26jun

QUANTO TEMPO DURA O BOLO

Postado por Thelma Tomb
IMG_0543

Todos os dias eu respondo perguntas sobre quanto tempo dura o bolo coberto com pasta americana.

A preocupação das pessoas é em grande parte em relação ao fato de que o bolo, uma vez coberto com pasta americana, não deve ir para a geladeira. Isto é em parte verdade, embora seja possível coloca-lo na geladeira, se houver necessidade, desde que certos cuidados sejam tomados. Mas, mesmo fora da geladeira, o bolo coberto com pasta americana dura muito mais tempo do que um bolo sem. O açúcar é um conservante poderoso e a pasta ainda evita que o bolo resseque e tenha sua textura e sabor alterados, algo que certamente acontece em bolos sem pasta. Para garantir uma durabilidade, que pode chegar a 4 ou 5 dias ou até mais, não utilize recheios que contém ingredientes crus, como frutas ou ovos, que sejam crus, ou que necessitem de geladeira para se manter, como mousses ou chantilly. Recheios como brigadeiros e ganaches são excelentes para bolos que vão ficar na bancada por alguns dias enquanto são decorados. A calda utilizada para umedecer o bolo também tem papel importante na sua conservação. Ela deve ser feita com água filtrada, e deve ferver por 10 minutos. Assim estará livre de bactérias e irá conferir umidade ideal ao bolo. Outro fator super importante é o frescor e a qualidade de todos os ingredientes utilizados. Mantenha o bolo em local fresco, longe de umidade e calor excessivos, garantindo assim que a qualidade do bolo estará intacta no dia da entrega. Happy Baking!!

Deixe um Comentário

7 Comentários:QUANTO TEMPO DURA O BOLO

  1. Cecilia

    Thelma quanto tempo dura fora da geladeira um bolo de manteiga recheado com ganache feito com creme de lata e brigadeiro?

  2. Giselle

    Bom dia.. bolo recheado com de mousse que contem emustab aguenta até quantos dias prensado na geladeira?? Recheei ele ontem (sábado) e pretendo confeita-lo na 5ª feira. Esta na forma coberto com filme plastico.. pensei em congela-lo.. todavia, por se tratar de recheio de mousse com emustab fiquei ainda mais na dúvida. Resfriar e/ou congelar.. Se resfriar, por qts dias a validade dele??

    • Thelma Tomb

      Oi Giselle tudo bem?

      Vou ser bem sincera…1 – eu não tenho certeza do que seja este ingrediente (emustab), mas me parece que deve ser algum emulsificante artificial … eu nunca uso nem recomendo…e jamais eu prenso um bolo – e fico imaginando que prensar um bolo recheado com mousse como ficaria o recheio… No site tem várias receitas de mousse e vários vídeos de como montar o bolo ( na forma e deixar na geladeira ) mas sem prensar ( ainda descubro quem inventou esta “técnica”). Mas posso estar enganada – eu não sei qual foi a receita que vc usou, e nem a técnica, mas na geladeira eu deixo no máximo 48 horas – embora eu recomende de 12 a 24hs. Me parece que 5 dias é tempo demais, nunca deixei todo este tempo…tem tb.post de como congelar o bolo já recheado. No caso de congelamento o ideal é fazer no mesmo dia que assar e rechear entende…Esta receita que vc esta usando, aonde pegou? lá tem indicação se pode congelar? Pela minha experiência a mousse não pode ser congelada…peço desculpas se não estou conseguindo te ajudar com estas questões. bjs

    • Giselle

      Oii.. Eu tb não prenso.. eu usei erroneamente a expressão “prensar” só porq deixei montado na forma… e ouço mto essa palavra ditas por algumas confeiteiras.. sei bem o q é.. muitas apertam o bolo depois de recheado e colocam um peso em cima.. De forma alguma aperto meus bolos ao recheá-los.. me expressei mal. rs.. acho q qdo assim se faz, acaba por amassar e detona qquer massa. Qto a mousse, é uma receita antiga q uma colega me passou, mais não sabe tb a duração e se pode ser congelada, e essa mousse em particular, leva o emulsificante.. como não costumo usar emulsificante, somente nessa mousse, gostaria de saber qto tempo leva em geladeira e se pode congelar. Bjs

      • Thelma Tomb

        Ufaaaa…que bom…puxa eu realmente acho que a mousse não vai se manter por todo este tempo e tb. não poderá ser congelada…uma opção seria vc preparar um pouco da mousse e congelar para ver o que acontece…melhor do que arriscar e descobrir na hora que não deu certo.
        Depois me conta por favor.
        bjs