16jul

TRANSPORTANDO O BOLO

Postado por Thelma Tomb
transportando o bolo

Transportar o bolo costuma ser um desafio, às vezes ainda maior do que fazer e decorar o bolo em si…Especialmente bolos importantes, como os de casamento por exemplo, aonde não existe espaço para erros, pode deixar qualquer boleira quase tão estressada quanto a noiva. Claro que esta tarefa sempre será um pouco tensa, pois sabemos que um pequeno descuido pode arruinar, não só o próprio bolo, mas também a carreira e a fama da boleira,  que é arduamente construída ao longo do tempo. Para minimizar ao máximo os problemas nesta hora, confira as dicas e faça sua próxima entrega (quase) sem stress.

  1. Antes mesmo de começar o bolo, pense no transporte. Arrume uma caixa boa e grande o suficiente para caber o bolo dentro. Já vi muitos bolos por ai, inclusive em programas de reality show,  transportados descobertos, sem nenhuma preocupação com a higiene, em porta malas de carros. Arrume uma caixa boa e grande o suficiente para caber o bolo dentro. A caixa deve abrir pela frente, para facilitar na hora de colocar e retirar o bolo. Provavelmente você não vai encontrar uma caixa com estas características, mas pode fazer uma. A partir de uma boa caixa grande, recorte as 2 laterais da frente e depois de colocar o bolo feche com fita adesiva. Veja na foto acima. Verifique também que esta caixa entra no carro, porta malas ou porta lateral, se você conseguir abaixar os bancos e ficar com uma superfície reta. É importante também que a caixa entre e saia sem ter que inclinar. Teste antes.
  2. Caso a caixa não caiba no seu carro, você pode transportar o bolo com os andares separados, cada um dentro de uma caixa, ou uma caixa com 2 andares já montados, e outra com o restante, de acordo com o tamanho do bolo e do automóvel. O importante é você já ter tudo isto planejado antes de começar a fazer o bolo.
  3. Outra coisa bem importante são estes tapetes anti deslizantes, que você compra por metro, em lugares como a 25 de março. Custam bem barato e podem salvar o seu bolo…coloque um pedaço entre o bolo e a caixa. E outro entre a caixa e o chão do porta malas.
  4. Quanto à base na qual o bolo irá ficar é bem importante ser firme e ter espaço para segurar na hora de carregar o bolo. Pense nisto antes de decora-la. Se for cobri-la com pasta americana, faça-o com vários dias de antecedência para estar bem seca e não ficar marcada. Se for utilizar um pedestal, sugiro que leve separado e coloque o bolo nele no local da festa, pois a altura do pedestal mais o bolo em cima pode ficar bem instável na hora de transportar.
  5. Quando colocar o primeiro andar de bolo sobre a base, cole bem, a melhor opção é o chocolate derretido, mas glacê real também funciona. Eu prefiro chocolate, o de cobertura, derreta alguns segundos no microondas e passe uma camada fina na base e coloque o bolo por cima. Para os demais andares faça o mesmo, porém não esqueça de colocar os suportes.
  6. Suporte adequadamente o bolo. Velas e canudos NÃO são suportes adequados. Para bolos muito altos, canos de pvc, devidamente limpos, são uma boa opção. Para bolos menores, ou com alguns andares falsos, palitos de churrasco de bambu (existe de bambu e de madeira) escolha os de bambu, que são apropriados para alimentos e muito mais fortes. Coloque 3 juntos para formar um suporte. Não tem necessidade de embrulhar com papel alumínio.
  7. Dependendo do bolo, uma vareta de bambu que atravesse todas as camadas, pode ser necessária.
  8. Planeje bem para deixar o bolo pronto várias horas, ou de um dia para o outro, antes de iniciar o transporte. Isto vai te dar uma tranqüilidade ao ver que nada aconteceu, ou seja, não afundou, não derreteu, não escorreu calda, não descolou nada e provavelmente não vai acontecer durante o evento. E também vai dar tempo para tudo secar e firmar bem antes da entrega.
  9. Segurando o bolo já pronto com as mãos pela base, de uma boa balançada, inclusive batendo um pouco na bancada, para imitar movimentos que com certeza irão acontecer durante o trajeto, e veja o que acontece. É melhor saber antes, e resolver ainda na sua cozinha, todos os problemas, do que ter surpresas (nada agradáveis) quando chegar no local da festa.
  10. Leve sempre um kit emergência, com decorações extras que você utilizou, cone de papel com glacê real, estecas, um pouco da pasta que utilizou, para resolver eventuais problemas no local.
  11. Topos de bolos, especialmente os com bonequinhos, devem ser levados separadamente, acomodados em uma caixa, e colocados no bolo no local. Uma noiva sem a cabeça não vai ser muito atraente, para dizer o mínimo…
  12. Idealmente o transporte de bolos mais importantes, deve ser feito pela boleira que os criou. Mas nem sempre isto é possível. Sendo assim, instrua rigorosamente quem vai efetuar a entrega. Coloque você mesma o bolo no carro, e certifique-se, mais de uma vez, que tudo esta de acordo.
  13. Ao chegar ao local do evento, deixe tudo no carro e verifique se a mesa na qual o bolo irá ficar definitivamente, já está pronta. Chame o responsável e pergunte se já pode colocar o bolo no lugar definitivo, sem que fiquem mexendo com ele. Se o bolo for ficar naqueles carrinhos que levam depois para os noivos cortarem, veja se já está preparado, com a toalha em cima etc. e só dai traga o bolo para dentro. Tire uma foto quando já estiver tudo pronto.
  14. Saia com muita antecedência para fazer a entrega. Especialmente se tiver que fazer algum trabalho ainda no lugar, como montar o bolo, colocar o topo etc. Se for este o caso entre em contato com o responsável antes da entrega e explique que você vai ter que montar o bolo no local, veja se conseguem deixar a mesa pronta um pouco antes. Melhor chegar no local e ficar esperando para terminarem de arrumar a mesa do que chegar atrasada e correndo. Se for escolher apenas uma dica destas para seguir, escolha esta.
  15. Guarde a caixa que usou para transportar pois com certeza irá utiliza-la novamente.

 

Deixe um Comentário

14 Comentários:TRANSPORTANDO O BOLO

  1. Tatianna Melo

    guardar… email importante

  2. Patricia

    Parabens ! dicas maravilhosas…adorei tudo, que Deus continua abençoando. bjs

  3. Amei as dicas Thelma...

    A cada dia que passa, tenho aprendido bastante!
    Parabéns por seu trabalho… tudo muito perfeito.

    Abraços.

  4. Ivani Barros

    Achei estas dicas fundamentais para concluir com sucesso esta tarefa tão importante!!!Obrigada Thelma,vc é mesmo uma expert!!!!!Bjinho

  5. Celia Ferreira

    GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇÕES, ESTOU COMEÇANDO A FAZER BOLOS.QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCE.

    • Escola de Bolo

      Oi Celia tudo bem?

      Muito obrigada, fico muito feliz em saber.
      bjs
      Thelma

  6. Danielle

    Acabei de adquirir um mês apenas, para teste e noooossa, um investimento e tanto ! Receitas encontramos de graça e até pago na net, mas dicas práticas e de logística da coisa…. issso só encontrei aqui. Ensinamentos preciosos pra mim que ainda estou começando. Me apaixonei !!

    • Thelma Tomb

      Oi Danielle tudo bem?

      muitíssimo obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz em saber que vc esta gostando e aproveitando a Escola de Bolo.
      bjs

  7. Sheila Ward

    Ótimas dicas, Thelma! Adorei! Agora uma pergunta. Quanto devemos calcular a entrega do bolo e principalmente se tivermos que montar no local?
    Desde já agradeço a dica!

    • Sheila Ward

      Calcular o valor, eu digo

    • Thelma Tomb

      Oi Sheila,

      você precisa já colocar este valor incluído no valor do bolo, ou seja, se for entregar e montar no local, precisa levar isto em consideração na hora de passar o orçamento.
      bjs

  8. Patricia

    Agora me deu até medo de fazer bolo!! :):):)

    • Thelma Tomb

      kkk,
      quando eu fazia bolos era a pior parte … sempre foi..mas não tem jeito , temos que encarar, claro que tomar os cuidados ajuda muito…nunca tive problemas.

      bjs