29jan

TESTANDO A TEMPERATURA DO FORNO

Postado por Thelma Tomb
melting sugar

Um dos fatores mais importantes para o sucesso do bolo é a correta temperatura do forno. Embora existam termômetros apropriados, nem sempre temos um à mão.

A maioria das receitas de bolo pede temperatura de 180 graus. Para testar a temperatura de um modo simples e eficiente siga o passo a passo:

  1. Pré aqueça o forno por 30 minutos
  2. Coloque 1 colher de sopa rasa de açúcar sobre um pedaço de papel alumínio e coloque sobre uma assadeira.
  3. Leve ao forno e marque 10 minutos.
  4. Se a temperatura estiver correta o açúcar irá derreter em 10 minutos, pois o ponto de fusão do açúcar é de 186 graus.
  5. Se a temperatura estiver muito baixa ele não derreterá e se estiver muito alta irá derreter em menos tempo e queimar.
  6. Ajuste a temperatura à partir disto e anote qual a marcação no botão do forno para saber da próxima vez que for assar um bolo.
  7. Leve em consideração que fornos à gás, especialmente de butijão, podem variar drasticamente a temperatura em função da quantidade de gás e da marca, sendo necessário testar em diversas ocasiões, já os elétricos tem mais estabilidade.

 

Deixe um Comentário

17 Comentários:TESTANDO A TEMPERATURA DO FORNO

  1. Lidia Gomes

    Por favor me indique uma marca de forno eletrico

  2. Jandira Serva

    Eu devo preaquecer o forno à temperatura máxima?

    • ttomb

      Oi Jandira tudo bem?
      Não…pré aqueça sempre na temperatura na qual vai assar…por no minimo 20 minutos.
      bjs
      Thelma

  3. Maria Ines Casadio

    Boa tardes!
    Qual e a dica para a compra do forno elétrico, ou posso usar forno industrial a gás. Aguardo suas dicas.bjs!

    • ttomb

      Oi Maria Ines,
      eu uso elétrico, acho que funciona melhor para bolos, e é mais estável também. Eu prefiro.
      bjs
      Thelma

  4. Maria Del Carmen Pereiro

    Oi, Thelma,adorei a dica da temperatura do forno. Muito obrigada

  5. Erica Martins

    Olá Thelma boa noite, comprei um forno elétrico mais não to conseguindo acertar nenhuma receita de bolo nele…meu bolo está afundando como o da foto, o que será que está acontecendo!
    Pré aqueci ele durante 5 min como manda o manual, coloquei em 180 graus, e liguei os dois botões aquecedores o inferior e o superior e deixei a grade na parte mais próxima da parte de baixo…será que é alguma dessas coisas que estou fazendo errado? Segui o manual dele o meu forno é da Fischer, modelo: gourmet grill…HELP!!!

    • Escola de Bolo

      Oi Erica tudo bem?

      Acho que vc vai ter que ir testando mesmo até se entender com o seu forno…eu sempre pré aqueço por 30 minutos, 20 minutos seria o mínimo aceitável na minha opinião..nunca levo em conta a temperatura que esta marcando no forno e sim uso termometro ou caso vc não tenha, faça o teste.
      Nunca acendo a parte superior, e sempre coloco a grade um pouco abaixo do meio do forno, assim a forma ficar bem no meio.
      bjs

  6. Alda Barroso

    Nossa…Thelma estou adorando as dicas. Obrigada por esclarecer.
    Grande abraço.
    Alda

  7. Barbara Martins

    Ola
    Recentemente comprei um forno a gás da marca Venancio e ele não tem um botão com marcador de temperatura, apenas um botao que regula o gás. Acho que devido a isso, a temperaturz oscila um pouco. Tem algo que posso fazer pra regular ou nao prejudicar tanto o bolo.

    • Escola de Bolo

      Oi Barbara tudo bem?

      Não sei direito te explicar isto, não deveria acontecer, embora eu não goste de forno à gás para assar bolos exatamente por esta razão…tente entrar em contato com o fornecedor e explicar o problema.
      bjs
      Thelma

  8. Claudia Pinheiro

    Oi, Telma. Você diz que guarda seus bolos na geladeira até o dia seguinte para fatiá-los. Pergunta: como você costuma fazer o acondicionamento (filme+laminado)?

    • Escola de Bolo

      Oi Claudia,

      eu embalo muito bem em plástico filme e coloco em ziplock – minha geladeira é exclusiva para bolos, caso a sua não seja, então use papel laminado também – melhor mais do que menos neste caso.
      bjs
      Thelma

  9. Ana Maria

    Olá Telma hoje fiz o bolo de batata doce com damasco e ficou ótimo . Vou estar com vocês nos curso de 2017. Gostei demais das aulas. Bjs

  10. José Rubens

    Sra Thelma, parabéns. Tudo muito bem explicado. Mas me tire uma dúvida: Por exemplo, se eu fizer dois bolos iguais, 1 no forno convencional, e o outro no forno elétrico, dará bom resultado

    • Thelma Tomb

      Olá Rubens tudo bem?

      Muito obrigada, fico muito feliz em saber que vc esta gostando e aproveitando a Escola de Bolo. Eu já fiz muito isto, quando pegava encomendas, usava todos os fornos que eu tinha…alguns elétricos e outros à gás…tinha sim bons resultados, mas cada forno é um forno…o principal é vc conhecer os seus…depois disto não terá mais problemas..bjs