Neste vídeo você vai aprender a preparar um recheio de chocolate, com consistência perfeita para todos os tipos de montagem – bolos cobertos com pasta americana, naked ou tradicional.
Tem sabor sofisticado e pode ser feita com antecedência, pode ser congelada e não cristaliza como brigadeiro por exemplo. Tenho certeza que você vai adorar!!
Você precisa ser associado para acessar este conteúdo. Caso você já tenha uma conta, faça o login ou se você ainda não possuí uma conta, associe-se agora na Escola de Bolo.
Thelma, esta receita posso usar no saco de confeitar?
Obrigada.
Oi Mercedes tudo bem?
pode sim, fica bem firme e fácil de trabalhar, além de ser deliciosa…único cuidado neste caso seria com a temperatura da sua mão, coloque um pouco de cada vez no saco de confeitar para não ficar muito tempo na sua mão…e tente utilizar gelado ainda para ajudar.
bjs
OiThelma! Depois de confeitado, com bico, preciso levar meu bolo para a geladeira?
Obrigada!
Oi Lisiane tudo bem?
pode sim, sem problemas.
bjs
Boa noite Telma,
Estou estudando essa receita para fazer meu primeiro bolo naked cake, estou com dúvida em que momento eu entro com a gelatina. Estou muito satisfeita em ter me associado à escola do bolo. E vc Telma nos ensina muito bem e sua voz é de uma delicadeza. Obrigada pela atenção.
Oi Edneide tudo bem?
que bom, muito obrigada, fico super feliz em saber que vc esta gostando..você assistiu o vídeo deste recheio? eu coloco a gelatina já hidratada quando retiro do fogo e misturo para dissolver bem.
bjs
Bom dia , Thelma!! Quanto tempo dura congelado ? Outra pergunta , a gelatina em pó , eu tenho que hidratar ? Obrigada !!!
No bolo de pasta, ficando fora da geladeira, qual a durabilidade?
Oi Waldite tudo bem?
Até 2 dias no bolo já coberto com a pasta.
bjs
Oi Monica tudo bem?
2 meses em congelador e até 6 em freezer. Deve sim hidratar a gelatina – tem um vídeo no site que eu ensino como – coloque no campo de busca.
bjs
Oi Thelma!! Fiz esse recheio e ficou maravilhoso. Textura, e o sabor tambem,. Usei Callebout 70% e achei amargo, e nao pude usar no bolo da minha cliente. Pois voce havia dito que tinha que ser chocolate acima de 60% pelo menos. Da proxima vez, farei usando 54%, Mas a receita é incrivel,Obrigada.
Oi Monica tudo bem?
que bom que vc gostou…mas não entendi, pq não pode usar no bolo da cliente?
bjs
Porque a cliente achou amargo. Por esse motivo o próximo utilizarei chocolate 54% callebout. Entendeu?
Oi Monica,
ah entendi agora…sim eu já fiz com chocolate 60% e ficou ótimo, com certeza este da Callebout 54% tb. ficará.
bjs
Thelma, posso usar esse recheio sob uma camada fina de geléia de morango caseira?
Oi Marcelina tudo bem?
pode sim, não tenho muita certeza se vai combinar mas nunca testei, depois me conta.
bjs
E essa receita receita rende quantas xícaras?
Oi Thelma !
Quando vc fala em creme de leite fresco ,não posso usar caixinha ou lata?
Oi Maria tudo bem?
neste caso não…o creme de caixinha e o de lata, além de terem baixo teor de gordura, não podem ser fervidos.
bjs
Oi Marcelina tudo bem?
aprox. 3 xícaras.
bjs
Oi Telma !!
Vc tem ideia de qtos cupcakes dá para cobrir com essa quantidade? Ele aguenta fora da geladeira 2 dias, é isso mesmo?
Obrigada
Oi Cristina tudo bem?
não tenho idéia, vai depender do tamanho do cup e da decoração tb. Ele aguenta sim fora da geladeira, mas não no cupcake, e sim dentro do bolo já coberto com pasta. Os cups vc precisa fazer no mesmo dia que irá servir.
bjs
Oi Thelma boa noite! Tudo bem?
Só uma dúvida, só são 2g mesmo de gelatina em pó?
Oi Cida tudo bem?
sim, ou 1 folha.
bjs
Thelma, posso fazer esse recheio com chocolate branco?Se sim,quais as proporções? Obrigada
Oi Zely tudo bem?
eu nunca fiz mas acho que sim, use 200gr. de chocolate branco.
bjs
Oi Thelma, primeiro gostaria de dizer que estou muito feliz fazendo parte da família escola de bolo!
Tenho algumas dúvidas! vou fazer a sua receita de naked cake de baunilha e queria usar esse recheio no bolo. Vou fazer a receita nas formas de aro 25 cm.Gostaria de saber:
1- eu gosto muito da barra de chocolate nestlé meio amargo, eu costumo usar a de 1 kg, acredito que ela seja 54%. eu posso usar essa barra para esse recheio?
2- a baunilha pode ser essência?
3- depois de pronto, eu devo manter o bolo na geladeira ou ele aguenta ficar fora?
4- qual é o rendimento dessa receita?
Obrigada!!!
Oi Julianna tudo bem?
muito obrigada, fico muito feliz em saber que vc esta gostando, muito bem vinda.
seguem as respostas:
1. sim, eu nunca utilizei, mas se for esta porcentagem pode sim.
2. infelizmente aqui no Brasil é muito dificil encontrar a natural, portanto use a melhor que achar, mesmo que seja artificial..
3. se vc for fazer com antecedencia, monte na forma ou aro, cubra muito bem e deixe na geladeira, mas não sirva gelado – fora da geladeira até umas 6 horas não tem problema, talvez até mais, mais o naked começa a secar.
4. 3 xícaras de chá – tem uma tabela de quantidade de recheio por camada e tamanho de bolo no site – coloque no campo de busca.
bjs
Oi Thelma! Que baunilha vc usou??? Parece um gel…onde encontro para comprar???
Oi Adalgisa tudo bem?
eu usei uma baunilha em pasta, é bem concentrada…mas comprei fora do Brasil, aqui acho que talvez vc encontre na Barra Doce, mas não tenho certeza.
bjs
Boa tarde Thelma, tudo bem?
Você pode de ajudar?
Pretendo fazer um Naked Cake de dois andares (aros 25 e 20). Gostaria de saber o seguinte:
1. Posso usar a massa de baunilha com esse recheio de chocolate? Posso usar só esse recheio, ou tenho que usar uma cinta mais firme, tipo um brigadeiro?
2. Sustenta 2 andares? (Pretendo usar banquinho)
3. Posso umedecer um pouco com calda de açúcar?
Obrigada,
ARIANE
Boa tarde Thelma, tudo bem?
Você pode de ajudar?
Pretendo fazer um Naked Cake de dois andares (aros 25 e 20). Gostaria de saber o seguinte:
1. Posso usar a massa de baunilha com esse recheio de chocolate? Posso usar só esse recheio, ou tenho que usar uma cinta mais firme, tipo um brigadeiro?
2. Sustenta 2 andares? (Pretendo usar banquinho)
3. Posso umedecer um pouco com calda de açúcar?
Obrigada,
ARIANE
Oi Ariane tudo bem?
seguem as respostas..
1. sim a massa de baunilha é perfeita para esta montagem..quanto ao recheio, se vc vai cobrir com pasta americana sugiro outro, este não é muito estável. Acho que um buttercream de chocolate ou uma ganache aerada são mais indicados (os 2 tem vídeo no site, coloque no campo de busca)
2. sim, eu nunca uso estes banquinhos, mas se vc esta acostumada, funciona sim com esta massa.
3. Pode sim, use um pincel, e não volte no mesmo lugar, ou seja, umedeça a massa toda mas sem encharcar.
bjs
Olá Thelma,
Agradeço seu retorno, mas vou fazer um Naked Cake. Não será um bolo coberto com pasta americana.
Sendo assim, posso usar esse recheio?
Oi Ariane tudo bem?
pode sim, mas acho que o ideal é você fazer uma borda com ganache ou buttercream, acho que vc sabe como, mas caso tenha alguma dúvida de uma olhada no vídeo do bolo semi naked.
bjs
Oá Thelma,
Usei creme de leite fresco Ecila,mas achei que o gosto ficou um tanto azedo.
Nunca usei creme de leite fresco e não sei dizer se esse gosto de azedo é normal para esse tipo de creme de leite.
Ele está dentro da validade.
Oi Daniela tudo bem?
nossa, que estranho…eu não conheço esta marca mas o creme fresco não é azedo de jeito nenhum, pelo contrário, tem sabor leve e suave…e não tem mais nada nesta receita para ficar com sabor azedo…eu já comprei creme fresco dentro da validade e estava totalmente estragado…como o creme é muito sensível se não for armazenado corretamente (infelizmente muitos supermercados não armazenam na temperatura correta) ele azeda mesmo.
bjs
Ola thelma td bem? Vou fazer este creme para usar como recheio em um bolo de chocolate , so tenho uma duvida , o bolo podera ficar na mesa p ser servido por quanto tempo ? Ao voltar a temperarura ambiente nao vai amolecer demais ? Oque posso dizer para a cliente ? Deixe fora da geladeira ou nao ? Grata
Oi Silvia tudo bem?
pode deixar fora da geladeira por algumas horas (dependendo da temperatura ambiente) entre 3 e 6 horas não vai ter problemas…ele amolece um pouco sim, mas não demais…se precisar deixar fora da geladeira mais tempo sugiro que vc use uma ganache por exemplo (tem alguns vídeos no site). Se tiver alguma dúvida me avise.
bjs
Oi Thelma , olha eu aq de novo ! Fiz este creme as “9 da manhã e até agora a textura dele e de uma mousse muito molinha , não está firme o suficiente para rechear um bolo q tenho p entregar no sábado . Oq posso fazer p ele ganhar firmeza ? Confesso q o sabor e de creme brulee de chocolate e é maravilhoso
Oi Silvia tudo bem?
sério?? o que será que aconteceu?? eu acho que vc pode tentar derreter um pouco mais de chocolate e acrescentar aos poucos, deixe o chocolate esfriar antes, até dar o ponto…mas fico imaginando o que pode ter dado de errado…qual chocolate vc usou? e a gelatina?? me de mais detalhes para eu poder te ajudar por favor. bjs
Olá querida , usei folha de gelatina da Otker, usei chocolate em gotas da Sicao ( callebaut) produzido no Brasil pela kopenhagen// usei creme de leite fresco da Tirolez // o sabor ficou divino , mas penso q para recheio não vai sustentar com firmeza entre as massas . Vou tentar introduzir mais chocolate derretido e aguardar na geladeira o resultado . Te retorno assim q puder 🙋🏻♀️Obrigada