09dez

TABELA DE EQUIVALENCIA DE MEDIDAS

Postado por Thelma Tomb
tabela de equivalência blog

EQUIVALÊNCIA DE PESOS E MEDIDAS

AÇÚCAR REFINADO OU DEMERARA

  • 200 gr = 1 xícara
  • 100 gr = ½ xícara
  •   65 gr = ⅓ xícara
  •   50 gr = ¼ xícara
  •   12 gr = 1 colher de sopa

AÇÚCAR IMPALPÁVEL OU GLAÇÚCAR

  • 100 gr = 1 xícara
  •   50 gr = ½ xícara
  •   35 gr = ⅓ xícara
  •   25 gr = ¼ xícara
  •      6 gr = 1 colher de sopa

AMÊNDOAS INTEIRAS

  • 140 gr = 1 xícara

AMIDO DE MILHO 

  • 125 gr = 1 xícara
  •   63 gr = ½ xícara
  •   42 gr =1/3 xícara
  •   32 gr = 1/4
  •     8 gr = 1 colher de sopa

CACAU EM PÓ

  • 85 gr = 1 xícara
  • 42 gr = ½ xícara
  • 28 gr = ⅓ xícara
  • 21 gr = ¼ xícara
  •   5 gr = 1 colher de sopa

CHOCOLATE EM PÓ

  • 150 gr  = 1 xícara de chá
  •   75 gr = ½ xícara
  •   50 gr = 1/3 de xícara
  •   37 gr = ¼ de xícara
  •   10 gr = 1 colher de sopa

FARINHA DE TRIGO

  • 120 gr = 1 xícara de chá
  •  60 gr = ½ xícara
  •  40 gr = 1/3 de xícara
  •  30 gr = ¼ de xícara
  •    8 gr = 1 colher de sopa

MANTEIGA

  • 200 gr = 1 xícara
  • 100 gr = ½ xícara
  • 65 gr = 1/3 de xícara
  • 50 gr = ¼ de xícara
  • 20 gr = 1 colher de sopa

NOZES INTEIRAS

  • 110 gr = 1 xícara

LÍQUIDOS

  • 240ml = 1 xícara de chá
  • 120ml = ½ xícara
  •   80ml = 1/3 de xícara
  •   60ml = ¼ de xícara
  •    15ml = 1 colher de sopa
  •      5ml = 1 colher de chá

Deixe um Comentário

26 Comentários:TABELA DE EQUIVALENCIA DE MEDIDAS

  1. Aline Costa

    Thelma vc é um espetáculo!
    Estava justamente procurando essa informação!
    Beijos querida e muito sucesso pra vc

  2. Monique

    Olá Thelma,
    E quanto corresponde 15g de fermento em pó?
    obrigada!

  3. [email protected]

    thelma, qual a diferenca entre xicara e xicara de cha que vc diz acima? Aqueles medidores que tem 1 xicara, 1/2 xicara e etc, seria esses que vc esta se referindo?

  4. [email protected]

    Eu comprei o medidor de xícara da kitchenaid ela e boa? Uma xícara dessa vem escrito que tem 237ml, e isso mesmo q em “todas” as xícaras de medidas são?.. Ou essas xícaras diferenciam?

    • Escola de Bolo

      Oi Cris tudo bem?

      Pode usar este sim, eu tb. tenho e adoro, dá certo com as receitas do site…compre tb uma balança digital…vale muito a pena.
      bjs
      Thelma

  5. [email protected]

    Comprei a balanca tbm, fiquei na duvida do medidor pq quando pesei os ingredientes estavam dando em gramas menos no que nessa tabela.. Outra pergunta, a pasta americana ou melhor fondant, qual e melhor a da wilton tbm e boa quanto a da Satin ice, ou essa ultima e melhor? com elas o bolo depois de pronto pode ir para geladeira ou passar aqueles ferro a vapor igual o cake boss faz?

  6. [email protected]

    Comprei a balanca tbm, fiquei na duvida do medidor pq quando pesei os ingredientes estavam dando em gramas menos no que nessa tabela.. Outra pergunta, a pasta americana ou melhor fondant, qual e melhor a da wilton tbm e boa quanto a da Satin ice, ou essa ultima e melhor? com elas o bolo depois de pronto pode ir para geladeira ou passar aqueles ferro a vapor igual o cake boss faz??

    • Escola de Bolo

      Oi Cris,
      use a balança…eu gosto da Satin Ice, não deve colocar na geladeira … a geladeira do Cake Boss é própria para bolos, diferente destas de casa. Pode sim usar o vapor.
      bjs
      Thelma

  7. [email protected]

    Eu imaginei que seria isso da geladeira do cake boss, mais lembro de ter lido sobre mas era de congelar um bolo pronto que a Ana Salinas falou mais nao me lembro onde ouvir isso, teria como? ja ouviu falar? outra coisa, rs. voce saberia aonde eu compro em loja por miami, deerfild beach, pompano beach, pois um loja que achei na net e em Orlando mais levar 3 hrs para chegar la para comprar so a pasta e meio complicado, rs. Desculpa tantas perguntas mas e minha primeira vez aqui nao conheco as lojas e ninguem sem ser vc que pode me ajudar.. 😀

    • Escola de Bolo

      Oi Cris,
      não tem problema nenhum pode perguntar…
      Eu sempre compro tudo online nos EUA, quando chego já esta entregue…a maioria das coisas atualmente vc apenas encontra online, mas tente no Michael’s, talvez encontre…tente comprar online, muito mais fácil e prático. Eu não gosto de nada congelado, não tentei, talvez funcione mas só testando.
      bjs
      Thelma

  8. [email protected]

    Quais sao as lojas que vc compra tudo online?

    • Escola de Bolo

      Oi Cris,
      várias, muitas vezes no amazon tb., mas tente a sweetwise.com ou a nycake.com
      bjs
      Thelma

  9. Fernanda Hassesian

    Oi Thelma,
    Uma dúvida: meia xícara de clara equivale a quantas gramas?
    Bjs

    • Escola de Bolo

      Oi Fernanda tudo bem?

      boa pergunta…cada clara equivale a 35 gramas em média…nunca medi claras por xícaras, apenas por quantidade ou peso.
      bjs
      Thelma

  10. Celia Henriques

    Olá Thelma! Quanto pesa 1 colher (chá) de fermento em pó?
    Obrigada, Celia

  11. Juliana

    OI THELMA, TD.BEM, GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR ESSAS FORMAS DECORATIVAS QUE VC.POSTOU.

    UM ABRACO

    • Escola de Bolo

      Oi Juliana tudo bem?

      Acho que vc encontra online em sites como a Barra Doce ou Central do Sabor.
      bjs
      Thelma

  12. Claudia Tellini

    Oi Thelma!
    estou levantando custos pois realmente estou pensando em fazer pra vender. Comprei balança e estou achando otima a ideia de pesar e ver realmente o quanto custa cada receita…Adoro todas as suas dicas e receitas sao otimas.

    PReciso de ajuda na sua tabela nao tem por exemplo equivalencia de sal (Colher de Cha e de Sopa) por exemplo. Na receita de cupcake de chocolate fala-se em 1 1/2 xicara de cha de bicabornato de sodio, quanto seria isso em peso?Poderia me ajudar? Existe uma equivalencia unica pra ingredientes secos ou cada um tem peso diferenciado mesmo? No caso do cacau e chocolate em po aqui na tabela 1 xicara de cacau é 85 g e do chocolate 150 g é quase o dobro de diferença, por isso estou com duvidas…

    Obrigada desde ja

    • Claudia Tellini

      Apenas corrigindo a informação na receita de cupcake de chocolate consta 1 1/2 de bicabornato e nos comentarios tem a correção para colher… mas a duvida continua nas medidas

    • ttomb

      Oi Claudia tudo bem?

      Obrigada, fico muito feliz que esteja gostando e aproveitando a Escola de Bolo.

      Não existe uma equivalência única, claro, pois cada ingrediente tem um peso diferente. Como o chocolate em pó tem metade da composiçao de açúcar, é bem mais pesado mesmo. Quanto às colheres de chá (é colher e não xícara na receita de cup ok) use colheres medidas, pois as balanças domésticas não tem precisão para quantidades muito pequenas. Compre um bom conjunto de colher medida para este fim.
      bjs
      Thelma

  13. Darly

    Telma querida você pode nos informar a respeito da medida do ovo?! Tem receitas que são medidas as gemas e claras por gramas ?

    • ttomb

      Oi Darly tudo bem?

      Sim, em geral, para o ovo extra grande (que é o que eu uso e recomendo) a clara pesa 35gr e a gema 15gr. Era isto que vc queria saber??

      bjs
      Thelma