25abr

SABOR X VISUAL

Postado por Thelma Tomb
sabor x visual

Como dizem por aí, comemos com os olhos … também, mas não apenas!!

Quando eu decidi unir minha paixão por bolos com minha profissão anterior de designer de interiores, a primeira coisa que eu tinha em mente era que o sabor dos meus bolos seria tão importante quanto a aparência deles. Afinal, nada mais decepcionante do que um bolo lindo, muito bem executado em todos os detalhes sem o sabor e a textura esperados, ou pior, com sabor duvidoso…Por outro lado, um bolo que esteja delicioso, porém torto, mal acabado e sem a beleza que se espera do rei da mesa, como eu gosto de chamar os bolos, não vai ser devidamente valorizado. E até mesmo o sabor vai ficar comprometido em função da mensagem que será enviada ao cérebro antes da primeira garfada. Confesso que unir estes 2 fatores nem sempre é tarefa fácil, porém é possível e eu garanto que atingir este objetivo vai fazer toda diferença e destacar uma profissional entre tantas que por aí estão…Muitos fatores são importantes. Reuni aqui algumas das dicas mais preciosas (na minha opinião e experiência) para que o sabor e o visual estejam sempre presentes no seu bolo.

  1. Não utilize ingredientes duvidosos em sua validade ou procedência.
  2. Utilize sempre produtos da melhor qualidade possível. Não existem milagres neste aspecto…o que você colocar no preparo certamente vai estar lá no produto final.
  3. Não utilize emulsificantes, extratos artificiais, cremes e recheios prontos, coberturas prontas, mistura pronta para bolos e cupcakes ou qualquer outro produto que já venha pronto e foi desenvolvido para facilitar a vida dos confeiteiros…vão fazer o seu bolo ter o mesmo sabor do bolo da padaria da esquina – não muito atraente, a menos que o seu objetivo seja concorrer com eles…
  4. Uma boleira que se preza NÃO faz bolos inteiramente falsos.
  5. Uma boleira que se preza faz com que TODO o bolo que irá ser servido na festa esteja na mesa, lindamente decorado, e seja fatiado lá mesmo. Fazer bolo falso e mandar um tabuleiro de bolo para a cozinha é como uma jóia falsa. Tem beleza porém não tem nenhum valor.
  6. Escolha muito bem a receita que irá utilizar, tanto na massa como nos recheios. Um bolo bem feito deve ser alto, ter muitas camadas de recheio em cada fatia, e ficar lindo no prato, quando servido. Bolos com diferentes alturas de massa e recheio ou com poucas camadas de recheio não são atraentes e não foram bem feitos.
  7. Não use recheios com frutas cruas, mousses ou qualquer outro tipo de recheio que necessite de refrigeração para manter a textura.
  8. Em termos de visual, o bolo tem que ter altura e tamanho condizentes com o numero de convidados.
  9. A decoração do bolo deve ser feita de acordo com o horário do evento e combinar com o restante da mesa e do local.
  10. O bolo deve ser o elemento mais alto na mesa de doces, ou ficar em uma mesa separada. Um bolinho perdido no meio de arranjos altos de flores e doces dificilmente será devidamente valorizado.

Mais informações sobre como preparar um bolo perfeito.

Deixe um Comentário