13maio

TENTATIVAS E ERROS

Postado por Thelma Tomb
tentativas e erros

Como eu participo de vários grupos em redes sociais sobre bolos e cupcakes decorados, de pessoas que fazer bolos profissionalmente, sempre me chama a atenção postagens do tipo – tenho uma encomenda de bolo, mas tenho medo de aceitar, nunca fiz bolo assim, alguém se interessa em pegar, etc…E eu sempre fico pensando porque não tentam?? Tem medo de errar?? Claro que eu não estou sugerindo que vocês façam a tentativa com o bolo do cliente. Mas podem (e devem) fazer a tentativa antes. Muitas tentativas…

Há uns dias atrás eu respondi um email com algumas perguntas sobre uma receita do site. Passados alguns dias eu recebo um email desta mesma pessoa me contando que vai se casar – era o noivo – e que, baseado nas receitas e dicas que encontrou no meu e em outros sites, resolveu que iria fazer o bolo do seu casamento – detalhe que a profissão dele é outra totalmente diferente e que tinha pouquíssima experiência com bolos. Tinha apenas uma forma de cada tamanho e um forno pequeno. Mesmo assim tinha feito um teste, ou seja, fez uma bolo de 4 andares, com várias camadas de recheio e coberto com pasta americana. Além de detalhes com glacê real e flores naturais. O bolo ficou lindo, ele enviou várias fotos, e inclusive me pareceu que estava delicioso, pois enviou fotos do bolo cortado também. Enfim, sucesso. E o casamento será no final do mês. Quando ele fizer o bolo do casamento já saberá o que esperar, quanto tempo vai demorar para fazer e qual vai ser o resultado. Eu penso que se você faz disto a sua profissão, testar receitas, muitas receitas, faz parte do seu aprendizado. É um investimento, e com baixo custo, se você considerar o valor que esta experiência vai agregar ao seu trabalho. Outro dia eu recebi uma ligação de uma pessoa interessada em saber qual a proporção correta de líquidos e secos em uma receita de bolo. Eu tentei explicar que tudo depende muito da receita, e de que tipo de líquidos e de secos estamos falando. Por exemplo água é um líquido porém não é gordura. Já o leite é líquido e é gordura. E o cacau é um seco bem diferente da farinha ou do açúcar. Portanto cada receita é única. Mas a pessoa queria uma fórmula que pudesse utilizar para todas as receitas…eu perguntei, você tem alguma receita específica que esta com dúvida? Ele me leu uma receita, bem simples até…eu perguntei, você já fez e não deu certo? Nunca fiz nenhuma receita porque quero saber qual funciona antes…Claro que este caso é uma exceção, mas o que eu quero exemplificar é o fato de que sem testar para saber o que pode dar errado, nunca vai dar certo…Meu conselho é, corra riscos, erre e aprenda com seus erros. De preferência erre antes de fazer o bolo do seu cliente. Se te pedirem um orçamento de um bolo que você nunca fez, antes de responder ou de dispensar o pedido, corra e vá fazer uma experiência. Anote tudo o que utilizou na receita, a temperatura do forno, o tamanho da forma etc. Caso algo saiu errado, você tem como pesquisar aonde foi o erro. Caso deu tudo certo, você já tem uma receita boa que pode utilizar sem medo. Quanto mais você errar, mais vai acertar …

Deixe um Comentário

10 Comentários:TENTATIVAS E ERROS

  1. Ana Karolina Abreu

    Thelma, parabéns pelo post!
    E é isso mesmo, trabalhar com delícias que muitas vezes representam os sonhos dos nossos clientes requer tentativas e mais tentativas!

    Amo a Escola de Bolo!

  2. Adriana

    Eitaaaa!
    Escrevesse pra mim, foi?
    Beijo!

  3. Paola

    Sou completamente apaixonada por fazer doces, bolos, cupcake e confesso que esse post me serviu muito, pois medo, é isso que eu tenho. Medo de ficar feio, ficar ruim e acabo abrindo mãe de aprender algo que é maravilhoso! É isso, investir, tentar. Meter a cara e aprender!!!!

  4. mlina

    Há algum tempo eu não sabia fazer nem um bolo dos mais comuns. Mas de repente veio o interesse por bolos.Fico fascinada diante daqueles bolo perfeitos é por isto que eu me cadastrei na Escola de bolos e estou amando vejo nela a possibilidade de realizar um sonho:Fazer bolos perfeitos. Muitas foram as tentativas frustantes.Minha piores experiência é com os bolos que vai mistura de chocolate. sigo a risca as receitas, a massa fica maravilhosa mas ao assar o bolo murcha completamente fica solado com cheiro de ovo o que pode está acontecendo?

    desde já agradeço

    MARIA LINA

    • ttomb

      Olá Maria Lina tudo bem?
      Em primeiro lugar eu quero te dizer que é bem normal errar antes de acertar … pelo menos nesta arte, porque muitos fatores influem no resultado, como a marca dos ingredientes, a temperatura e umidade do ambiente, o forno etc..só para mencionar alguns fatores. Porém eu te garanto que quando vc entender melhor o que acontece em relação a cada bolo/receita, vai ficar cada vez mais fácil todo o processo. Para eu poder te ajudar melhor por favor me diga quais receitas fez e o que aconteceu exatamente com elas. Só para te dar uma idéia, um problema que é bem possivel que esteja ocorrendo é a temperatura do forno, me parece que esta muito alta, pois quando o bolo cresce e depois murcha ele cresceu muito rápido. Muito fermento tb. pode ser um problema. Aguardo seu retorno para poder responder melhor suas duvidas.
      bjs
      Thelma

  5. Carolina Sussumo

    Tô amando participar da Escola de Bolo!
    Comecei meu negócio em casa há 1 ano depois de ter bebê, para ter renda mas poder cuidar da minha filha. Há 2 semanas atrás cometi o erro de aceitar uma encomenda de algo que nunca tinha feito sem testar, ou seja, fiz o cliente de cobaia. Logicamente não deu certo, recebi críticas, e me desanimei muito, quase a ponto de desistir. Depois que a poeira baixou e consegui processar tudo percebi e admiti meus erros. Esse post veio em excelente hora, me deu uma injeção de ânimo! Planejamento, disciplina, persistência, assumir erros e buscar cada vez mais conhecimento. Essa é a receita do sucesso! Obrigada por dividir conhecimentos, beijo grande Thelma!

    • Escola de Bolo

      Oi Carolina tudo bem??
      Muito obrigada, estou muitíssimo feliz em saber que você esta gostando e aproveitando a Escola de Bolo…é isso mesmo..todo mundo erra, o importante é tirar o máximo de proveito dos erros, que tenho certeza você fez…
      bjs
      Thelma

  6. Rosely

    Thelma sua linda! rss
    Sempre que tem uma festinha em casa corro fazer os bolos, tortas para meus testes. Faço para minha familia, e recentemente um amigo pediu para eu fazer , minha primeira encomenda…um de chocolate trufado o qual sempre faço. Não sei o que aconteceu nesse dia o ganash nao endurecia..coloquei no aro e deixei gelar com a montagem..mas nada de endurecer..por duas vezes fui desenformar e o ganash desceu..coloquei novamente o aro…triste liguei para ele pois nao iria dar conta de entregar…guardei para comer no outro dia..meu esposo me incentivou…não desista…faz parte do começo…ainda bem que é teu amigo…hihii..mas no outro dia desenformei e ficou maravilhoso…claro q acabei descobrindo de algumas coisas que deveria ter feito e nao fiz, mas não vou desistir por causa disso…na proxima vai dar certo…ainda mais com tantas dicas aqui e receitas e tecnicas maravilhosas….me identifiquei com o post. Obrigado pelo maravilhoso site!