 20cm com 7cm de altura – igual a 1, porém quando fizer um receita maior, utilize 2 formas

3. Forma redonda de 2 cm com 5cm de altura – ideal para pão de ló de 4 ovos, coloque massa até aprox. 4cm.

4. Forma redonda de 30cm, com altura de 7cm, ideal para massas com manteiga e com altura de 5cm ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos.

5. Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, e com 5cm. de altura, ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos

6. Forma de bolo inglês / forma de pão – com 25cm x 10cm, com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, coloque massa até 5cm.

7. Forma redonda de 15cm com 8cm de altura, ideal para massas com manteiga e frutas, mais pesadas, como o bolo de Natal. Coloque massa até 6cm.

8. Forma com furo no meio – para massas com manteiga. Utilize como as de bolo inglês, porém lembre-se que o tempo de forno será menor, pois o furo fará o meio assar mais rápido.

DICA – Formas redondas maiores do que 30 cm use um difusor de calor – VEJA AQUI

Deixe um Comentário

4 Comentários:QUAL A MELHOR FORMA??

  1. Grazielle

    Thelma, comprei semana passada um mooonte de formas pra mim , todas com a altura de 10cm ? depois q vi vc falando q n gosta de formas com essa altura, só até 7 , e agora, elas n servião pra nada então ? Ficarão inutilizadas? ??
    Tenho outras de 8cm, oq vc acha das de 8 ?

    • Thelma Tomb

      Oi Grazielle, tudo bem?

      bom, eu não gosto pois acho que o bolo não assa muito bem em formas muito altas, mas antes de tudo faça testes, talvez você consiga um bom resultado.
      bjs

  2. Lidiane Costa

    Boa tarde Thelma.

    Tenho uma dúvida. Considerando que eu quero assar uma massa para um bolo de 20cm que quero que tenha uns 10cm de altura (só a massa). Se eu assar toda essa massa em uma única forma de 20x10cm ao invés de dividir em duas formas mais baixas, eu posso ter algum problema no crescimento dessa massa?

    Pergunto isso porque tenho testado algumas massas com formas altas de 10cm e parece que elas não crescem o suficiente. Por exemplo, nessas formas altas elas crescem até uns 7 ou 8cm enquanto se eu asso em duas formas baixas elas ficam com 5cm cada um, resultando em uma massa final de 10cm.

    Você acha que o peso interfere? Ou será o fato de untar dos lados?

    Obrigada.

    • Thelma Tomb

      Oi Lidiane tudo bem?

      como eu comentei neste post as alturas ideais para cada massa, não aconselho formas de 10cm de altura, são muito altas, a massa vai encruar e não vai crescer adequadamente, que foi o que aconteceu eu imagino…untar ou não é outra questão…não unto quando faço pão de ló, genoise ou chiffon…do contrário unte sim…se tiver alguma dúvida me avise.
      bjs